Adonay Echad


Seja bem vindo (a)!!!

Tópicos similares
    Últimos assuntos
    Bate Papo
    Quem está conectado
    4 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 4 Visitantes

    Nenhum

    [ Ver toda a lista ]


    O recorde de usuários online foi de 57 em Seg 08 Fev 2016, 6:29 am
    Parceiros



    50




    50








    50




    50



    50

    D'us é um (Echad)

    Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

    default D'us é um (Echad)

    Mensagem por Diego Yo'ets em Sex 12 Nov 2010, 12:27 pm

    "Ouve, Israel, Adonay é nosso D'us. Adonay é um."(Dt 6:4)


    Isaías 45.22 relata D'us dizendo: “Olhai para mim e sede salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou D'us, e não há outro”. Ou ainda Salmos 96.4,5: “Porque grande é o Senhor e mui digno de ser louvado, temível mais que todos os deuses. Porque todos os deuses dos povos não passam de ídolos ; o Senhor, porém, fez os céus”. Isso se explica e torna-se notório também em l Coríntios 8.5,6: “Porque, ainda que há também alguns que se chamem deuses, quer no céu ou sobre a terra, como há muitos deuses e muitos senhores, todavia, para nós há um só D'us, o Pai, de quem são todas as cousas e para quem existimos; e um só Senhor, Yeshua HaMashiach, pelo qual são todas as cousas, e nós também, por ele”.

    As Escrituras não escondem a existência de deuses (elohim) de proporções menores. Esses deuses (elohins) são criaturas, ou seja, feituras das Mãos do Eterno e único D'us YHWH. Moloque, Astorete, Baal, Dagom, Merodaque, Zeus, Hermes e Ártemis são alguns dos deuses e deusas conhecidos por nome nas Escrituras. (Levítico 18:21; Juízes 2:13; 16:23; Jeremias 50:2; Atos 14:12; 19:24) Mas apenas YHWH é identificado na Bíblia como o D'us Todo-Poderoso. Num cântico de vitória, Moisés liderou o povo cantando e indagando: “Quem entre os deuses é semelhante a ti, ó YHWH?” — Êxodo 15:11.

    A Bíblia claramente coloca YHWH acima de todos os outros deuses. Mas qual é o papel desses deuses inferiores? Será que eles e os incontáveis outros que têm sido adorados durante as eras são deidades verdadeiras, subordinadas ao D'us Todo-Poderoso, YHWH o Pai?


    A Bíblia identifica YHWH como o único D'us verdadeiro. (Salmo 83:18; João 17:3) O profeta Isaías registrou as palavras do próprio D'us quando disse: “Antes de mim não foi formado nenhum D'us e depois de mim continuou a não haver nenhum. Eu é que sou YHWH, e além de mim não há salvador.” — Isaías 43:10, 11.

    Todos os outros deuses não só são inferiores a YHWH. Na maioria dos casos, são inexistentes — apenas fruto da imaginação humana. A Bíblia se refere a esses deuses como “produto das mãos dum homem . . . , que não podem ver, nem ouvir, nem comer, nem cheirar”. (Deuteronômio 4:28) A Bíblia ensina de modo claro que YHWH é o único D'us verdadeiro.

    Não é de admirar que as Escrituras advirtam firmemente contra adorar qualquer outra deidade que não seja YHWH. Por exemplo, os yehudim (judeus) foram orientados, nos primeiros Mandamentos dado à Moisés, a não adorar qualquer outro D'us. (Êxodo 20:3) Por quê?

    Primeiro, adorar um D'us que muitas das vezes nem mesmo existe é uma grande ofensa contra o Criador. A Bíblia diz que os adoradores desses deuses falsos “trocaram a verdade de D'us pela mentira, e veneraram e prestaram serviço sagrado antes à criação do que Àquele que criou”. (Romanos 1:25)


    Há um outro motivo para a advertência firme da Bíblia contra adorar qualquer pessoa ou coisa que não seja YHWH: essa adoração seria uma enorme perda de tempo e de energia. O profeta Isaías declarou sabiamente: “Quem é que formou um D'us ou fez uma mera imagem fundida? Foi de absolutamente nenhum proveito.” (Isaías 44:10) A Bíblia também diz que “todos os deuses dos povos são deuses que nada valem”. (Salmo 96:5) Os deuses falsos não são nada e adorar o nada resulta em nada.


    Yeshua, os anjos e o hasatan


    As Escrituras às vezes se referem a pessoas reais como deuses (elohim)(o 10:34,35, Sl 82:6,Ex 4:16). No entanto, uma análise mais cuidadosa mostra claramente que o termo “D'us” nesses casos não tem o objetivo de apresentar essas pessoas como deidades. Em vez disso, nos idiomas em que a Bíblia foi escrita originalmente, o termo “D'us” também era usado para descrever alguém poderoso, divino ou que convivesse com o D'us Todo-Poderoso.

    Por exemplo, alguns versículos bíblicos se referem a Yeshua HaMashiach como um D'us. (Isaías 9:6, 7; João 1:1, 18) Será que isso indica que Yeshua deve ser adorado? O próprio Yeshua respondeu: "Devemos adorar a D'us, e somente a Ele. Assim está nas Escrituras". (Lucas 4:Cool É evidente que, embora Yeshua seja poderoso e de natureza divina, a Bíblia não o retrata como um objeto de adoração.

    A Bíblia também se refere aos anjos como sendo “semelhantes a D'us”. (Salmo 8:5; Hebreus 2:7) Mas em nenhum lugar das Escrituras os humanos são incentivados a adorar os anjos. De fato, em certa ocasião, o idoso apóstolo João ficou tão impressionado pela presença de um anjo que se prostrou para adorá-lo. Mas o anjo respondeu: “Toma cuidado! Não faças isso! . . . Adora a D'us.” — Apocalipse 19:10.

    O apóstolo Paulo se referiu ao Diabo como “o D'us deste sistema de coisas”. (2 Coríntios 4:4) Como “governante deste mundo”, o Diabo tem promovido a adoração de incontáveis deuses falsos. (João 12:31) Desse modo, toda a adoração dirigida a deuses criados pelo homem é, na realidade, adoração prestada a Satanás. Mas Satanás não é um D'us que merece a nossa adoração. Ele nomeou a si mesmo governante, sendo um usurpador. No devido tempo, ele próprio e todas as formas de adoração falsa serão eliminados. Quando isso ocorrer, toda a humanidade — sim, toda a criação — reconhecerá para sempre a YHWH como o único D'us verdadeiro e vivente. — Jeremias 10:10.

    Assim ficamos certos que Adonay é somente um e todo o restante da criação são feituras suas.

    “Porque, ainda que há também alguns que se chamem deuses, quer no céu ou sobre a terra, como há muitos deuses e muitos senhores, todavia, para nós há um só D'us, o Pai, de quem são todas as cousas e para quem existimos; e um só Senhor, Yeshua HaMashiach, pelo qual são todas as cousas, e nós também, por ele”.(I cor 8.5,6).

    Diego.
    avatar
    Diego Yo'ets
    Administrador
    Administrador

    Mensagens : 594
    Pontos : 843
    Data de inscrição : 08/11/2010
    Idade : 34
    Localização : Fortaleza-Ce

    http://adonayechad.forumeiros.com

    Voltar ao Topo Ir em baixo

    Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

    - Tópicos similares

     
    Permissão deste fórum:
    Você não pode responder aos tópicos neste fórum