Adonay Echad
"Ouve, Israel, Adonay é nosso D'us. Adonay é um."(Dt 6:4)" Logo_a11


Seja bem vindo (a)!!!



Participe do fórum, é rápido e fácil

Adonay Echad
"Ouve, Israel, Adonay é nosso D'us. Adonay é um."(Dt 6:4)" Logo_a11


Seja bem vindo (a)!!!

Adonay Echad
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» pode D’us criar uma pedra que Ele NÃO possa levantar???
"Ouve, Israel, Adonay é nosso D'us. Adonay é um."(Dt 6:4)" EmptySáb 03 Set 2016, 8:55 pm por azzi

» Eu sou o Diego e você quem é ??
"Ouve, Israel, Adonay é nosso D'us. Adonay é um."(Dt 6:4)" EmptySex 06 Mar 2015, 11:58 am por Ebel

» 9º Encontro Judaico Amigos da Torah
"Ouve, Israel, Adonay é nosso D'us. Adonay é um."(Dt 6:4)" EmptyTer 10 Fev 2015, 12:07 am por Amigos da Torah

» Sobre Romanos 11
"Ouve, Israel, Adonay é nosso D'us. Adonay é um."(Dt 6:4)" EmptyQui 12 Jun 2014, 2:00 pm por Anderson de Carvalho

» O "véu" de 2ª Coríntios 3
"Ouve, Israel, Adonay é nosso D'us. Adonay é um."(Dt 6:4)" EmptyQui 12 Jun 2014, 1:58 pm por Anderson de Carvalho

» Yeshua, os juizes e Moises eram deuses? Politeismo?
"Ouve, Israel, Adonay é nosso D'us. Adonay é um."(Dt 6:4)" EmptySex 16 maio 2014, 10:47 am por azzi

» A Lei ou o espírito da Lei?
"Ouve, Israel, Adonay é nosso D'us. Adonay é um."(Dt 6:4)" EmptyTer 13 maio 2014, 11:27 pm por Eliel Laurentino de Melo

» "Ouve, Israel, Adonay é nosso D'us. Adonay é um."(Dt 6:4)"
"Ouve, Israel, Adonay é nosso D'us. Adonay é um."(Dt 6:4)" EmptyQua 16 Abr 2014, 1:39 pm por azzi

» Reunião de Grupo de Estudos - Porto Alegre/ RS
"Ouve, Israel, Adonay é nosso D'us. Adonay é um."(Dt 6:4)" EmptyQui 27 Fev 2014, 2:59 am por Antonio Carlos Do Nacimen

Bate Papo
Quem está conectado?
7 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 7 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 197 em Qui 08 Abr 2021, 7:37 pm
Parceiros



50




50








50




50



50

"Ouve, Israel, Adonay é nosso D'us. Adonay é um."(Dt 6:4)"

3 participantes

Ir para baixo

"Ouve, Israel, Adonay é nosso D'us. Adonay é um."(Dt 6:4)" Empty "Ouve, Israel, Adonay é nosso D'us. Adonay é um."(Dt 6:4)"

Mensagem por Sou Qua 23 maio 2012, 8:14 pm

Gostaria de saber o porque os judeus não pronunciam o nome do Eterno ao ler as escrituras.
==============

Em muitas passagens das escrituras, quem fala é o próprio Eterno, são palavras Dele.
Aos que substituem o Nome por outras palavras não estariam cometendo um grave erro.?

[ Pro 30:5-6Toda palavra de D'us é pura; ele é um escudo para os que nele confiam.
Nada acrescentes às suas palavras,para que ele não te repreenda e tu sejas achado mentiroso.]
==============

Também existe outra situação.
Ora substituem O Nome por Adonai, ora substituem O nome por Elohim.
Não são dois pesos e duas medidas?

[Pro 20:23 Pesos fraudulentos são abomináveis ao YHWH; e balanças enganosas não são boas.” Ou seja, no popular: “Dois pesos e duas medidas”.]
===============

No caso do Messias, a escritura diz que Não se achou engano em sua boca:
Na sinagoga, ele leu ou não leu o NOME (quando leu Isaías 61)
Sou
Sou

Mensagens : 2
Pontos : 4
Data de inscrição : 23/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

"Ouve, Israel, Adonay é nosso D'us. Adonay é um."(Dt 6:4)" Empty Re: "Ouve, Israel, Adonay é nosso D'us. Adonay é um."(Dt 6:4)"

Mensagem por azzi Sáb 19 Jan 2013, 1:21 am

Shalom! Very Happy

Por que algumas pessoas, no Antigo Testamento, eram chamadas de deuses uma vez que D’us declara que não existe D’us alem dEle???. Como por exemplo:

(Êxodo 4:16) - disse D’us a Moises: E ele (Arão) falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu (Moises) lhe serás por D’US.

(Êxodo 7:1) - Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que te tenho posto por D’US sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será o teu profeta.

(Salmo 82:6) - Eu disse: Vós sois D’USES, e todos vós filhos do Altíssimo. (7) - Todavia morrereis como homens, e caireis como qualquer dos príncipes.


Com relação a estes versículos abaixo:

(João 14:20) - Nesse dia compreendereis que estou em meu Pai e vós em mim e eu em vós"...

(João 17:21)...a fim de que todos sejam um. Como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, que eles estejam em nós, para que o mundo creia que me enviaste"...(23) "Eu neles e Tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade...


Isso nos torna Deuses? Isso é Politeismo?

Resp.:

A palavra “ÚNICO(A) ou UM(A)”, em algumas passagens bíblicas corresponde a palavra hebraica “ECHAD” (lê-se errad) que se refere a um conjunto de elementos que formam uma unidade composta (plural), por exemplo, em português, pode-se dizer: "estas quatro cadeiras e a mesa formam UMA (echad) mobília de jantar.

Enquanto que, para se referir a uma unidade simples (singular ou absoluta), utiliza-se uma outra palavra hebraica “YACHID” (lê-se yarrid) que também significa “único(a) ou um(a)”, porem, no singular, por exemplo, em português, pode-se dizer: "há UM (yarrid) centavo em minha mão."

Agora veja nestes versículos bíblico a aplicação da palavra “ECHAD e YACHID” no contexto hebraico:

Na escritura hebraica este versículo se trata de unidade composta (plural):
(Deuteronômio 6: 4) - "Ouve, ó Israel, o Senhor nosso D’us é o ÚNICO (echad) Senhor"

Na escritura hebraica este versículo se trata de unidade simples (singular):
(Gênesis 22: 2) – Prosseguiu D’us: Toma agora teu filho, o teu ÚNICO (yachid) filho Isaque, a quem amas...

Portanto, Ser D’us e ser feito D’us são dois conceitos diferentes. Yeshua é D’us e nós somos feito D’us pelo fato de nós nos incluirmos em Yeshua que é a Palavra de D’us que é D’us (Jo 1:1) que esta no seio do Pai (Jo 1:18), ou seja, nós nos tornamos uma única (echad) unidade composta com Yeshua que se faz uma única (echad) unidade composta com o Pai. Então sem Yeshua não somos uma unidade com D’us e não podemos ser feitos D’us (Elohim).

No idioma português uma pessoa muito gorda é chamada de obesa, e no idioma hebraico uma pessoa muito gorda é chamada de gordas (no plural) como sendo graus de intensidade de gordura.

Da mesma forma ocorre com a palavra hebraica Elohim, que significa D’uses, que tanto pode ser entendida como sendo o plural da palavra hebraica Eloah que significa D’us no singular, como também pode ser entendida como sendo graus de intensidade divina.

O mesmo ocorre também com a palavra hebraica Adonai, que significa Senhores, que tanto pode ser entendida como sendo o plural da palavra hebraica Adon que significa Senhor no singular, como também pode ser entendida como sendo graus de intensidade de Senhorio.

Quando o Pai se faz UM (echad) com a Palavra dEle que é Yeshua que se faz UM (echad) conosco, podemos dizer que todos (o Pai, Yeshua e nós) somos chamados coletivamente de um único (echad) Elohim (deuses) não que haja mais de um D’us, mas como sendo grau de intensidade divina.

Quando Moises foi justificado de seus pecados pelo personagem no espírito de Cordeiro Yeshua que foi morto desde a fundação do mundo (Ap 13:8.), ele saiu da posição de pecado e lhe foi resgatado a posição original, portanto, Moises não era D’us mas foi feito D’us (Elohim) por se incluir em Yeshua que é D’us (Elohim), sendo revestido de poder e autoridade, operando sinais e maravilhas porque ele era UM (echad) com a Palavra de D’us que é Yeshua que é D’us (Jo 1:1, Ex 4:1, Ex 7:1).

Tal como ocorre também no Salmo 82: 6, onde os juízes de Israel congregados em comunhão com a Palavra de D’us (=Yeshua) foram feitos D’us (Elohim), não que cada um dos juízes se tornou um D’us individualmente, mas por se incluírem na Palavra de D’us que é D’us (=Yeshua) se fazendo um (echad) com Ela. Os juízes eram filhos do Altíssimo não porque tinham a genética de D’us, mas, porque foram adotados como filhos de D’us por se incluírem antes diretamente na Palavra de D’us que é D’us que é o único Filho genético de D’us, se fazendo UM (echad) com Ele

Tal como acontece hoje com todas as pessoas compromissadas com a Palavra de D’us, pois, elas se tornam um (echad) com D’us (Elohim) se fazendo D’us (Elohim).

Assim como a minha palavra e o meu espírito procedem de uma única origem que sou eu, e os três (eu, a minha palavra e o meu espírito) se fazem UM (echad) único ser humano que sou eu.

Da mesma forma a Palavra de D’us e o Espírito Santo de D’us procedem de uma única origem que é o Pai, e os três (o Pai, a Palavra de D’us e o Espírito de D’us) se fazem UM (echad) único D’us. Por este motivo D’us é identificado no plural nas escrituras hebraica como sendo Adonai (=Senhores) e Elohim (=Deuses).

O Pai é D'us, a Palavra é D'us e o Espirito é D'us.

Agora, se você crer que o Pai é UM D’us, a Palavra (Yeshua) é UM D’us, o Espirito Santo é UM D’us e cada um de nós é UM D’us, ai você cai no politeísmo porque crê em vários deuses.

O nome Yeshua é um acróstico que vem de YeHoWaHshua que vem de Adonai+YHWH+shua que significa:

“Eu, o soberano Senhor, aquele que trouxe a existência tudo que existe, sou o Salvador”


Shalom! Very Happy
azzi
azzi

Mensagens : 37
Pontos : 81
Data de inscrição : 20/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

"Ouve, Israel, Adonay é nosso D'us. Adonay é um."(Dt 6:4)" Empty "Ouve, Israel, Adonay é nosso D'us. Adonay é um."(Dt 6:4)"

Mensagem por Sou Qua 27 Fev 2013, 11:56 pm

Shalom !

Olá irmão
Entendi o que foi explicado a respeito do "echad".
Gostaria de uma explicação, não superficial, do motivo da substituição do Nome "YHWH" por Adonay.
uma vez que isso entra em conflito com a palavra, conforme já exposto anteriormente.

Shalom

Sou
Sou

Mensagens : 2
Pontos : 4
Data de inscrição : 23/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

"Ouve, Israel, Adonay é nosso D'us. Adonay é um."(Dt 6:4)" Empty Re: "Ouve, Israel, Adonay é nosso D'us. Adonay é um."(Dt 6:4)"

Mensagem por Anderson de Carvalho Qui 28 Fev 2013, 7:53 pm

Shalom para todos!

Sou escreveu:
Entendi o que foi explicado a respeito do "echad".
Gostaria de uma explicação, não superficial, do motivo da substituição do Nome "YHWH" por Adonay.
uma vez que isso entra em conflito com a palavra, conforme já exposto anteriormente.
Olá!

Assista a esta palestra e vc encontrará uma explicação que eu considero mais autêntica: https://adonayechad.forumeiros.com/t266-o-nome-do-eterno
Anderson de Carvalho
Anderson de Carvalho
Administrador
Administrador

Mensagens : 66
Pontos : 151
Data de inscrição : 14/02/2012

http://solascriptura.ning.com/profiles/profile/show?id=Randfal

Ir para o topo Ir para baixo

"Ouve, Israel, Adonay é nosso D'us. Adonay é um."(Dt 6:4)" Empty Re: "Ouve, Israel, Adonay é nosso D'us. Adonay é um."(Dt 6:4)"

Mensagem por azzi Sáb 12 Abr 2014, 12:21 pm

Shalom chaverim!

Vcs podem até chegar a entender e depois optar por não aceitar meus conceitos, eu repeito oK!

Por exemplo, veja esta formula matemática do pão:

Farinha x agua x azeite x sal = pão = 1x1x1x1=1
(que é diferente disto: 1+1+1+1 = 4)

Ou seja, vc precisa de 4 elementos singulares específicos para formar 1 único elemento composto chamado pão, caso ao contrario, o pão não vem a existencia


Toda farinha que existe no mundo é pão? Claro que não! mas a farinha que compoem o pão é pão!

Toda azeite que existe no mundo é pão? Claro que não! mas a azeite que compoem o pão é pão!

Toda agua que existe no mundo é pão? Claro que não! mas a agua que compoem o pão é pão!
Toda sal que existe no mundo é pão? Claro que não! mas a sal que compoem o pão é pão!

Agora,como D’us nos fez semelhantes a Ele, é coerente analisarmos D’us de uma forma semelhante a nos, por exemplo:

AZZI  X  palavra do AZZI  X  espirito do AZZI  =  ser humano AZZI  =  1x1x1=1.
(que é diferente disto: 1+1+1 = 3)

Ou seja, vc precisa de 3 elementos singulares específicos para formar 1 único elemento composto chamado LAERCIO AZZI


Todo AZZI que existe no mundo é eu? Claro que não! mas o AZZI que me compõem como sendo o ser humano LAERCIO AZZI, é AZZI!

Toda palavra de AZZI que existe no mundo é eu? Claro que não! Mas a palavra do AZZI que me compõem como sendo o ser humano LAERCIO AZZI, é AZZI!

Toda espirito de AZZI que existe no mundo é eu? Claro que não! mas o espirito de AZZI  que me compõem como sendo o ser humano LAERCIO AZZI, é AZZI!

Como a minha palavra “AZZI” e o meu espírito “AZZI” na palavra “AZZI” procedem de mim, então eu digo que eu sou o pai da minha palavra, pois, pai significa “origem”

Com D'us é a mesma coisa!!!!!!!

Pai YHWH  X  Palavra de YHWH  X  Espirito de YHWH  =  Ehohim YHWH (D'us)  =  1x1x1=1.
(que é diferente disto: 1+1+1 = 3)

Ou seja, são 3 elementos singulares (Pai, Palavra, Espirito) para formar 1 único elemento composto chamado Elohim YHWH

Toda pai que existe no mundo é YHWH? Claro que não! mas o pai que compoem YHWH é YHWH!

Toda verbo que existe no mundo é YHWH? Claro que não! mas o verbo que compoem YHWH é YHWH!

Toda espirito que existe no mundo é YHWH? Claro que não! mas o espirito que compoem YHWH é YHWH!


Este conceito esta compativel com Dt 6:4, que diz:

Shema Ysrael, Adonai elohenu, Adonai echad.
Ouve Ysrael, Adonai nosso D'us, Adonai é UM


Concorda?
azzi
azzi

Mensagens : 37
Pontos : 81
Data de inscrição : 20/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

"Ouve, Israel, Adonay é nosso D'us. Adonay é um."(Dt 6:4)" Empty Re: "Ouve, Israel, Adonay é nosso D'us. Adonay é um."(Dt 6:4)"

Mensagem por azzi Qua 16 Abr 2014, 1:39 pm

Shalom chaverim!

A palavra “ÚNICO(A) ou UM(A)”, em algumas passagens bíblicas corresponde a palavra hebraica “ECHAD” (lê-se errad) que se refere a um conjunto de elementos que formam uma unidade composta (plural), por exemplo, em português, pode-se dizer: "estas quatro cadeiras e a mesa formam UMA (echad) mobília de jantar.

Enquanto que, para se referir a uma unidade simples (singular ou absoluta), utiliza-se uma outra palavra hebraica “YACHID” (lê-se yarrid) que também significa “único(a) ou um(a)”, porem, no singular, por exemplo, em português, pode-se dizer: "há UM (yarrid) centavo em minha mão."

Agora veja nestes versículos bíblico a aplicação da palavra “ECHAD e YACHID” no contexto hebraico:

Na escritura hebraica este versículo abaixo se trata de unidade composta (plural):

(Deuteronômio 6: 4) - "Ouve, ó Israel, o Senhor nosso D’us é o ÚNICO (echad) Senhor"

Na escritura hebraica este versículo abaixo se trata de unidade simples (singular):

(Gênesis 22: 2) – Prosseguiu D’us: Toma agora teu filho, o teu ÚNICO (YACHID) filho Isaque, a quem amas...

Mas porque foi usado “ECHAD” neste versículo abaixo, ao invés de “YACHID” como foi usado em Gênesis 22: 2, por exemplo:

(Deuteronômio 17:6) "Pela boca de duas testemunhas, ou três testemunhas, aquele que merece a morte deve ser posto à morte; mas pela boca de UMA (ECHAD) testemunha, ele não deve ser posto à morte."

Em, Deuteronômio 17:6, esta "testemunha" está se referindo a qualquer ser humano, portanto, se YHWH é UM (ECHAD) e qualquer ser humano é a imagem e semelhança dEle, então, obrigatóriamente qualquer ser humano é UM (ECHAD) também, tal como D'us é, caso ao contrario, o ser humano deixa de ser semelhante a YHWH.

Veja outro versiculo onde é usado ECHAD para citar UM ser humano qualquer:

(Eclesiastes 4:8.) - Há UM (ECHAD) homem que é só, e não tem ninguém, nem tampouco filho nem irmão; e contudo não cessa do seu trabalho, e também seus olhos não se satisfazem com riqueza; nem diz: Para quem trabalho eu, privando a minha alma do bem? Também isto é vaidade e enfadonha ocupação.

Quanto a este versículo de  Gênesis 22: 2.

(Gn 22: 2) - “Prosseguiu D’us: Toma agora teu filho, o teu ÚNICO (YACHID) filho Isaque, a quem amas...”).

Ao contrario de Deuteronômio 17:6, este versículo de Gênesis 22: 2, não esta se referindo a qualquer ser humano, mas a um ÚNICO (YACHID) ser humano a quem Abraão chama de filho.

Veja outros exemplos semelhantes abaixo:

(Jeremias 6: 26) – Ó filha do meu povo, cinge-te de saco, e revolve-te na cinza; pranteia como por um filho ÚNICO (YACHID), em pranto de grande amargura...(unidade simples).

(Amós 8: 10) - ...,e calva sobre toda cabeça; e farei que isso seja como o luto por um filho ÚNICO (YACHID), e seu fim como dia de amarguras...(unidade simples).

(Provérbios 4: 3) – Quando eu era filho aos pés de meu pai, tenro e ÚNICO (YACHID) em estima diante de minha mãe...(unidade simples).


YHWH é isto:

Pai YHWH X Palavra de YHWH X Espirito de YHWH = Ehohim YHWH = 1x1x1=1 = ECHAD.

E eu de uma forma semelhante sou isto:

AZZI X palavra do AZZI X espirito do AZZI = ser humano AZZI = 1x1x1=1 = ECHAD.


Shalom!!!
azzi
azzi

Mensagens : 37
Pontos : 81
Data de inscrição : 20/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

"Ouve, Israel, Adonay é nosso D'us. Adonay é um."(Dt 6:4)" Empty Re: "Ouve, Israel, Adonay é nosso D'us. Adonay é um."(Dt 6:4)"

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos