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Mensagem por Anderson de Carvalho Sáb 11 maio 2013, 1:17 pm

Shabat Shalom para todos!

De acordo com as Escrituras Sagradas, o que seria o “Evangelho”?
Será que ele é um conjunto de doutrinas?
Uma “nova lei” para os que querem servir a D’us?
Seria a “Lei de o Messias”?
Algo para ser vivido pelos crentes?

“Evangelho” é uma palavra transliterada do grego “evangellion”, que foi traduzida do hebraico “Bessorah” = BOAS NOVAS.
Este termo aparece pela primeira vez em relação ao Messias em Yesha'yahu 40:9: “Tu, anunciador de boas-novas a Sião, sobe a um monte alto. Tu, anunciador de boas-novas a Jerusalém, levanta a voz fortemente; levanta-a, não temas e dize às cidades de Judá: Eis aqui está o vosso D’us.”

E depois nestes textos:
Yesha'yahu 41:27: “Eu sou o que primeiro direi a Sião: Eis que ali estão; e a Jerusalém darei um anunciador de boas-novas.”

Yesha'yahu 52:7: “Quão suaves são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu D’us reina!”

Yesha'yahu 61:1: “O Espírito de ADONAI está sobre mim, porque ADONAI me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos;”

Nachum 1:15: “Eis sobre os montes os pés do que traz boas-novas, do que anuncia a paz! Celebra as tuas festas, ó Judá, cumpre os teus votos, porque o ímpio não tornará mais a passar por ti; ele é inteiramente exterminado.”

O Evangelho, de acordo com as Escrituras, é algo genuinamente judaico, direcionado primeiramente aos judeus, com base nas Alianças e promessas dadas aos Patriarcas de Israel:
Atos 3:18: “Mas D’us assim cumpriu o que já dantes pela boca de todos os seus profetas havia anunciado: que o Messias havia de padecer.”

Atos 3:24: “E todos os profetas, desde Samuel, todos quantos depois falaram, também anunciaram estes dias.”

Atos 10:43: “A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome.”

Atos 24:14 (palavras de Sha’ul): “Mas confesso-te que, conforme aquele Caminho, a que chamam seita, assim sirvo ao D’us de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na Lei e nos Profetas.”

Atos 26:22 (palavras de Sha’ul): “Mas, alcançando socorro de D’us, ainda até ao dia de hoje permaneço, dando testemunho, tanto a pequenos como a grandes, não dizendo nada mais do que o que os profetas e Moisés disseram que devia acontecer,”

Atos 28:23: “E, havendo-lhe eles assinalado um dia, muitos foram ter com ele à pousada, aos quais declarava com bom testemunho o Reino de D’us e procurava persuadi-los à fé de Yeshua, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas, desde pela manhã até à tarde.”

Romanos 1:2: “o qual antes havia prometido pelos seus profetas nas Santas Escrituras,”

Romanos 1:16: “Porque não me envergonho do evangelho de o Messias, pois é o poder de D’us para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.”

Romanos 3:21: “Mas, agora, se manifestou, sem a lei, a justiça de D’us, tendo o testemunho da Lei e dos Profetas,”

Romanos 16:26: “mas que se manifestou agora e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do D’us eterno, a todas as nações para obediência da fé,”

O Evangelho nunca foi “cristão”, e jamais surgiu com o “cristianismo”.
O Evangelho sempre foi uma promessa para Israel em primeiro lugar, e que depois seria estendido às nações por meio de Israel = a Torah, os Profetas, o Mashiach e os Apóstolos.
O pleno cumprimento da promessa do Evangelho é a Nova Aliança com Israel (Yirmeyahu 31), selada com o Sangue de Yeshua: “Porque isto é o meu sangue, o sangue da Nova Aliança, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.” (Mateus 26:28 ).

A mensagem do Evangelho é uma convocação ao arrependimento e à chegada do Reino de D’us – a “palavra da cruz” (1 Coríntios 1:18), faz parte deste Evangelho, mas não é ele.
O principal propósito da Igreja na Terra não é “pregar o Evangelho”, mas trazer o Reino de D’us – a pregação do Evangelho faz parte deste propósito, pois a sua mensagem é a “porta de entrada” para que haja uma compreensão deste Reino aos que crêem, e que um dia ele virá fisicamente.
O ponto principal da convocação ao arrependimento e da chegada do Reino de D’us não está na morte do Mashiach, e sim em Sua Ressurreição:
1 Coríntios 15:14: “E, se o Messias não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.”
1 Coríntios 15:17: “E, se o Messias não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.”

A mensagem do Evangelho não deve ser algo melancólico, triste, com base somente no sofrimento e no amor de Yeshua, algo que se concentre em comover o ouvinte.
O Evangelho deve trazer à luz a necessidade de arrependimento, de que este mundo jaz no maligno e que o Reino de D’us está chegando!

E não há Evangelho genuíno sem Israel.

Tudo o que D’us deseja para a humanidade, teve seu início com Israel, e sem Israel os propósitos Dele jamais se cumprirão plenamente.
Sha’ul nos ensina que tanto judeus como gentios, todos estão debaixo do pecado, para que D’us usasse de misericórdia para com todos, logo, no tocante à salvação e ao pecado, não há acepção de pessoas.

Porém, em relação às promessas, às Alianças e aos propósitos do Reino, Israel tem a primazia = RESPONSABILIDADE MAIOR.
No Messias, o judeu pode desfrutar de tudo aquilo que já é dele por herança, e o gentio pode fazer parte desta herança também por meio da Fé, e o Evangelho é que traz, tanto a judeus como gentios, para perto Daquele que é a Porta, o Caminho e o Bom Pastor = YESHUA.
Anderson de Carvalho
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