Shalom Selmão...
Estou satisfeito que vc tenha respondido, mas não satisfeito com a resposta.
Como você não crê ser este fogo de duração perpétua uma vez que ele é chamado de Fogo Terno???
Não confunda as coisas e nem assuntos, uma coisa é a ordenança divina se estender por todo o tempo e outra coisa é interpretar as coisas de forma errada. A perpetuidade da ordem divina está no direito legal de YHWH poder exigir isso de suas criaturas e a perpetuidade do fogo eterno vai até que ele cumpra seus objetivos. Vc poderia me dizer, mas se as festas cumprirem seus objetivos passará então sua perpetuicidade, então eu diria vc está corretíssimo, contudo as festas são escatológicas e ainda serão cumpridas na sua integralidade e por isso não podem ser anuladas.
Estavam fazendo o que sempre faziam todos os dias: Estavam no templo em sua reunião diária!
Anselmo, quer dizer que estavam por estar ??
Bem, eu sei que não foi isso que quis dizer, mas dá entender. Os discípulos pelos versos que vc apresentou de fato permaneceram no judaísmo, não se afastaram de seu povo, cultura e tradição. Eles continuavam indo ao Templo e baseando-se na fé provinda da Torah e Profetas.
("A fé vem pelo ouvir a Palavra de YHWH". Mas qual Palavra ?? A Nova Aliança ?? Certamente que tbm, mas sabemos que quando isso foi dito não existia os Escritos da Nova Aliança, não é mesmo ? E assim temos que a fé vem do ouvir a Torah !!! )
Os discípulos em At 2 não haviam recebido orientações do Ruach HaKodesh em relação a escreverem nada sobre a Nova Aliança, correto ?
Yeshua nunca os ensinou a deixarem de celebrar as festas Bíblicas, correto ?
Portanto não podemos dizer que eles estavam ali na festa pentecostal (rsrs), só porque era costume estarem no Templo. O Fato é que se algum dia YHWH "aboliu" as festas, foi depois dali, portanto os discípulos estavam mesmo era comemorando o que o Eterno mandou comemorar, pois vc deve considerar que eles ainda estavam sem orientação sobre a suposta "abolição".
Agora irmão, YHWH nunca aboliu NADA, não canso de contar o imenso esforço que Paulo em meio as suas peregrinações fazia para nos dias das festas poder participar (At 20:16, I Cor 16:8 etc). No mais a Brit HaDashah demonstra que em At 2 era um dia de ajuntamento solene:
Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; (At 2:1, cf Dt 16:16)
Os discípulos respeitaram a ordem de Dt 16:16.
Agora... sobre a vinda especificamente, não sei agora se há uma festa e se há não sei dizer neste momento qual é!
Até aqui creio que nenhuma mas darei uma confirmada nisto que estou dizendo.
Existem duas festas em especifico que mostram a realidade da vinda de Yeshua, uma delas são as bodas no rito judaíco e outra é a festa Yom Teruá (dia de ouvir a voz do shofar), que ocorre no primeiro dia do
sétimo mês (Tishrei), é um momento de arrependimento, onde através da
voz do shofar, o Espírito do Eterno chama o povo ao arrependimento.
Profeticamente marca o momento quando a igreja do Mashiach será reunida. No texto bíblico acerca deste fato inclui o toque do shofar,
que é a trombeta de D’us: “Porque o mesmo Senhor descerá com alarido, e
com voz de arcanjo, e com a trombeta de D’us (shofar); e os que
morreram no Mashiach ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos
vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o
Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor” (1
Tessalonicenses 4:16,17). Além de que esta festa marca o momento quando
Israel começa a se voltar para D’us de uma forma mais intensa, depois do arrependimento. Esta
festa só será plena a partir da reunião da Igreja. Na carta de
Paulo aos romanos isto fica ainda mais claro, quando diz: “Porque não
quero, irmãos, que ignoreis este segredo; que o endurecimento veio em
parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado. E
assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o
Libertador, e desviará de Jacó as impiedades” (Romanos 11:25).
Shalom...
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