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Chanuká

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Mensagem por Eunice bat Tsur em Qua 24 Nov 2010, 9:50 pm

Chanuká: é uma palavra hebraica, tem sua origem no grego. É a festa das luzes, mas é mais ainda a festa dos milagres.


Na Nova Aliança (NT), encontramos Yeshua (Yeshua) passeando no Templo na comemoração da Festa da Dedicação ou Consagração, Chanuká (João 10:22).
No Primeiro Testamento (VT), não encontramos esta celebração, pois o fato que deu origem a esta Festa ocorreu no ano 165 a.e.c (antes da era comum).

Chanuká não é um “Natal” judaico. Devemos evitar tudo o que é semelhante à festa pagã natalina.


A Festa de Natal é uma festa pagã ao D'us SOL, comemorada há milênios antes do nascimento de Yeshua HaMashiach. Em nenhum momento Yeshua pede que se comemore o seu nascimento. Não existe relato dos cristãos comemorando esta data. Após vários anos enganando os cristãos despreparados, o paganismo assume a adoração única e exclusiva de papai Noel.

A história do natal começa na verdade pelo menos há alguns milênios antes do nascimento de Yeshua. É tão antiga quanto a civilização Babilônica e Persa.
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Mensagem por Diego Yo'ets em Qui 25 Nov 2010, 8:00 am

Shalom Eunice...

Pertinente essa questão natalina, mas o que mais podemos e devemos saber sobre a Chanuká ???

Lehi.
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Mensagem por Eunice bat Tsur em Qui 25 Nov 2010, 8:42 pm

Shalom

Também é interessante saber que o Chanuká este ano pelo Calendário Hebraico terá Início: 25 de Kislev de 5771

(Calendário Gregoriano) Data de Início em 2010: 2 de Dezembro

( A data hebraica indica a véspera)


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Mensagem por Eunice bat Tsur em Qui 25 Nov 2010, 8:45 pm

Celebra-se Chanuká desde o ano 124 a.e.c (antes da era comum).

O Contexto Historico é bastante interessante:

O povo judeu quando retornou do exílio Babilônico à Terra de Israel reconstruiu o Templo Sagrado. Porém permaneceu submetido ao domínio das forças imperiais persas, sendo mais tarde conquistados pelo exército do Imperador Grego, Alexandre o Grande. O grande império de Alexandre é dividido entre seus quatro generais, logo após sua morte. Dominaram a Ásia Menor, Síria, Egito e a Macedônia.


Israel neste período, encontrava-se sob o controle da Dinastia Selêucida. Antíoco IV, imperador desta dinastia, apelidado de Epifânes, conquista o domínio sobre a região do Oriente Médio e investe contra toda a região da Judéia. Sua missão era disseminar a cultura e o pensamento helenista, impondo os costumes, as tradições e a religião. Criaria assim, uma unidade nacional através da integração das culturas de todos os povos sob seu domínio. Inicia-se uma rápida helenização (propagação da cultura greco-macedônica dos Balcãs para as terras que margeavam o Mar Mediterrâneo). Os povos pagãos conquistados não tinham dificuldade em se adaptar às novas exigências da cultura grega com seus deuses e ídolos.

Os judeus, como único povo a rejeitar todo e qualquer tipo de idolatria, por crerem em um só D'us, passam a ser obstáculo ao processo de helenização difundido por Antíoco Epifânes.
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Mensagem por Eunice bat Tsur em Qui 25 Nov 2010, 8:47 pm

Inicia-se a perseguição ao povo judeu.

Proibe-se o cumprimento de preceitos da Torá tais como:a observância do Shabat, a circuncisão, as restrições da comida Kasher (Kashirut), a comemoração das Festas Bíblicas e estipula-se que apenas porcos poderiam ser sacrificados no Templo. Tudo isso sob pena de morte. Converteu-se o Templo de Jerusalém em um santuário consagrado a Zeus (D'us grego), com sacrifícios abomináveis.


Matitiahu, o velho Cohen (sacerdote), da família dos Hasmoneus, juntamente com seus cinco filhos, dão início a uma revolta judaica. Matam um oficial sírio e todos os seus soldados. Outros judeus aderem a revolta. Com a morte de Matitiahu, seu filho Yehuda tornou-se o líder dos revoltosos, ficando conhecidos como Macabeus. Os sírios mesmo sendo militarmente superiores acabam derrotados pelos Macabeus. Em 165 a.e.c., Yehuda consegue libertar Jerusalém. A primeira medida tomada pelos vencedores foi a restauração e reconsagração do Templo, daí Chanuká também significar purificação.
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Mensagem por Eunice bat Tsur em Qui 25 Nov 2010, 8:49 pm

A santidade da Festa de Chanuká tem origem neste aspecto espiritual da vitória que é o grito de guerra adotado pelos Macabeus: “Mi camochá baEl'im haShem” (Quem entre os deuses pode se comparar a haShem (D'us) Ex 15:11). Estamos aqui nos referindo à grandeza da fé como arma na campo de batalha.

Chanuká significa para nós a luta pela sobrevivência espiritual.
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Mensagem por Eunice bat Tsur em Qui 25 Nov 2010, 8:51 pm

e então acontece O milagre

Outro aspecto espiritual importante é o milagre do vaso de óleo.

Quando os judeus entraram no Santuário, encontraram ali um único frasco de óleo puro, lacrado com selo do Cohen Gadol (Sumo Sacerdote), o bastante para alimentar a Menorá (candelabro), por apenas um dia. Ora, a Torá diz claramente que a Menorá deve estar acesa continuamente (Lev. 24:2-4). Ademais, não se podiam moer as olivas para delas extrair óleo puro durante os sete dias da purificação exigida pelo contato com os mortos da guerra (Nm. 19:11). Foi então que um dos milagres aconteceu. O óleo de um dia ardeu durante oito dias.

Israel descansou após a vitória sobre seus inimigos. Os Macabeus fizeram um outro candelabro (menos nobre que a Menorá) chamado Chanukiá com o objetivo de difundir os milagres ocorridos. A Chanukiá é um candelabro com oito braços. Uma vela ou pavio embebido em óleo é acesa na primeira noite e uma mais em cada noite seguinte. Além dos oito braços, a Chanukiá possui um suplementar, o shamash, que significa servo ou criado, que contém uma vela com a qual se acende as demais. Ao acender as Chanukiot (plural de Chanukiá) o povo judeu dá testemunho para as nações de que a única luz neste mundo é a que D'us faz brilhar.

Para nós esta luz representa Yeshua haMashiach (Yeshua o Messias) Jo. 8:12.
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Mensagem por Eunice bat Tsur em Qui 25 Nov 2010, 8:53 pm

O que é o Sevivon?

Antíoco IV decretou que cada aula de Torá era crime punível com morte ou prisão. Em desafio, as crianças estudavam em segredo. Quando as patrulhas sírias eram avistadas, fingiam estar jogando uma inocente brincadeira de pião, também conhecido como sevivon (em hebraico).

Todo sevivon possui quatro lados com uma letra hebraica em cada um deles. Cada letra é a inicial de uma palavra. As quatro letras são:
n primeira letra da palavra nes, que significa "milagre"
g primeira letra de gadol, que significa "grande”
h primeira letra de haya, que significa "era" ou "foi"
s primeira letra de sham, que significa "lá"

Juntas, estas letras formam a frase: “Nes gadol haya sham” (Um grande milagre aconteceu lá). Em Israel substitui-se a letra s (shin) por p (pe), da palavra po (aqui) já que o milagre ocorreu em Israel.
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Mensagem por Pereira em Ter 21 Dez 2010, 12:29 pm

Essa festa de fato não é um mandamento Bíblico.
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Mensagem por Diego Yo'ets em Ter 21 Dez 2010, 2:19 pm

Pereira escreveu:Essa festa de fato não é um mandamento Bíblico.

Vc tem razão, não é mesmo. Mas para vc tanto faz nenhuma é mesmo rsrs (brincadeira).

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Mensagem por Pereira em Ter 21 Dez 2010, 2:28 pm

Amado Diego,

Quais as festas que os Antigos Patriarcas observavam?
Digo, de Adam a Abruham quais festas estes homens de fé observavam?
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Mensagem por Diego Yo'ets em Ter 21 Dez 2010, 3:07 pm

Pereira escreveu:Amado Diego,

Quais as festas que os Antigos Patriarcas observavam?
Digo, de Adam a Abruham quais festas estes homens de fé observavam?

E quais deles creram eu Yeshua ?

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Mensagem por Pereira em Ter 21 Dez 2010, 3:59 pm

Todos eles, pois morreram esperando o Redentor prometido no Edem e muitas vees depois.

prova disso temos o testemunho de Simeão.

Lucas 2:29 28 Simeão o tomou em seus braços, e louvou a ULHIM, e disse:
29 Agora, YHWH (lê-se Yaohuh) , despedes em paz o teu servo, segundo a tua palavra;
30 pois os meus olhos já viram a tua salvação,
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Mensagem por Eunice bat Tsur em Qua 22 Dez 2010, 2:43 pm

Bom Diego, acho que a bola está nas suas mãos rsrsr bounce

mas o desafio é interessante!
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Mensagem por DiegoC em Qua 22 Dez 2010, 3:14 pm

Pereira escreveu:Todos eles, pois morreram esperando o Redentor prometido no Edem e muitas vees depois.

prova disso temos o testemunho de Simeão.

Lucas 2:29 28 Simeão o tomou em seus braços, e louvou a ULHIM, e disse:
29 Agora, YHWH (lê-se Yaohuh) , despedes em paz o teu servo, segundo a tua palavra;
30 pois os meus olhos já viram a tua salvação,

Se eles morreram esperando o Messias, morreram então esperando o dia de celebrar a festa dos Tabernáculos, o dia que o Messias tabernaculará eternamente entre nós.

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Mensagem por Pereira em Ter 18 Jan 2011, 8:50 am

Amado Diego,

É dessa forma que surgem os preceitos de homens que o Ungido falou.

Marcos 7:7 mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.


Veja o que o amado escreveu: "Se eles morreram esperando o Messias, morreram então esperando o dia de celebrar a festa dos Tabernáculos, o dia que o Messias tabernaculará eternamente entre nós."

Com isso o amado está tentando provar quie os Antigos Patriarcas observavam as festas. Isso não é um fato Bíblico.

Pergunto novamente: de Adam a Abruham quais festas estes homens de fé observavam?
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