Adonay Echad
A Lei ou o espírito da Lei? Logo_a11


Seja bem vindo (a)!!!



Participe do fórum, é rápido e fácil

Adonay Echad
A Lei ou o espírito da Lei? Logo_a11


Seja bem vindo (a)!!!

Adonay Echad
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» pode D’us criar uma pedra que Ele NÃO possa levantar???
A Lei ou o espírito da Lei? EmptySáb 03 Set 2016, 8:55 pm por azzi

» Eu sou o Diego e você quem é ??
A Lei ou o espírito da Lei? EmptySex 06 Mar 2015, 11:58 am por Ebel

» 9º Encontro Judaico Amigos da Torah
A Lei ou o espírito da Lei? EmptyTer 10 Fev 2015, 12:07 am por Amigos da Torah

» Sobre Romanos 11
A Lei ou o espírito da Lei? EmptyQui 12 Jun 2014, 2:00 pm por Anderson de Carvalho

» O "véu" de 2ª Coríntios 3
A Lei ou o espírito da Lei? EmptyQui 12 Jun 2014, 1:58 pm por Anderson de Carvalho

» Yeshua, os juizes e Moises eram deuses? Politeismo?
A Lei ou o espírito da Lei? EmptySex 16 maio 2014, 10:47 am por azzi

» A Lei ou o espírito da Lei?
A Lei ou o espírito da Lei? EmptyTer 13 maio 2014, 11:27 pm por Eliel Laurentino de Melo

» "Ouve, Israel, Adonay é nosso D'us. Adonay é um."(Dt 6:4)"
A Lei ou o espírito da Lei? EmptyQua 16 Abr 2014, 1:39 pm por azzi

» Reunião de Grupo de Estudos - Porto Alegre/ RS
A Lei ou o espírito da Lei? EmptyQui 27 Fev 2014, 2:59 am por Antonio Carlos Do Nacimen

Bate Papo
Quem está conectado?
3 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 3 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 197 em Qui 08 Abr 2021, 7:37 pm
Parceiros



50




50








50




50



50

A Lei ou o espírito da Lei?

5 participantes

Ir para baixo

A Lei ou o espírito da Lei? Empty A Lei ou o espírito da Lei?

Mensagem por Pereira Ter 21 Dez 2010, 4:57 pm

A LEI E O ESPÍRITO DA LEI

O entendimento da diferença entre lei e espírito da lei nos abre uma janela de visão espiritual muito grande, mas também nos traz enorme responsabilidade.

A grande maioria dos Yaohushuahim (os que crêem em YAOHUSHUA), nos dias atuais, vivem e baseiam suas vidas em alguma lei, em algo que está escrito. Os antigos YAOHUdim (judaicos) pautavam suas vidas e conhecimento pelas escrituras e pela lei mosaica. Tinham não somente os dez mandamentos, como todas as ordenanças que foram entregues por Mehushúa (Moisés), como as leis sobre os sacrifícios, as leis sobre os alimentos, as leis sobre a lepra, as leis sobre os sacerdotes, etc. Tinham leis escritas, ordenanças acerca do que fazer e do que não fazer, e, se queriam ser obedientes, deviam ler e reler continuamente o seu conteúdo, pois para eles “valia o que estava escrito”.

A partir da vinda de YAOHUSHUA, muito do que estava escrito na lei recebeu, não um cancelamento ou invalidação, mas uma revelação espiritual do seu significado e de suas razões.

YAOHUSHUA trouxe luz. YAOHUSHUA estava, com suas palavras, revelando o “espirito da lei”.

O “espírito da lei” é aquilo que está no coração do legislador quando este prescreve uma lei. O grande problema é que o que está escrito numa lei nem sempre evidencia o coração do legislador. Isto que aqui estudamos tem como objetivo, justamente, alcançar o coração do Legislador.

Há duas coisas importantes a considerarmos acerca de conhecermos o espírito da lei, e este é o desejo de YAOHU UL manifestado claramente nas escrituras quando diz em Hebreus 8:10, citando YarmiYAOHU (Jeremias) 31:33: “Mas este é o pacto que farei com a casa de Yaoshorul (Israel) depois daqueles dias, diz YAOHU UL: Porei minhas leis nas suas mentes e sobre seus corações as escreverei; e lhes serei por Altíssimo e eles me serão por povo”.

A primeira coisa importante é entendermos que o conhecimento do espírito da lei nos livra totalmente da lei escrita, e isso não significa rasgarmos as nossas Bíblias, porque há muita coisa escrita que ainda precisamos de revelação do coração de YAOHU UL, mas sim, de vivermos, pelo Espírito que nos revela o Seu coração por trás de cada texto escrito.

A segunda é que o conhecimento do espírito da lei nos aumenta muito a responsabilidade.

Trago em meu coração, sempre, um exemplo ilustrativo acerca da lei escrita e do conhecimento do “espírito da lei” que nos ajuda a compreender melhor estas coisas.

Imaginemos que o presidente de nosso país, avaliando as despesas governamentais, concluiu, com seus ministros, que o gasto com importação de petróleo para produzir gasolina estava muito elevado e precisava de uma grande redução. Conversou com seus ministros e todos concluíram que se os carros se deslocassem em menor velocidade o consumo de gasolina cairia. Em função disso, foi emitida uma lei que dizia em seu texto: “É proibido dirigir em velocidade superior a 60 Km/h”. Esta se torna, assim, a lei escrita. Podemos assim destacar:

Lei escrita: “É proibido dirigir em velocidade superior a 60 Km/h”.
Espírito da lei: “Quero reduzir nossos gastos com gasolina”.


Quando não temos o conhecimento do espírito da lei, obedecemos à lei escrita e não andamos acima de 60 Km/h. Contudo, acendemos fogueira usando gasolina, usamos gasolina em limpeza de peças, não cuidamos do motor do carro que está consumindo gasolina além do necessário porque há muito tempo não recebe manutenção, e assim por diante.

Quando nos limitamos à lei escrita, estamos fazendo muitas coisas contra o desejo do legislador, sem nem percebermos, porque o que ele, no caso, deseja, é que poupemos gasolina.

Por outro lado, o conhecimento do espírito da lei nos traz maior liberdade e também maior responsabilidade.

Se temos o conhecimento de que esta lei foi emitida com a finalidade única de economizar combustível, teremos toda a liberdade de atingir 120 Km/h numa ladeira com o motor desligado sem que isso seja uma transgressão da lei; contudo, em contrapartida, apesar de não haver nada escrito na lei acerca de acender fogueiras com gasolina, nosso conhecimento do espírito da lei nos proibirá de gastar gasolina desta ou de qualquer outra forma, para, de fato, atendermos o desejo do legislador.

Este exemplo nos dá uma ilustração do que o Altíssimo quer dizer com colocar suas leis nas nossas mentes (não mais em papel) e nos nossos corações as escrever. Recebemos o Espírito O Santo dentro de nós e Ele tira nossos olhos de toda lei escrita e nos é por Espírito da Lei.

O Molkhiul (Rei) YAOHUSHUA nos prometeu que o Espírito O Santo nos conduziria a toda a verdade e nos faria lembrados de todas as suas palavras. Nos garantiu que Ele nos ensinaria todas as coisas. Quando insistimos em permanecer na letra da lei, podemos estar certos de que muito da vontade do Legislador está deixando de ser feita, apesar da letra estar sendo cumprida (se é que está). O papel nos mostra a lei, mas o Espírito é que nos mostra o coração de YAOHU UL.

Houve um dia que um jovem muito rico se aproximou de YAOHUSHUA dizendo-se cumpridor de toda a lei escrita (e pode ser que fosse, realmente). YAOHUSHUA então lhe disse que vendesse tudo o que possuía e o seguisse. Onde, na lei, está escrito, que devemos vender tudo que temos para dar aos pobres? Aquele jovem rico nunca tinha lido tal mandamento, porque não estava escrito em nenhum papiro ou tábua, nem nos nossos papeis de hoje em dia. Se você vasculhar de Bereshit (Gênesis) a Apocalipse não encontrará tal mandamento nas Sagradas Escrituras; contudo, há algo que é muito superior e melhor do que a lei escrita, que é a vontade do Legislador. O jovem era até capaz de cumprir a lei escrita, mas não se dispôs a fazer a vontade expressa do Legislador, para ele. Não vivia no Espírito, mas na letra. As próprias escrituras esclarecem tão bem que a letra mata, e o Espírito é que vivifica!

Um aspecto sério, deste assunto que estamos conversando, é o da convivência de quem está no Espírito e de quem ainda permanece na letra.

Na ilustração que fizemos sobre a lei limitando a velocidade, um legalista ao ver passar um veículo a 100 Km/h numa descida, e desligado, dirá de pronto: Ele está em pecado!!! O legalista não conhece o espírito da lei, e por isso não possui nem a liberdade que tal conhecimento traz e nem a responsabilidade; contudo está sempre pronto a acusar alguém de pecado! Fizeram isso inúmeras vezes com YAOHUSHUA, quando Ele curava alguém no sábado. Só olhavam para a lei escrita de guardar o sábado, mas não tinham a menor idéia do que se passava no coração de YAOHU UL, nem de suas razões, quando ele ordenou que se guardasse o sábado.

Na época dos primeiros Yaohushuahim (os que crêem em YAOHUSHUA) havia este problema de convivência com relação a comer e beber. Uns já estavam na liberdade do Espírito e comiam de tudo, outros ainda permaneciam na obediência da letra e restringiam alimentos. O que pesa malignamente é que, o que está na liberdade do Espírito, muitas vezes é tido por pecador e libertino, e o rígido da letra é tido por zeloso e reto. Por isso a Bíblia nos recomenda que não causemos escândalo aos nossos irmãos, que por só enxergarem a letra, podem, eventualmente, vir a nos considerar em grave pecado, segundo a letra, e se escandalizar.

Outro aspecto muito sério deste assunto, é que a mesma Bíblia recomenda que não usemos da nossa liberdade para dar lugar à nossa carne. É verdade que a vida fora da letra, no Espírito, nos traz liberdade. A Bíblia nos diz que onde há o Espírito de YAOHU UL aí há liberdade; contudo, nos traz uma muito maior responsabilidade, porque o desejo revelado pelo Espírito, e que está por traz de toda lei escrita, é o AMOR, e o AMOR é um princípio proveniente da humildade e da submissão, pois é um mandamento. O AMOR foi revelado por YAOHUSHUA como o espírito de toda lei. Aquele que ama cumpre toda a lei de YAOHU UL. É o mesmo que dizer que se, pela submissão, obedecemos o mandamento de amar, estamos cumprindo toda a lei, porque o que YAOHU UL sempre quis quando nos deu os mandamentos e toda a lei mosaica, foi que O amássemos acima de tudo e também ao nosso próximo como a nós mesmos.
Pereira
Pereira

Mensagens : 540
Pontos : 560
Data de inscrição : 21/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A Lei ou o espírito da Lei? Empty Re: A Lei ou o espírito da Lei?

Mensagem por EMBAIXADOR DO REINO Qui 27 Jan 2011, 7:16 am

Pereira

Suas Postagens são Longas demais devem ser menores e mais objetivas assim dá até vontade de desistir do tópico a não ser que seja uma resposta unica faça tamanho post ...!!!

Shalom é só pra que se tenha mias postagens que digo isso ... Shalom
EMBAIXADOR DO REINO
EMBAIXADOR DO REINO
Moderador
Moderador

Mensagens : 330
Pontos : 351
Data de inscrição : 14/12/2010
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

A Lei ou o espírito da Lei? Empty Re: A Lei ou o espírito da Lei?

Mensagem por Pereira Qui 27 Jan 2011, 7:57 am

Grato amado.
Pereira
Pereira

Mensagens : 540
Pontos : 560
Data de inscrição : 21/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A Lei ou o espírito da Lei? Empty Re: A Lei ou o espírito da Lei?

Mensagem por Diego Yo'ets Qui 27 Jan 2011, 12:25 pm

Esse negócio de espirito da lei é "invencionisse".

A lei é ESPIRITUAL e dela só se discerne espiritualmente.

Rm 7: 14, I Cor 2:14.

Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Administrador
Administrador

Mensagens : 594
Pontos : 843
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 41
Localização : Fortaleza-Ce

https://adonayechad.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

A Lei ou o espírito da Lei? Empty Re: A Lei ou o espírito da Lei?

Mensagem por Pereira Qui 27 Jan 2011, 1:28 pm

Sim amado é invencionice Bíblica. Por que está escrito: A LETRA MATA...
Pereira
Pereira

Mensagens : 540
Pontos : 560
Data de inscrição : 21/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A Lei ou o espírito da Lei? Empty Re: A Lei ou o espírito da Lei?

Mensagem por Diego Yo'ets Qui 27 Jan 2011, 3:12 pm

Sim amado é invencionice Bíblica. Por que está escrito: A LETRA MATA...

Então não leia mais. rsrsrsrsrs
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Administrador
Administrador

Mensagens : 594
Pontos : 843
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 41
Localização : Fortaleza-Ce

https://adonayechad.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

A Lei ou o espírito da Lei? Empty Re: A Lei ou o espírito da Lei?

Mensagem por Pereira Sex 28 Jan 2011, 11:24 am

Amado Diego,

A soluçào aqui náo é não ler mais. É sim encher-se do Rúkha para bem interpretar. Sair da tradiçào e do legalismo, pois tais coisas invalidam a Torah.

Pereira
Pereira

Mensagens : 540
Pontos : 560
Data de inscrição : 21/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A Lei ou o espírito da Lei? Empty Re: A Lei ou o espírito da Lei?

Mensagem por Diego Yo'ets Sex 28 Jan 2011, 11:40 am

Pereira escreveu:Amado Diego,

A soluçào aqui náo é não ler mais. É sim encher-se do Rúkha para bem interpretar. Sair da tradiçào e do legalismo, pois tais coisas invalidam a Torah.


Bem então parece que foi exatamente isso que eu disse:

Esse negócio de espirito da lei é "invencionisse".

A lei é ESPIRITUAL e dela só se discerne espiritualmente.

Rm 7: 14, I Cor 2:14.
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Administrador
Administrador

Mensagens : 594
Pontos : 843
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 41
Localização : Fortaleza-Ce

https://adonayechad.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

A Lei ou o espírito da Lei? Empty Re: A Lei ou o espírito da Lei?

Mensagem por Pereira Sex 28 Jan 2011, 11:55 am

O seu problema amado é quando considera os Escritos como a Verdadeira Lei.
Os Escritos sem o espirito da lei só mata.
Pereira
Pereira

Mensagens : 540
Pontos : 560
Data de inscrição : 21/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A Lei ou o espírito da Lei? Empty Re: A Lei ou o espírito da Lei?

Mensagem por EMBAIXADOR DO REINO Qui 03 Fev 2011, 12:48 pm

Temos o Espírito Santo mais pra que tenhamos e seja isso evidente existem frutos de se ter o Espírito Ruach .... mais D'us tem 7 Espíritos ....

1 - o espírito do SENHOR,
2 - o espírito de sabedoria
3 - o espírito de entendimento
4 - o espírito de conselho
5 - o espírito de fortaleza
3 - o espírito de conhecimento
7 - o espírito de temor do SENHOR "

Saber vem pelo Buscar como Disse Salomão. Então como Saber e ter temor do único D'us Verdadeiro Conhecimento e entendimento sem Palavra que Novamente é o próprio Yeshua ??? e a Bíblia afirma que ele é A Expressão do PAI ou seja a Palavra Revela quem é como é o PAI o Eterno D'us devemos Beber da LEI = Torah no espírito isso não diz que há Espírito na LEI mais o Espírito de D'us que Habita em Nós faz o Discernimento da torah que é espiritual ....

Pereira nós nos achamos espirituais mais o proprio Paulo Rav Shaul disse que a LEI é espiritual mais ELE é carnal vendido a Carne perguntou quem poderia Livra-lo agora como podemos nos afirmar tão espírituais ????

Shalom
EMBAIXADOR DO REINO
EMBAIXADOR DO REINO
Moderador
Moderador

Mensagens : 330
Pontos : 351
Data de inscrição : 14/12/2010
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

A Lei ou o espírito da Lei? Empty Re: A Lei ou o espírito da Lei?

Mensagem por Pereira Qui 10 Fev 2011, 10:48 pm

Amado Embaixador,

O AMADO DIZ: Pereira nós nos achamos espirituais mais o proprio Paulo Rav Shaul disse que a LEI é espiritual mais ELE é carnal vendido a Carne perguntou quem poderia Livra-lo agora como podemos nos afirmar tão espírituais ????


Por que foi o próprio Ungido quem nos afirma que agora somos filhos de ULHIM. Somos nova Criatura e tudo se fez novo.
Pereira
Pereira

Mensagens : 540
Pontos : 560
Data de inscrição : 21/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A Lei ou o espírito da Lei? Empty Re: A Lei ou o espírito da Lei?

Mensagem por Diego Yo'ets Sex 11 Fev 2011, 7:59 am

Pereira escreveu:Amado Embaixador,

O AMADO DIZ: Pereira nós nos achamos espirituais mais o proprio Paulo Rav Shaul disse que a LEI é espiritual mais ELE é carnal vendido a Carne perguntou quem poderia Livra-lo agora como podemos nos afirmar tão espírituais ????


Por que foi o próprio Ungido quem nos afirma que agora somos filhos de ULHIM. Somos nova Criatura e tudo se fez novo.

Se tudo se fez novo, não mataremos, não roubaremos, não nos prostituiremos correto ??

E isso não é a Lei de D\'us ?? Yeshua foi contra a Lei de D\'us ??

Amado se Yeshua ensinou como cumprir a Lei, é porque ela não é invalida.
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Administrador
Administrador

Mensagens : 594
Pontos : 843
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 41
Localização : Fortaleza-Ce

https://adonayechad.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

A Lei ou o espírito da Lei? Empty Re: A Lei ou o espírito da Lei?

Mensagem por Pereira Sex 11 Fev 2011, 12:39 pm

Amado Diego,

O AMADO DIZ: Se tudo se fez novo, não mataremos, não roubaremos, não nos prostituiremos correto ??

Agora não é mais uma questão de fazer.

O Reino de YAOHU UL não enfatiza o “fazer”, mas sim o “ser”. O que fazemos é só uma conseqüência daquilo que somos.

YAOHUSHUA nos ensinou que a árvore boa dá bons frutos e que a árvore má dá maus frutos. O bom fruto é só conseqüência de uma árvore boa, do mesmo modo que o mau fruto é só conseqüência de uma árvore má.

A árvore boa não precisa se esforçar para dar um bom fruto, pois isso é natural.

A árvore má, por mais que se esforce, jamais dará um bom fruto.
Em termos práticos, o que de fato isso representa?
YAOHU UL está interessado em que sejamos uma boa árvore.
Ele está interessado no que somos e não no que fazemos.
Pereira
Pereira

Mensagens : 540
Pontos : 560
Data de inscrição : 21/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

A Lei ou o espírito da Lei? Empty Re: A Lei ou o espírito da Lei?

Mensagem por jose dos santos oliveira Sex 02 Set 2011, 3:05 am

meus amados se o salvador falou que se alguem olha para uma mulher e a cobiçasse já era adultero, vcs acham que ele falou só esse mandamento e os outros ñ aconteceriam nada, bom por acaso esse e mulhor que os outros, entendam amados ele falou espiritualmente desse mandamento porque era o assunto na hora la, mais raciocinam será que os outras continuaram como estão bem essa e pra pensare analizar
jose dos santos oliveira
jose dos santos oliveira

Mensagens : 47
Pontos : 51
Data de inscrição : 28/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

A Lei ou o espírito da Lei? Empty A Lei ou o Espírito da Lei

Mensagem por Eliel Laurentino de Melo Ter 13 maio 2014, 11:27 pm

Ao contrário do nosso amigo aqui gostei muito de sua postagem. Não é possível ser muito breve em questões complexas. Sou novo no site mas esse assunto foi debate no meu último final de semana. A resposta que dei para esse tópico é de que devemos realmente entender qual o espírito da Lei. Quando o legislador a cria, está pensando em algo mais abrangente e que muitas vezes não dá para passar através da letra. Por exemplo, a questão do sábado. Para começar o sábado foi santificado por YHWH antes da Lei e em Moisés foi inserido na tábua da Lei. Mas qual o sentido dele? Para mim está claro que, fisicamente, o homem deveria descansar um dia da semana para estar com a família e recuperar suas energias; espiritualmente para dedicar um dia totalmente à YHWH, em sua adoração. Mas hoje vemos irmãos preocupados em guardar o sábado no sentido literal da "letra" e não do "espírito". O sábado foi criado para benefício do homem e não o homem para ser escravo do dia. Realmente concordo que a Lei está em sua plenitude no Amor como foi dito aqui. Parabéns pelos exemplos colocados.
Eliel Laurentino de Melo
Eliel Laurentino de Melo

Mensagens : 1
Pontos : 1
Data de inscrição : 13/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

A Lei ou o espírito da Lei? Empty Re: A Lei ou o espírito da Lei?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos