39 Questões aos que creem no dogma da Trindade
Quem ousa responder coerentemente?
1. Se a crença na Trindade é tão importante para a nossa salvação, por que é que a palavra “Trindade”, ou o seu conceito de três seres num só, não se encontra na Bíblia?
2. Por que é que os Apóstolos e os primeiros cristãos não acreditavam na Trindade? (Se você disser que sim, prove isso pelas Escrituras ou por citações dos Pais da Igreja antes de 200 A.D);
3. Visto que a Trindade era tão contrária à crença religiosa judaica em D’us, por que é que Yeshua e os seus Apóstolos não gastaram tempo suficiente, ensinando e explicando a Trindade, de forma a convencer os judeus da sua verdade, assim como fizeram com outros ensinos cristãos?
4. Se a doutrina da Trindade era uma verdade sólida, por que é que Yeshua e os seus discípulos não contrariaram o Sh'ma do Antigo Testamento: “Ouve ó Israel: ADONAI, nosso D’us é um”. (Dt. 6:4) Por que é que ao invés disso, Yeshua citou essa mesma escritura em Marcos 12:29?
5. Por que é que D’us não disse ao seu povo para não ter nada a ver com as nações pagãs, se essas mesmas nações tinham o conceito correto sobre D’us? (o conceito destas nações acerca da trindade como conceito de D’us, remonta praticamente a todas as nações dos tempos antigos).
6. Se Yeshua é uma pessoa da Trindade, quem é o D’us de D’us? Yeshua fala do “meu D’us” até mesmo já no céu. Porque é que Yeshua afirma que tem um D’us, se de fato ele é o D’us? (João 20:17; Apocalipse 3:12; 1:6; 1 Pedro 1:3; 2 Coríntios 1:3; Efésios 1:17; Salmos 89:26; Marcos 15:34; Colossenses 1:3; Hebreus 1:9; Salmos 45:7) Por que a Bíblia nunca se refere ao Pai referindo-se ao Filho como “meu D’us”, nem o Pai e o Filho referindo-se ao Espírito Santo como “meu D’us”?
7. De quem foi a voz que se ouviu desde os céus quando Yeshua foi batizado?
8. A quem Yeshua orava? A ele próprio?
9. Com quem Yeshua falou quando estava no madeiro, conforme Mateus 27:46: “Por volta da nona hora, Yeshua exclamou com voz alta…”D’us meu, D’us meu, por que me abandonaste?”
10. Visto que a doutrina da Trindade afirma que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são co-existentes e co-iguais; estava Yeshua mentindo em João 14:28 quando disse: “O Pai é maior do que eu”? Se Yeshua quisesse afirmar que ele, como um terço da Trindade, estava naquele momento numa posição inferior, por que não afirmou antes que ‘D’us é maior do que eu’? Como poderia Yeshua afirmar que uma pessoa da Trindade era maior que a outra pessoa da Trindade? Se o Filho era inferior a si mesmo enquanto na terra, então onde estava a parte dele que era co-igual e co-existente com o Pai?
11. Se João 10:30 mostra que Yeshua e D’us são a mesma pessoa quando diz: “Eu e o Pai somos um”, explique João 17:20-26, “a fim de que sejam um, assim como nós somos um”. Com quem Yeshua estava falando? Significa isso que os verdadeiros discípulos de Yeshua, são o mesmo que D’us e Yeshua e desta forma são uma parte da Trindade (Múltipla-entidade)?
12. A quem está o Filho sujeitando-se em 1ª Coríntios 15:28?
13. Se Yeshua é o D’us da Trindade, por que Ele não corrigiu Simão Pedro quando perguntou quem pensavam que ele era, e Pedro respondeu: ““Tu és o Messias, o Filho do D’us Vivo.”? (Mateus 16:15-17)
14. Se Yeshua é uma pessoa da Trindade, explique a escritura em João 1:18, que diz: “Nenhum homem jamais viu a D’us.”
15. Se Yeshua é o D’us da Trindade, por que chamá-lo Yeshua, o Messias? É Messias seu último nome? D’us é conhecido como YHWH. Visto que “Messias” é apenas um título assim como “D’us” é um título, não deveria ser chamado Yeshua D’us? Ou será que o título “Messias” dá-nos entendimento sobre a sua posição em relação ao Pai?
16. Explique com que estava o apóstolo Paulo preocupado em 2 Coríntios 11:3, 4, Gálatas 1:6-9 e Atos 20:29. Será que estava avisando sobre doutrinas tais como a Trindade? A doutrina da Trindade tem origem pagã. Isso é um fato histórico. Não foi aceito pela congregação cristã até centenas de anos após a morte dos Apóstolos. Em 325 E.C, foi um pagão, que assassinou o seu filho, a sua segunda mulher e vários outros familiares, que foi responsável por trazer para a congregação cristã este dogma. A Trindade ensina um Messias diferente daquele que Paulo ensinou. (1 Coríntios 11:3; 8:5, 6)
17. Se a tradução correta de João 1:1 é “ O Verbo era Divino” e não “O Verbo era D’us”, como colaborar com estas traduções que dizem que D’us estava com D’us?
18. Filipenses 2:9-11 diz-nos que o Filho foi “enaltecido”. Quando isto aconteceu e como é isto possível se ele próprio é o Ser Supremo?
19. Como é que o Filho está sujeito a D’us junto com todas as outras coisas, se o Filho é co-igual com o Pai, ou também o Pai está sujeito ao Filho? (1 Coríntios 15:27, 28)
20. Com quem estava Yeshua falando, e o nome de quem ele deu a conhecer? O seu próprio? (João 17:6, 26)
21. Por que razão Yeshua não podia fazer nada da sua própria iniciativa, se ele era o D’us Todo-Poderoso? (João 5:30) Se Yeshua era D’us, será que ele não poderia ter enviado a si próprio? (João 6:38)
22. Quem fez Yeshua vir à terra e morrer por nós? Foi sua ideia? Hebreus 2:9 diz: “mas observamos a Yeshua, que havia sido feito um pouco menor que os anjos, coroado de glória e de honra por ter sofrido a morte, para que, pela benignidade imerecida de D’us, provasse a morte por todo [homem]”. Foi D’us quem o enviou. Se Yeshua é o D’us da Trindade, por que ainda fazer distinção aqui, como é feito no resto das Escrituras?
23. Em vista de Hebreus 2:9, poderia D’us em qualquer circunstância ser inferior aos anjos? Ele é o D’us Todo-Poderoso para toda a eternidade, ou não?
24. Se Yeshua é o D’us da Trindade, como poderia aparecer perante a pessoa ou a presença de si próprio? Hebreus 9:24 declara: “Porque o Messias entrou, não num lugar santo feito por mãos, que é uma cópia da realidade, mas no próprio céu, para aparecer agora por nós perante a pessoa de D’us”. Ou não?
25. Se Yeshua é o D’us da Trindade, desde a eternidade, de tempo indefinido a tempo indefinido, o Alfa e o Omega, sem princípio, etc, como pode ele ser chamado de Primogênito de toda a criação, ou o Princípio da criação? (Colossenses 1:15; Apocalipse 3:14); ou não?
26. O que é um filho? Se Yeshua era o próprio D’us, porque ele é chamado de Filho de D’us, cerca de 85 vezes no Novo Testamento? Está a Bíblia fazendo uma declaração inexata em cada caso? Porque descrevê-lo como Filho de D’us, e confundir-nos, se ele era de fato o D’us Todo-Poderoso? Por que não dizer simplesmente que D’us veio à terra, que o Altíssimo nasceu de uma virgem, etc? Porque Yeshua, vez após vez falou do seu Pai nos céus, se de fato ele, Yeshua, era o Pai na forma humana, enquanto na terra? Não seria isso inexatidão? (Lucas 1:30-32)
27. Se Yeshua irá reinar no Reino por mil anos, (Apocalipse 20:4) quem governará a seguir? 1 Coríntios 15:24 mostra que Yeshua entregará o Reino de volta a seu D’us e Pai. Porque seria isto necessário se eles são o mesmo? Significa isto que Yeshua devolve o Reino a si mesmo?
28. Marcos 13:32 diz-nos: “Acerca daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os anjos no céu, nem o Filho, senão o Pai” Como poderia o Pai saber alguma coisa e o Filho não, se eles são co-iguais na mesma divindade? E se, como alguns argumentam, o Filho estava limitado pela sua natureza humana, porque o Espírito Santo não saberia?
29. “A mãe dos filhos de Zebedeu …disse-lhe: “Manda que estes dois filhos meus se assentem, no teu reino, um à tua direita e outro à tua esquerda. Yeshua disse: “Bebereis, de fato, o meu copo, mas, assentar-se à minha direita e à minha esquerda não é meu para dar, mas pertence àqueles para quem tem sido preparado por meu Pai.” (Mateus 20:20-23) Por que Yeshua disse estas palavras se ele é o D’us da Trindade?
30. Mateus 26:39 diz: “E, indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto [em terra], orando e dizendo: “Pai meu, se for possível, deixa que este copo se afaste de mim. Contudo, não como eu quero, mas como tu queres.” Se o Pai e o Filho eram de apenas uma substância e não indivíduos distintos, não seria esta oração sem sentido? Yeshua estaria orando a si próprio, e a sua vontade seria necessariamente a vontade do Pai, ou não?
31. A palavra hebraica “Shaddai” e a palavra grega “Pantokrator” são ambas traduzidas por “Todo-Poderoso”. Ambas as palavras nas suas línguas originais são aplicadas ao Eterno, o Pai. (Êxodo 6:3; Apocalipse 19:6) Por que esta expressão nunca é aplicada ao Filho ou ao Espírito Santo?
32. Visto que 1ª Coríntios 11:3 diz: “Mas, quero que saibais que a cabeça de todo homem é o Messias; por sua vez, a cabeça da mulher é o homem; por sua vez, a cabeça do Messias é D’us”, não revela isto que D’us está numa posição superior ao Messias? Alguns acreditam que é assim apenas enquanto Yeshua estava na terra. Mas é de notar que isto foi escrito cerca de 55 E.C, alguns 22 anos após Yeshua retornar ao céu. Então a verdade aqui aplica-se à relação existente entre D’us e o Messias nos céus, ou não?
33. Por que é que Yeshua não é o único D’us a quem os cristãos têm de adorar? 1ª Coríntios 8:5, 6 diz: “Pois, embora haja os que se chamem “deuses”, quer no céu, quer na terra, assim como há muitos “deuses” e muitos “senhores”, para nós há realmente um só D’us, o Pai, de quem procedem todas as coisas, e nós para ele; e há um só Senhor, Yeshua o Messias, por intermédio de quem são todas as coisas, e nós por intermédio dele”. Este texto apresenta o Pai como o “único D’us” dos cristãos e como estando numa classe distinta de Yeshua, ou não?
34. Através das Escrituras Yeshua é apresentado como sendo inferior ao Pai, em várias situações, como em João 14:28 (“O Pai é maior do que eu”). Visto que estas Escrituras são explicadas por dizer que só era assim porque o Filho estava limitado pela sua condição humana enquanto na terra, quer dizer que durante 33 anos não houve Trindade? Significa que por 33 anos o Filho não foi co-igual, co-existente e co-eterno com o seu Pai?
35. Por que é Yeshua apresentado como “o único mediador entre D’us e o homem”? Visto que por definição um mediador é alguém separado daqueles que precisam da mediação, seria uma contradição ele ser uma entidade com que uma das partes estava a tentar ser reconciliada, ou não?
36. O que significa Yeshua ser chamado de Yeshua o Messias? Não é o seu último nome. Messias significa “ungido”. Se Yeshua é o D’us da Trindade, como pode ele ser ungido? E por quem? Ungido é receber autoridade ou comissão por um superior, a quem não tem essa autoridade. Yeshua diz: “O Espírito de ADONAI está sobre mim, porque me ungiu para declarar boas novas aos pobres.” (Lucas 4:18) Aqui D’us é evidentemente o seu superior, pois Ele ungiu a Yeshua e deu-lhe autoridade que ele antes não tinha, ou não?
37. Como Yeshua teria que aprender a obediência? Hebreus 5:8 diz-nos que Yeshua “aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu.” Podemos imaginar D’us ter que aprender alguma coisa? Não, mas Yeshua tinha, pois ele não sabia o mesmo que D’us sabia. E ele teve que aprender aquilo que D’us nunca terá que aprender, OBEDIÊNCIA. D’us nunca tem que obedecer a ninguém, ou não?
38. Se Yeshua é o D’us da Trindade, por que é que Estevão viu duas pessoas no céu? Estevão “fitou os olhos no céu e avistou a glória de D’us, e Yeshua em pé à direita de D’us.” (Atos 7:55) Claramente viu duas pessoas distintas. E se Yeshua é parte de uma divindade trinitária, por que é que Estevão não viu também o Espírito Santo ou três pessoas?
39. Se alguma das questões anteriores foi respondida com a declaração “É UM MISTÉRIO”, então explique as seguintes passagens: 1ª Coríntios 2:10; 1ª João 5:20; 2ª Timóteo 2:7; Efésios 3:5; 1ª Pedro 1:12; e Lucas 24:45.
(1ª Coríntios 2:10) Porque é a nós que D’us as tem revelado por intermédio de seu Espírito, pois o Espírito pesquisa todas as coisas, até mesmo as coisas profundas de D’us.
(2 Timóteo 2:7) Pensa constantemente no que digo; o Senhor te dará realmente discernimento em todas as coisas.
(Efésios 3:5) Em outras gerações, este [segredo] não foi dado a conhecer aos filhos dos homens assim como agora tem sido revelado aos seus santos apóstolos e profetas, por Espírito,
(1 Pedro 1:12) Foi-lhes revelado que não era para eles, mas para vós, que ministravam as coisas que agora vos foram anunciadas por intermédio dos que vos declararam as boas novas com Espírito Santo enviado desde o céu. Nestas coisas é que os anjos estão desejosos de olhar de perto.
(Lucas 24:45) Abriu-lhes então plenamente as mentes para que compreendessem o significado das Escrituras.
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