Adonay Echad


Seja bem vindo (a)!!!

Últimos assuntos
Bate Papo
Quem está conectado
1 usuário online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 1 Visitante

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 57 em Seg 08 Fev 2016, 6:29 am
Parceiros



50




50








50




50



50

Significado e propósito...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

default Significado e propósito...

Mensagem por Patrick em Ter 21 Dez 2010, 12:00 pm

Esse é o nome dado à cerimônia que insere o jovem judeu como um membro maduro espiritualmente falando na comunidade judaica e na Congregação ou Sinagoga ao qual pertence.

Quando um jovem atinge a sua maturidade, aos 12 anos para a menina e aos 13 anos para os meninos, passa a se tornar responsável, pelos seus atos, de acordo com a Torah. Nessa altura, diz-se que o menino passa a ser Bar Mizváh, filho do mandamento e a menina passa a ser Bat Mitzváh, filha do mandamento.

Pressupõe-se, então que a partir dessa idade, o(a) jovem passe a ser responsável por observar os mandamentos dados pelo Eterno. Ao completar essa idade, o menino é chamado pela primeira vez para a leitura da Torah. A partir desse momento, no caso dos meninos, eles poderão então, ser integrados para o míniam (Quórum mínimo de 10 homens adultos para a realização de certas cerimônias judaicas). A leitura da Torah é elemento fundamental da cerimônia, já que receber uma Aliá - ou seja, ser chamado a ler a Torah é uma dádiva espiritual que só pode ser dado a um judeu que já tenha completado a maioridade espiritual.

Durante a cerimônia o pai é convidado a abençoar o (a) filho(a) e irá orar para que o Eterno o faça amadurecer espiritualmente, para que alcance prosperidade, longevidade, fecundidade, sucesso e seja frutífero. O (a) jovem faz uma declaração onde afirma que está consciente da importância desta benção para a sua vida. Declara também o seu amor e obediência a seus pais reconhecendo-os como autoridade sobre a sua vida. E ainda, afirmará que fará tudo para temer e andar no caminho do Eterno, o D’us de Israel confessando-o como o D’us uno e verdadeiro, e também depositando a confiança em Seu filho Yeshua, como o Messias e aquele a quem o Eterno deu autoridade para ser Senhor e Salvador da terra e dos homens.

O texto bíblico que deve ser lido pelo(a) jovem depende da data de seu nascimento (dia, mês e ano). O calendário judaico para se localizar quais os textos da Bíblia devem ser lidos, e pode ser encontrados em sites judaicos na internet. Como judeus messiânicos costumamos propor também ao jovem que leia um pequeno trecho da Brit Hadashá (Novo Testamento) que seja revelado pelo Eterno.

É comum presentear-se o menino com o talit e os tefilin (filactérios) e a menina com um anel especial e, após a cerimônia, oferecer-se um jantar ou uma festa apropriada para essa ocasião.

Essa cerimônia é muito importante e extremamente marcante para o (a) jovem, pais e convidados, e o Espírito do Eterno sempre se faz presente para autenticar e impactar grandemente todos os presentes Baruch HaShem!!

Silvana Sobocinski de Andrade

Patrick
Colunista
Colunista

Mensagens : 41
Pontos : 124
Data de inscrição : 18/11/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum