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Mensagem por Patrick Ter 21 Dez 2010, 11:58 am

(Gênesis 25:19-28:9)

• Resumo da Parashá:

(CONGREGAÇÃO JUDAICA P’NEI OR)
Parashá Toldot - Rivka (Rebeca) dá à luz Esáv (Esaú) e Yácov (Jacob). Essáv vende sua primogenitura a Jacob em troca de um prato de sopa de lentilhas. Isaac permanece em Gerar com Avimélech, o rei dos Filisteus. Esáv casa-se com 2 mulheres Hititas, causando grande mágoa a seus pais.
Jacob personifica Esáv, aconselhado por sua mãe, para receber as bênçãos de filho mais velho (primogênito) de seu pai, já cego. Esáv planeja matar Jacob e este foge para a casa de seu tio Laván, em Padan Aram, seguindo o conselho de seus pais. Eles também o aconselham a se casar com a filha de Laván. Essáv entende que suas 2 mulheres estão causando desgosto a seus pais e então resolve casar-se com uma 3esposa, Machlát, filha de Ishmael.
O Rabino Israel Salanter (Lituânia, 1810-1833), fundador do movimento Mússar (voltado para o crescimento moral, pessoal e ético das pessoas) dentro do Judaísmo, listou 13 características sobre as quais precisamos trabalhar para melhorarmos a nós mesmos:

1) Autenticidade -- Seja autêntico e verídico em tudo que falar.
2) Rapidez -- Tudo que tiver que fazer, faça sem perder tempo.
3) Presteza -- Faça tudo o que deve fazer conscientemente.
4) Respeito -- Seja extremamente cuidadoso com a honra e os sentimentos dos outros.
5) Tranqüilidade -- Faça tudo calmamente, sem confusões ou excitamentos desnecessários.
6) Gentileza -- As palavras de um sábio são pronunciadas suave e pacificamente.
7) Limpeza e Pureza -- Mantenha seu corpo puro e suas roupas limpas.
Cool Paciência -- Seja lá o que lhe acontecer na sua vida, seja paciente.
9) Ordem -- Faça tudo de maneira organizada e disciplinada.
10) Humildade -- Reconheça seus pontos fracos e não procure os erros dos outros.
11) Justiça -- O que é detestável para você, não faça com ninguém.
12) Economia -- Não desperdice um único centavo desnecessariamente.
13) Silêncio -- Julgue bem o valor de suas palavras antes de falar.

Segunda Parte: Isaque, um homem de D'us e os dois filhos terrenos.
(Gênesis 25:19-34)

• Isaque orou 20 anos alcançou a sua petição. Rebeca concebeu!
• Dois filhos terrenos descendentes da semente de Abraão e Sara.
• Características do homem após a quebra:
• 1. Conhecimento do bem e do mal misturados
• 2. Confusão
• 3. Dualismo: solução ineficaz da mente na tentativa de se livrar da confusão
• 4. Unidade: retorno ao paraíso, a verdadeira sabedoria, a fé genuína.

Terceira Parte: A disputa entre os dois homens. O homem espiritual e o homem natural.

• Esaú é o homem terreno que volta-se para a sua natureza carnal. Se torna perito nas coisas do mundo, e quando resolve ser religioso, só adquire uma aparência de religiosidade, mas sem nenhuma profundidade. Pode também se tornar místico e neste caso busca a D'us no lugar errado, porque na verdade continua com a mentalidade de homem natural, ou seja, não está disposto a se entregar a D'us.
• Perito caçador de animais e de pessoas através das palavras.

“Mas, o homem natural não recebe (não dá ouvidos, não capta) às coisas do espírito de D'us, visto que para ele é loucura; e não é capaz (não está apto) de vir a conhecê-las, porque elas só podem ser examinadas espiritualmente (com a ajuda do espírito de D'us)” (1 Coríntios 2:14).

“Têm forma de religiosidade (reverência a D'us), mas negam o poder (não tem o poder de D'us nelas, não tem vida espiritual), afasta-te destes” (2 Timóteo 3:5).

“Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho, ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador de animais, nem necromante, nem quem consulta os mortos. Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação (coisa repugnante) ao Eterno, e por estas abominações o Eterno, teu D'us, os lança fora de diante de ti” (Deuteronômio 18:10-12).

• Jacob é o homem terreno que retorna ao Eterno. Prenúncio do homem espiritual, o homem celestial, que é gerado a semelhança do Messias.
• Integro e habitava em tendas: vivia no mundo mas, mantinha os olhos no reino dos céus.

“Mas, o espiritual discerne (examina, perscruta) verdadeiramente todas as coisas, mas ele próprio por ninguém é discernido (examinado). Porque, quem veio a conhecer a mente do Eterno, quem se unirá (pode se comparar) a Ele? Mas nós temos a mente do Messias” (1 Coríntios 2:15,16).

• Essav – Ruivo – desprezou a sua herança espiritual
• Jacob: Agarrava o calcanhar – fazia questão da herança espiritual (José, Efraim, David)
• Isaque nasceu com um propósito e cumpriu.
• O direito de primogenitura e da herança das promessas segue critério terrenos, mas está sujeito a ordem espiritual, e assim pode mudar segundo princípios espirituais.
• A circuncisão do coração:

“Circuncidai, tirando o prepúcio do coração e não endureçais a vossa cerviz (teimosia, obstinação)” (Deuteronômio 10:16)

Quarta parte: Uma reflexão

“Não armazenem para vocês em cofres as coisas da terra que a traça e a corrosão podem consumir e onde o ladrão pode ter acesso e roubar. Mas armazenem para vocês em cofres nos céus, onde nem a traça nem a corrosão podem consumir, e onde os ladrões não podem arrombar e nem mesmo roubar. Porque onde está posicionado o cofre de vocês, nele lugar estará também posicionado os seus corações (nos céus ou na terra)” (Mateus 6:19-20)

“Mas respondeu Yeshua dizendo: Amém, digo a vocês que ninguém que tenha sido enviado da sua casa, deixando irmãos e irmãs, e pai e mãe, ou esposa e filhos, ou terra por minha causa e para anunciar as boas novas, que não receba cem vezes mais agora, no tempo determinado, em casas, e irmãos, e irmãs, e mãe, e filhos, e terra, com perseguições; e no mundo vindouro a vida eterna” (Marcos 10:29,30)
• Você é um homem espiritual ou não é. Só o Eterno pode torná-lo semelhante ao Messias. A questão é: você realmente está disposto a se entregar a D'us?
• O mundo puxa para baixo através da sedução e da aflição, mas a sedução é mais destrutiva.
• Algumas aflições são o resultado da misericórdia de D'us.
• Os bloqueio tem uma razão para existir e embora precisam ser superados, este processo tem que ser gradativo. Você não pode viver sempre com eles, mas não arranque rápido demais, pois você pode não está ainda preparado para viver sem eles.
• Acima de tudo tome uma atitude, uma decisão, a fim de que você mesmo cumpra os propósitos que o Eterno predeterminou, senão alguém mais vai fazer por você.

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Mensagem por yohan Sáb 16 Jul 2011, 2:21 pm

Olá Shalom, irmãos,

Achei muito interessante a excelente percepção do rabino, quando vê a diferença entre o homem natural (material), do homem espiritual (que é o segundo),
Aliás, ninguém melhor que os israelitas / judeus, para compreender melhor os misterios de YHWH no antigo testamento.

Creio que YHWH quer nos mostrar, desde a oferta de Caim (o primeiro) que foi rejeitado e de Abel (o segundo) aceito, uma figura, do que o apóstolo Paulo fala referente ao primeiro Adão (rejeitado), porque é carnal, e o segundo Adão (aceito), porque é espiritual.
Principalmente no Gênesis, mas também em toda a bíblia, nota-se que se repete sempre esta figura (o primeito rejeitado, o segundo aceito), posso mencionar algumas a seguir:
Ismael o primeiro, rejeitado, Isaque o segundo, aceito.
Esaú o primeiro, rejeitado, Jacó o segundo, aceito.
Jacó tinha 2 esposas (a primeira Lia = Rubem, rejeitado), a segunda Raquel = José, aceito).
José teve 2 filhos no Egito, o primeiro Manassés, rejeitado, o segundo Efraim, aceito.
Moisés foi escolhido porque era mais novo que Aarão,
Mas Moisés foi o primeiro a tirar o povo do Egito, rejeitado, só os segundos entraram em Canaã (Josué e Calebe).
Saul foi o primeiro rei de Israel (rejeitado), o segundo Davi aceito, (o trono de Daví permanece para sempre).
Teria ainda outros exemplos semelhantes, como os filhos de Judá (Tamar), etc...

Também é notável a semelhança de detalhes e coincidências entre os 12 Patricarcas e os 12 Apóstolos,

Gostaria de saber se isto é puro acaso (coincidências), ou propósitos de YHWH ?

Shalom,
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