Shalom!
Por que algumas pessoas, no Antigo Testamento, eram chamadas de deuses uma vez que D’us declara que não existe D’us alem dEle???. Como por exemplo:(Êxodo 4:16) - disse D’us a Moises: E ele (Arão) falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu (Moises) lhe serás por D’US.
(Êxodo 7:1) - Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que te tenho posto por D’US sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será o teu profeta.
(Salmo 82:6) - Eu disse: Vós sois D’USES, e todos vós filhos do Altíssimo. (7) - Todavia morrereis como homens, e caireis como qualquer dos príncipes.Com relação a estes versículos abaixo:(João 14:20) - Nesse dia compreendereis que estou em meu Pai e vós em mim e eu em vós"...
(João 17:21)...a fim de que todos sejam um. Como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, que eles estejam em nós, para que o mundo creia que me enviaste"...(23) "Eu neles e Tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade...Isso nos torna Deuses? Isso é Politeismo? Resp.:
A palavra “ÚNICO(A) ou UM(A)”, em algumas passagens bíblicas corresponde a palavra hebraica “ECHAD” (lê-se errad) que se refere a um conjunto de elementos que formam uma unidade composta (plural), por exemplo, em português, pode-se dizer: "estas quatro cadeiras e a mesa formam UMA (echad) mobília de jantar.
Enquanto que, para se referir a uma unidade simples (singular ou absoluta), utiliza-se uma outra palavra hebraica “YACHID” (lê-se yarrid) que também significa “único(a) ou um(a)”, porem, no singular, por exemplo, em português, pode-se dizer: "há UM (yarrid) centavo em minha mão."
Agora veja nestes versículos bíblico a aplicação da palavra “ECHAD e YACHID” no contexto hebraico:
Na escritura hebraica este versículo se trata de unidade composta (plural):
(Deuteronômio 6: 4) - "Ouve, ó Israel, o Senhor nosso D’us é o
ÚNICO (echad) Senhor"
Na escritura hebraica este versículo se trata de unidade simples (singular):
(Gênesis 22: 2) – Prosseguiu D’us: Toma agora teu filho, o teu
ÚNICO (yachid) filho Isaque, a quem amas...
Portanto, Ser D’us e ser feito D’us são dois conceitos diferentes. Yeshua é D’us e nós somos feito D’us pelo fato de nós nos incluirmos em Yeshua que é a Palavra de D’us que é D’us (Jo 1:1) que esta no seio do Pai (Jo 1:18), ou seja, nós nos tornamos uma única (echad) unidade composta com Yeshua que se faz uma única (echad) unidade composta com o Pai. Então sem Yeshua não somos uma unidade com D’us e não podemos ser feitos D’us (Elohim).
No idioma português uma pessoa muito gorda é chamada de obesa, e no idioma hebraico uma pessoa muito gorda é chamada de gordas (no plural) como sendo graus de intensidade de gordura.
Da mesma forma ocorre com a palavra hebraica Elohim, que significa D’uses, que tanto pode ser entendida como sendo o plural da palavra hebraica Eloah que significa D’us no singular, como também pode ser entendida como sendo graus de intensidade divina.
O mesmo ocorre também com a palavra hebraica Adonai, que significa Senhores, que tanto pode ser entendida como sendo o plural da palavra hebraica Adon que significa Senhor no singular, como também pode ser entendida como sendo graus de intensidade de Senhorio.
Quando o Pai se faz UM (echad) com a Palavra dEle que é Yeshua que se faz UM (echad) conosco, podemos dizer que todos (o Pai, Yeshua e nós) somos chamados coletivamente de um único (echad) Elohim (deuses) não que haja mais de um D’us, mas como sendo grau de intensidade divina.
Quando Moises foi justificado de seus pecados pelo personagem no espírito de Cordeiro Yeshua que foi morto desde a fundação do mundo (Ap 13:8.), ele saiu da posição de pecado e lhe foi resgatado a posição original, portanto, Moises não era D’us mas foi feito D’us (Elohim) por se incluir em Yeshua que é D’us (Elohim), sendo revestido de poder e autoridade, operando sinais e maravilhas porque ele era UM (echad) com a Palavra de D’us que é Yeshua que é D’us (Jo 1:1, Ex 4:1, Ex 7:1).
Tal como ocorre também no Salmo 82: 6, onde os juízes de Israel congregados em comunhão com a Palavra de D’us (=Yeshua) foram feitos D’us (Elohim), não que cada um dos juízes se tornou um D’us individualmente, mas por se incluírem na Palavra de D’us que é D’us (=Yeshua) se fazendo um (echad) com Ela. Os juízes eram filhos do Altíssimo não porque tinham a genética de D’us, mas, porque foram adotados como filhos de D’us por se incluírem antes diretamente na Palavra de D’us que é D’us que é o único Filho genético de D’us, se fazendo UM (echad) com Ele
Tal como acontece hoje com todas as pessoas compromissadas com a Palavra de D’us, pois, elas se tornam um (echad) com D’us (Elohim) se fazendo D’us (Elohim).
Assim como a minha palavra e o meu espírito procedem de uma única origem que sou eu, e os três (eu, a minha palavra e o meu espírito) se fazem UM (echad) único ser humano que sou eu.
Da mesma forma a Palavra de D’us e o Espírito Santo de D’us procedem de uma única origem que é o Pai, e os três (o Pai, a Palavra de D’us e o Espírito de D’us) se fazem UM (echad) único D’us. Por este motivo D’us é identificado no plural nas escrituras hebraica como sendo Adonai (=Senhores) e Elohim (=Deuses).
O Pai é D'us, a Palavra é D'us e o Espirito é D'us.
Agora, se você crer que o Pai é UM D’us, a Palavra (Yeshua) é UM D’us, o Espirito Santo é UM D’us e cada um de nós é UM D’us, ai você cai no politeísmo porque crê em vários deuses.
O nome Yeshua é um acróstico que vem de YeHoWaHshua que vem de Adonai+YHWH+shua que significa:
“Eu, o soberano Senhor, aquele que trouxe a existência tudo que existe, sou o Salvador”
Shalom!
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