Amado Diego,
O AMADO DIZ: Levando em conta que D'us tenha apenas aconselhado, o texto nos apresenta que após esse aconselhamento ouve um aviso de punição e esse aviso consta a máxima tragédia que pode ocorrer ao homem, correto ?
Correto. A tragédia é a morte. E a morte aqui não é somente a física, é sim primeiramente a morte espiritual. Que é o afastamento de ULHIM o doador da vida.
O AMADO DIZ: Sendo sim sua resposta, teremos que dizer que se o homem morre em decorrência de uma uma punição pelo ato rebelde e a morte não é o ojetivo e nem a vontade humana, vemos que o "conselho" não é bem um conselho mas uma norma, regra ou lei que gira em torno de uma advertência dantes avisada.
É importante notar que este exemplo não se aplica no primeiro Adam, pois ele bem sabia as conseqüências de seus atos. Este fez por livre e espontânea vontade.
Já nas próximas gerações é herança
Romanos 5: 12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.
O AMADO DIZ: Se o homem morre, após a desobediência ele não continuará livre após transgredi-la portanto mesmo que ele tenha liberdade de pecar ele não terá liberdade de continuar vivendo e por isso eu disse que D'us restringiu nossa liberdade. Muito embora o homem pudesse escolher não comer ou comer, uma vez comendo não teria a liberdade de viver ou morrer, pois certamente morreria.
No que refere-se a Vida, o homem continua tendo a liberdade. Quando pode escolher reconhecer o Ungido como Seu Único e suficiente salvador.
O AMADO DIZ: Como sem lei ?? Sempre existiu leis que rejem o mundo atraves da Palavra de ordem do Criador. No Édem, mesmo antes da queda matar, roubar, adulterar etc.. Já era pecado, agora não é porque não era conhecido do homem tais práticas que já não fosse coisas erradas diante o padrão Divino.
Bom amado, este é somente o seu entendimento. Por que sobre isso está escrito:
Romanos 2: 12 Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados.
O AMADO DIZ: Erramos em achar que D'us simplesmente orientou sobre não se comer da árvore do jardim e que somente isso seria pecado. O que de fato vemos no relato de Bereshit é que o Eterno deu várias instruções, mandando que se nomea-se os animais, que se comesse, que se reproduzissem etc.. Qualquer violação dessas Leis seria uma afronta ao Criador e certamente passível de punição. Tudo que sai da Boca do Eterno é Torah (instrução) e deve cumprir o plano designado, portanto alegar que os antigos não tinham leis e´totalmente fora de contexto.
Precisamos deixar bem claro aqui que este é somente o seu entendimento. Não é o ensino Bíblico. Pois não havendo pecado, não há necessidade de Lei. O homem não tinha pecado, era separado de ULHIM e por isso tinham comunhão.
O homem foi criado à imagem de ULHIM, portanto sempecado.
Bereshit 1:27 Criou, pois, ULHIM o homem à sua imagem; à imagem de ULHIM o criou;...
O AMADO DIZ: Vemos ainda pelo relato, que ao comer o fruto da árvore, se abriria o entendimento humano, ou seja, esse passaria a entender o que é bom ou mal e perfeitamente apto a discernir por onde trilhar.
Por este motivo o que estava em evidência ali no Éden não era o CERTO ou ERRADO. Era sim a submissão, obediência, o amor.
O AMADO DIZ: Paulo nos diz que no homem interior existem provas cabais gravada nele para que esse identifique seu Criador. fala ainda que até mesmo na natureza se encontra tais provas, enfim, por mais ímpio que possa ser o homem ele de fato é conhecedor do bem e do mal e jamais poderá alegar ignorância sobre seus pecados. (Rm 1:19,20 , At 14:17)
De fato essa é nossa herança em Adam.
O conhecimento do bem e do mal é um grande veneno para o homem e por isso YAOHU UL, na sua bondade, proibiu o homem de comer deste fruto. O conhecimento do bem e do mal é um enorme empecilho ao exercício da submissão. O conhecimento do bem e do mal não impede a submissão, mas a torna extremamente mais difícil para o homem. Porque? Porque quando adquirimos conhecimento do bem e do mal, passamos a julgar todas as ordens superiores, avaliar todas as intenções superiores, julgar o caráter dos superiores, avaliar as conseqüências da execução das ordens superiores, julgar a retidão e a justiça das ordens superiores.
O mais triste nisso tudo é que muitas vezes, no nosso julgamento, prevalece o nosso conceito de certo e errado, bem e mal, e a ordem superior que deveria ser obedecida é descartada, fazendo a rebeldia prevalecer. A verdade é que, se permitirmos que o conhecimento do bem e do mal nos domine, compararemos todas as ordens do Altíssimo com nossos próprios padrões, e se não concordarmos, não obedeceremos. Isto é soberba!
O coração de YAOHU UL para Adam (Adão) era de estar sempre junto a ele e instruí-lo a cada instante sobre o que deveria ou não fazer. Nunca foi o desejo de YAOHU UL que o homem buscasse acertar por si mesmo ou por si mesmo evitasse errar. Na mente de YAOHU UL, certo é fazer o que Ele manda, seja lá o que for. Errado, segundo a mente de YAOHU UL, é não fazer o que Ele mandou, ou fazer o que Ele não mandou. O que me move a fazer alguma coisa ou deixar de fazer alguma coisa não deve ser nunca o meu julgamento sobre ser aquilo bom ou mau, certo ou errado. O que me move a fazer qualquer coisa ou deixar de fazer deve ser, obrigatoriamente, a vontade de YAOHU UL. Se YAOHU UL mandou, é certo. Se YAOHU UL proibiu, é errado. Isso é submissão.
O AMADO DIZ: Irmão o pecado é tão legal que Paulo chega a dizer que Dentro dele existe duas leis guerreiam entre si, medindo força. Uma é a Lei de D'us (Torah) que no seu interior ele tem prazer em seguir e outra a lei do pecado que impulsiona sua carne a transagredir a Lei do Eterno.
"Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de D'us; mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros "(Rm 7, leia todo o capitulo)
Sim amado, quando falamos em fazer. Ms o pecado não está no fazer, O peado esta no SER.
A vida nova em YAOHUSHUA não se compõe de fazer coisas, nem de freqüentar regularmente igrejas, nem de cumprir alguns rituais dominicais, nem de fazer o que se acha bom e não fazer o que se acha ruim. A vida renascida em YAOHUSHUA está baseada em exibirmos com a nossa vida os princípios de luz: humildade, submissão e dependência. Tudo o que fizermos, dissermos, pensarmos, e crermos, como fruto dos princípios de luz, será reto, santo e justo aos olhos de YAOHU UL. Tudo quanto fizermos, dissermos, pensarmos, e crermos, fora dos princípios de luz, ou seja, em soberba, rebeldia e independência, é iniquidade aos olhos de YAOHU UL, e neste caso, não importa que aparência externa de santidade o ato possa ter. As escrituras nos mostram esta realidade com muita clareza em ManYAOHU (Mat-us) 7:21-23. Logo no verso 21, YAOHUSHUA nos diz: “Nem todo que me diz: Molkhiul (Rei), Molkhiul (Rei), entrará no reino dos céus, senão aquele que faz a vontade de Meu Pai que está nos céus”.
O AMADO DIZ Farei de conta que vc esteje certo, contudo me responda algumas coisas.
De fatyo estamos certos. Por que é assim que a Bíblia nos ensina.
O AMADO DIZ Se ninguém é obrigado a guardar a Torah, porque ela foi escrita no coração do homem ?
Para que todos homens sejam indesculpáveis em suas escolhas.
Romanos 2:15 pois mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os,
O AMADO DIZ Se não somos mais obrigados a guardar a Torah, obrigatóriamente não temos mais leis, e não havendo lei não há pecados, porque ainda hj pecamos ?
Amado, peado é UM ESTADO não são atos.
Segundo as escrituras o homem nasce em pecado. Todos são pecadores por herança não por atos.
Romanos 5: 12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram.
O AMADO DIZ Se a Lei passou e não nos cabe mais, como D'us irá dizer no dia do Juizo que pecamos? Baseado em que ele nos atribuirá o pecado ? Baseado em que dará a segunda morte aos ímpios ?
O Ungido responde dizendo: “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único ULHIM verdadeiro, e a Yahushua Mehushkhay, aquele que tu enviaste.”
Yaohukhánam 17: 3 E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único ULHIM verdadeiro, e a Yahushua Mehushkhay, aquele que tu enviaste.
O AMADO DIZ Só uma observação sobre o Texto de Rm 10:4. O fim da Torah é HaMashiach no sentido de finalidade, proposito, porque o correto ensino adimite que a Lei aponta para o Messias.
Amado, suas conclusões não estão de acordo com as Escrituras. Basta obsr5var o contexto e teremos
Romanos 10: 3 Porquanto, não conhecendo a justiça de ULHIM, e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à justiça de ULHIM.
4 Pois Mehushkhay é o fim da lei para justificar a todo aquele que crê.
5 Porque Mehushua escreve que o homem que pratica a justiça que vem da lei viverá por ela.
8 Mas que diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé, que pregamos.
9 Porque, se com a tua boca confessares a Yaohushua como Odorul, e em teu coração creres que ULHIM o ressuscitou dentre os mortos, será salvo;
10 pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
11 Porque a Escritura diz: Ninguém que nele crê será confundido.
12 Porquanto não há distinção entre judeu e grego; porque o mesmo Odmorul o é de todos, rico para com todos os que o invocam.
13 Porque: Todo aquele que invocar o nome YHWH será salvo.
Sáb 03 Set 2016, 8:55 pm por azzi
» Eu sou o Diego e você quem é ??
Sex 06 Mar 2015, 11:58 am por Ebel
» 9º Encontro Judaico Amigos da Torah
Ter 10 Fev 2015, 12:07 am por Amigos da Torah
» Sobre Romanos 11
Qui 12 Jun 2014, 2:00 pm por Anderson de Carvalho
» O "véu" de 2ª Coríntios 3
Qui 12 Jun 2014, 1:58 pm por Anderson de Carvalho
» Yeshua, os juizes e Moises eram deuses? Politeismo?
Sex 16 maio 2014, 10:47 am por azzi
» A Lei ou o espírito da Lei?
Ter 13 maio 2014, 11:27 pm por Eliel Laurentino de Melo
» "Ouve, Israel, Adonay é nosso D'us. Adonay é um."(Dt 6:4)"
Qua 16 Abr 2014, 1:39 pm por azzi
» Reunião de Grupo de Estudos - Porto Alegre/ RS
Qui 27 Fev 2014, 2:59 am por Antonio Carlos Do Nacimen