Adonay Echad


Seja bem vindo (a)!!!

Últimos assuntos
Bate Papo
Quem está conectado
2 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 2 Visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 57 em Seg 08 Fev 2016, 6:29 am
Parceiros



50




50








50




50



50

Autoridade para batizar, quem pode realiza-lo?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

default Autoridade para batizar, quem pode realiza-lo?

Mensagem por Diego Yo'ets em Sex 21 Jan 2011, 8:32 am

Shalom Convidado ..

Autoridade para batizar, quem pode realiza-lo?

A sociedade religiosa de um modo geral concorda que somente os seus lideres obtem autoridade para batizar, ficando assim delimitado quem batiza, o que vc acha disso??

Essa mesma sociedade quase que por convenção compartilham a idéia que o batizando deve antes de qualquer coisa receber longos estudos e passar por uma "vistoria", o que vc pensa sobre isso ? O que as Escrituras falam desses assuntos ?



___________________________Adonay Echad__________________________________________

A Lei não salva o homem pecador, apenas ensina o menino como deve andar.
avatar
Diego Yo'ets
Administrador
Administrador

Mensagens : 594
Pontos : 843
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 34
Localização : Fortaleza-Ce

http://adonayechad.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

default Re: Autoridade para batizar, quem pode realiza-lo?

Mensagem por meninodorio em Sex 21 Jan 2011, 9:59 am

Bem, o que eu percebo nas instituições religiosas é que tornaram o batismo uma ocasião bem solene, com data, dia e hora marcada e se possivel na presença de testemunhas oculares. Isso de fato sem se falar na sabatina que o batizando passa, que varia de instituição para instituição. Muitas instituições mantem registros escritos do que foram batizados, e algumas até emitem certificado de batismo. Mas ao ler os relatos da Biblia....não vejo o batismo sendo tratado dessa forma. João Batista por exemplo, batizou um monte de gente que ouviram as suas instruções e aceitaram o convite de serem batizadas. Felipe em uma ocasião após responder umas perguntas sobre uma passagem do profeta Isaias para um Eunuco e explicar-lhe as boas novas a respeito de Yeshua, aquele Eunuco se sentiu motivado a ser batizado e Felipe o batizou. Paulo mesmo, batizou algumas pessoas e não parece que ele considerava o batismo com tanta solenidade, pois ele mesmo não lembrava de alguns que havia batizado e até achou bom que ele mesmo tenha batizado apenas alguns em certa congregação. Apolo batizou pelo menos uns 12 e nem sequer explicou a respeito do batismo com espirito santo, algo que parecia importante, pois Paulo parece ter dado um "reforço" no batismo desses 12 discipulos. Então, hoje percebo que as instituições veem o batismo como algo de vida ou morte. E mesmo as pessoas em geral parece considera-lo assim. Mas não me parece ser essa a visão que a Bíblia nos passa. Então essa questão da autoridade para batizar alguem com o tempo se tornou parte da mentalidade das pessoas ao longo dos anos....as próprias pessoas não cogitam deixar-se batizar por uma pessoa individual, embora essa pessoa possa assim como Felipe, explicar-lhe as boas novas acerca de Yeshua. Elas sentem a necessidade de que isso seja feito mediante uma instituição religiosa. É como se o batismo só fosse válido mediante alguma instituição. Abçs
avatar
meninodorio

Mensagens : 12
Pontos : 18
Data de inscrição : 23/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

default Re: Autoridade para batizar, quem pode realiza-lo?

Mensagem por Pereira em Sex 21 Jan 2011, 10:25 am

O ensino Bíblico é claro quanto estar autorizado a imergir todos aqueles que:


- Estão disponíveis para ir,

- dispostos para discipular e

- aptos a ensinar.


ManYaohu 28:18-20"Toda a autoridade no shua-olmayao e na terra me foi dada", disse aos discípulos. "Portanto, vão e façam discípulos entre todos os povos. imergindo-os em Shúam (Nome) de YÁOHU ABí, de ha-BOR, e de RÚKHA hol-HODSHÚA. Ensinem-lhes a obedecer a todos os mandamentos que vos dei.
avatar
Pereira

Mensagens : 540
Pontos : 560
Data de inscrição : 21/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

default Re: Autoridade para batizar, quem pode realiza-lo?

Mensagem por meninodorio em Sex 21 Jan 2011, 11:14 am

Pois é Pereira.

Mas parece que esses quisitos que você menciona, só são validados por uma instituição religiosa. Quando você explica alguma coisa para alguem sobre Yeshua e a pessoa fica convencida, uma das primeiras coisas que a pessoa pergunta é: De que igreja você é? Na verdade essa pessoa está querendo saber de que instituição religiosa você é. Se você responder: Sou um discipulo de Yeshua, não estou filiado a qualquer instituição religiosa, mas todos aqueles que creem em Yeshua e são seus discipulos considero como irmão na fé. Embora você tenha sido totalmente honesto com a pessoa, provavelmente essa pessoa, mesmo que tenha se sentido motivado a se tornar discipulo, não vai ver sentido em ser batizado por você, da mesma forma como o Eunuco da passagem de Atos. Por que isso? Será mesmo que, precisamos ser credenciado por alguma instituição? Creio que essa é a questão levantada pelo Diego.
avatar
meninodorio

Mensagens : 12
Pontos : 18
Data de inscrição : 23/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

default Re: Autoridade para batizar, quem pode realiza-lo?

Mensagem por Diego Yo'ets em Sex 21 Jan 2011, 12:22 pm

Irmãos muito boas explanações ..

Uma coisa que não aprendemos na escola dominical (rsrsrsrs) é o segunte:

A Biblia não segue um roteiro romano, mas antes está fundamentada na fé que YHWH ensinou aos primeiros servos ainda no Édem.

Em especial um versículo da Biblia nos chama a atenção para esse assunto:

22 Depois disto, foi Yeshua com seus discípulos para a terra da Judéia; ali permaneceu com eles e batizava.23 Ora, João estava também batizando em Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas, e para lá concorria o povo e era batizado.24 Pois João ainda não tinha sido encarcerado.25 Ora, entre os discípulos de João e um judeu suscitou-se uma contenda com respeito à purificação. ( JO 3)

Nesse texto vemos algumas coisas que geralmente não são nos ensinadas pela igreja Cristã, ao menos aquelas que não buscam na essência a resposta para essa questão.

1- os Discípulos de Yeshua batizava em paralelo a João.
2- O batismo é um ato de purificação.
3- O Batismo não se vincula exclusivamente ao sepultamento de Yeshua mas tbm a um ato de purificação.

1.- O Batismo realizado por João tbm era uma prática de Yeshua através de seus discípulos, onde chamavam o povo ao arrependimento.

2. - O Batismo é um ato meramente SIMBÓLICO e cerimonial que implica em uma lavagem externa como forma figurada de se obter purificação. O batismo é tão simbôlico quanto a circuncisão do prepúcio que sempre mostrou e apontou para a circuncisão do coração. A lavagem que se ocorre no batismo nunca será eficiente para sarar pecados, pois se assim fosse, todos que tomam banho estão limpos diante de YHWH. A quantidade de água e a forma de como o batismo é executado em nada interfere no que de fato é preciso ser feito por aqueles que escolhem se batizarem, ou seja, ser lavado interiormente deixando a prática do pecado e viver genuinamente para YHWH.

O batismo sugere purificação. Ele deve ser simbolizado como o lavar do pecado. Similarmente, o batismo de copos e jarros em Marcos 7:4, seguindo o lavar das mãos no versículo posterior, mostra que o batismo é um lavar ou purificação. Então também, Hebreus 9:10 (NVI, para melhor compreensão) fala de diversos batismos, e os versículos 13,19 e 21 mostram que esses batismos eram aspersões para purificação. Finalmente, Atos 22:16 diz: “Batiza-te, e lava os teus pecados”. A partir desses versículos concluímos que o batismo é um símbolo de limpeza do pecado.

3- O que unicamente se prega hj é que quando nos batizamos somos sepultados em C risto ( O Messias) e isso é uma acertiva ( Rm 6: 3 e 4), porém não se resume só a isso, pois se não teriamos que mudar o emblema "água" para o emblema "terra" afim de salientar um sepultamento. Porém o próprio simbolismo da água nos aponta uma lavagem a qual os servos de Yeshua devem ser submetidos, essa lavagem não foi algo novo iniciado por Yeshua no seu ministério terreno ou João Batista, vejamos onde iniciou:

1 Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos sob a nuvem, e todos passaram pelo mar,2 tendo sido todos batizados, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés. (I Cor 10)

Do Mesmo modo que somos unidos a YHWH pelo batismo em Yeshua, nossos pais o foram no deserto sobre liderança de Moises, logo a descendência de nossos pais não deixaram de passar pelo batismo até que ele chegasse em nós.

Com a parcialidade do simbolismo das Leis sácrificiais apenas um sacerdote oferecia sácrificio por todos, e esse a cada sácrificio realizado tbm recebia a purificação da água por todo o povo (Nm 19), o homem que cometesse algum delito tbm deveria passar pela purificação da água ( Lv 11-15).

Muitas declarações proféticas, que nos são bem conhecidas, exortavam a uma purificação com a água (Isaías 1: 16/. Jeremias 4: 14), e outras antecipam uma purificação a ser feita por YHWH nos últimos dias (Ezequiel 36:25; Zacarias 13: 1).

Fica-nos claro que a lavagem cerimonial de purificação era exigida pela Torah sempre que se cometia um pecado, o pecador ou leproso curado se lavava em água corrente e se apresentava DEPOIS ao sacerdote, e isso pra mim trás esclarecimento de que de fato não seja obrigatória a presença de um lider no ato batismal.

O que de fato a Biblia nos ensina é que a autoridade batismal é concedida a discípulos de Yeshua que entendem o significado da salvação e pode assim ensinar sobre as boas novas ao recém baatizado.

Conclusão:

O Batismo nos aponta para uma purificação, essa que YHWH sempre exigiu do povo e como símbolo dessa purificação sempre foi usada a água e por essa seria bom que todos passasem.

Os dogmas a esse emblema foi criado por homens, como bem já disse o irmão Menino do Rio e exclarecido no verso postado pelo Pereira.

___________________________Adonay Echad__________________________________________

A Lei não salva o homem pecador, apenas ensina o menino como deve andar.
avatar
Diego Yo'ets
Administrador
Administrador

Mensagens : 594
Pontos : 843
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 34
Localização : Fortaleza-Ce

http://adonayechad.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

default Re: Autoridade para batizar, quem pode realiza-lo?

Mensagem por EMBAIXADOR DO REINO em Sex 21 Jan 2011, 12:40 pm

Diego

Que posso Eu Acrescentar a tão Brilhante Comentário ???

Posso dizer que Biblicamente vemos que todo discípulo pode fazer discípulos e ainda por cima vemos que isso não é novidade mais algo advindo de praticas de Purificação Usadas por praticas Sacerdotais de Purificação tambem muito utilizada pelos Essenios ... Todo Discípulo pode Batizar no Nome do Senhor Yeshua não em Nome de TRINDADE ...

Adiante falarei mais sobre textos que comprovam isto ... !!! SHALOM
avatar
EMBAIXADOR DO REINO
Moderador
Moderador

Mensagens : 330
Pontos : 351
Data de inscrição : 14/12/2010
Idade : 33

Voltar ao Topo Ir em baixo

default Re: Autoridade para batizar, quem pode realiza-lo?

Mensagem por Pereira em Sex 21 Jan 2011, 3:28 pm

Amado do Altíssimo, sei muito bem o que é isso, pois, muitas pessoas que entram em contato comigo, têm como primeira pergunta: "Qual o nome do ministério de vocês? Ou a que denominação vocês pertencem?".

Minha resposta tem sido sempre a mesma: "Só existe um único Corpo de YAOHUSHUA sobre toda a face da terra, sem divisões e sub-divisões. Este povo, diz a escritura, é um povo que se chama pelo Meu Nome". Todo aquele que crê em YAOHUSHUA faz parte do mesmo Corpo que eu faço parte, e eu faço parte igualmente deste Corpo com ele, onde quer que se encontre sobre todo o mundo.

Portanto, amados, devemos nos voltar para a verdadeira adoração em espírito, não se deixando enredar por instituições e artifícios humanos. O coração soberbo rejeita a verdade, mas o coração humilde a ama. O coração soberbo é religioso, o coração humilde recebe vida.

YAOHUSHUA estabeleceu muito adequadamente que tipo de adoração YAOHU UL, o Pai, quer receber. Quando foi questionado sobre onde seria o lugar certo para adoração, Ele respondeu que não era uma questão de "onde" mas sim uma questão de "como". Ele disse que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. Isto é uma simples questão de "como" e nunca de "onde". Shaul (Paulo), na sua epístola aos Romanos 12:1-2 diz :

"Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de YAOHU UL, que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a YAOHU UL, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de YAOHU UL".

Apresentar os nossos corpos em sacrifício vivo é vivermos o Reino de YAOHU UL 24 horas por dia, 365 dias por ano, toda a vida. Religião é, pois, tudo que difere destas palavras, e engana o coração dos homens, aliviando suas consciências, agindo cada um conforme seu próprio entendimento e vontade e não de acordo com a vontade de YAOHU UL.

De fato, existe um forte desejo soberbo no coração do homem que o impele a criar uma religião e buscar adeptos que o sigam. Homens trazem no coração o desejo oculto, pela soberba, de serem líderes de muitas pessoas, de estarem à frente de grandes congregações. Na maioria das vezes, tudo isso vem disfarçado numa aparência de "ajuda ao próximo" e "divulgação da verdade", com uma capa de santidade, porém seus verdadeiros motivos do coração são rapidamente expostos quando alguém tenta "invadir o seu reino próprio", porque há igualmente outros homens soberbos que preferem derrubar um lider para arrebanhar seus seguidores, para não ter nem o trabalho de fazer seus próprios prosélitos.

Esta mesma soberba os leva, em pouco tempo, a edificarem templos, tão grandes e suntuosos quanto os rendimentos das doações permitirem.

O próprio nome desta ou daquela religião é uma marca de soberba que cada um faz questão de personalizar. E esta marca se espalha também entre os seguidores, que passam a defendê-la com todo o ânimo, e não mais defender a verdade escritural.

Hoje em dia é incontável o número de nomes de religiões disponíveis em busca de prosélitos; todas verdadeiramente rivais em suas obras, mantendo na superfície uma falsa aparência de fraternidade; muito mais parecido com um relacionamento político do que com uma verdadeira fraternidade.

Podemos compreender com facilidade que religiões de fé antagônica se mantenham afastadas, por não comungarem em seus credos e princípios; contudo, são inúmeras as religiões de fé semelhante que ainda assim se mantém afastadas, pois o centro da questão não está nos fundamentos que professam, mas sim nos feudos e reinos próprios de cada um.

YAOHUSHUA disse claramente aos religiosos da época: "Vocês andam por terra e mar em busca de alguém que possam tornar um prosélito; e depois o fazem duas vezes mais réu do inferno do que vós mesmos".

Com isso temos a TRADIÇÃO - Grande prisão é esta que há-satan usa para prender as pessoas e mantê-las longe da vontade de YAOHU UL. O que é tradição, afinal? Tradição é algo que nos conduz a agir, falar ou pensar de uma determinada forma, simplesmente pelo fato de sempre ter sido assim, desde nossos pais, e dos nossos avós. Faz-se porque sempre se fez. Diz-se porque sempre se disse. Ou não se faz por que nunca se fez. Quem se permite viver, agir, falar e pensar de acordo com tradições, está se afastando diariamente da vontade de YAOHU UL, porque o que devemos fazer é aquilo que YAOHU UL nos ordena, diretamente em Sua Palavra, ou por meio de suas autoridades delegadas.

A tradição nos diz para fazer, não o que YAOHU UL quer, e sim, aquilo que sempre fizemos, ou o que todos à nossa volta sempre fizeram. Nossa vida em YAOHU UL é dinâmica, se renova a cada dia, a cada dia o Espírito O Santo nos leva por novas experiências, novas tarefas, novos serviços, novas orientações. Se ontem YAOHU UL quis que eu fosse visitar um enfermo, hoje talvez queira que eu fale sobre a gloriosa mensagem e sobre a salvação, talvez amanhã me leve a algum lugar onde eu tenha algo importante a ouvir, e assim por diante. Fazemos o que YAOHU UL nos guia a fazer.

A tradição invalida o mandamento de YAOHU UL, porque o motivo do nosso coração fica fora da vontade de YAOHU UL e fica centrado nos costumes próprios, da família, do povo, ou da religião.

Outro malefício muito grande da tradição é que, para os que se apegam a ela, representa segurança de atitudes. As pessoas muito ligadas às tradições se sentem muito seguras em tomar esta ou aquela atitude por causa da tradição. A tradição diz para estas pessoas se isso é "certo" ou se aquilo é "errado". Tomam atitudes baseadas no certo ou errado, e se afastam da submissão a YAOHU UL, que é a verdadeira luz. Não façamos, pois, algo, simplesmente porque sempre foi assim desde nossos avós, mas busquemos estar atentos ao guiar de YAOHU UL para a cada instante fazermos o que Ele ordena.
avatar
Pereira

Mensagens : 540
Pontos : 560
Data de inscrição : 21/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

default Re: Autoridade para batizar, quem pode realiza-lo?

Mensagem por EMBAIXADOR DO REINO em Qui 10 Fev 2011, 10:30 am

Quem está capacitado pra Batizar Todo Discípulo Está .

Shalom...!!!
avatar
EMBAIXADOR DO REINO
Moderador
Moderador

Mensagens : 330
Pontos : 351
Data de inscrição : 14/12/2010
Idade : 33

Voltar ao Topo Ir em baixo

default Re: Autoridade para batizar, quem pode realiza-lo?

Mensagem por Pereira em Qui 10 Fev 2011, 4:21 pm

Nisso concordamos,
avatar
Pereira

Mensagens : 540
Pontos : 560
Data de inscrição : 21/12/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

default Re: Autoridade para batizar, quem pode realiza-lo?

Mensagem por jose dos santos oliveira em Ter 04 Out 2011, 12:35 pm

Pereira escreveu:O ensino Bíblico é claro quanto estar autorizado a imergir todos aqueles que:


- Estão disponíveis para ir,

- dispostos para discipular e

- aptos a ensinar.


ManYaohu 28:18-20"Toda a autoridade no shua-olmayao e na terra me foi dada", disse aos discípulos. "Portanto, vão e façam discípulos entre todos os povos. imergindo-os em Shúam (Nome) de YÁOHU ABí, de ha-BOR, e de RÚKHA hol-HODSHÚA. Ensinem-lhes a obedecer a todos os mandamentos que vos dei.

então vc acredita mesmo que tem de batizar na santissima trindade, aonde esta os três nomes por acaso o salvador e o criador e o consolador ñ são a mesma pessao cuidado meus amados isso não é do eterno.
o mandamento para ter a vida eterna e esse que o eterno e 1.
avatar
jose dos santos oliveira

Mensagens : 47
Pontos : 51
Data de inscrição : 28/08/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

default Re: Autoridade para batizar, quem pode realiza-lo?

Mensagem por jose dos santos oliveira em Ter 04 Out 2011, 12:48 pm

[quote="Diego"]Shalom Convidado ..

Autoridade para batizar, quem pode realiza-lo?

A sociedade religiosa de um modo geral concorda que somente os seus lideres obtem autoridade para batizar, ficando assim delimitado quem batiza, o que vc acha disso??

Essa mesma sociedade quase que por convenção compartilham a idéia que o batizando deve antes de qualquer coisa receber longos estudos e passar por uma "vistoria", o que vc pensa sobre isso ? O que as Escrituras falam desses assuntos ?

primeiro eu quero te fazer uma pergunta quantos batismos são e quando eu posso me batizar e qual deles eu vou me batizar primeiro. ai eu te digo quem pode batizar
avatar
jose dos santos oliveira

Mensagens : 47
Pontos : 51
Data de inscrição : 28/08/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

default Re: Autoridade para batizar, quem pode realiza-lo?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum