Irmã Jane..
Tenho que discordar desse comentário, pois considero que a nobre irmã se enganou na interpretação de Cl 2: 14 e 15.
O texto não trata de lei cerimoniais, até porque não existe divisões de leis na Torah. TUDO na Torah descrito deve ser observado com a ótica messiânica e não abandonada como algo infrutífero e abolido, até porque todas as ordenanças saíram da BOCA de D'us.
Agora vou expôr a interpretação que julgo que o texto merece:
Tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz. (Cl 2)
O que Paulo ensina??
Que Yeshua aboliu o ESCRITO de dívida que era contra nós.
Mas então o que é o escrito de dívida?? É a Torah??
Não!! Mas é as condenações que estão na Torah, que faz o papel de acusação contra o pecado. A Torah é composta por leis negativas (não farás) e leis positivas (farás), quando vamos contra essas leis, estamos indo contrário ao que D'us estipulou, ai surge o pecado (Transgressão a lei, I Jo 3;4 RA), na transgressão surge também uma divida que deve ser paga, e o que seria essa dívida??
Em primeira instância é a morte, pois todos que pecam devem morrer, e em segunda instância a dívida é estipulada segundo o mandamento que rege o tal tipo de transgressão, por exemplo : Quem toca em porco deve se purificar com um banho batismal e assim por diante. Cada lei exige uma punição e essa punição é que Paulo chama de "Cédula" ou "Escrito de Divida" a qual o nosso gracioso Messias cravou na cruz. O Pecado não mais nos imputa condenação, pois a ultima lavagem foi feita com sangue carmesim.
No que diz respeito a Mt 5: 17-19, tbm peço desculpas por não concordar, pois quando Yeshua diz que nem um YUD (til) cairia da lei, está nos dando a amplitude da Torah, e não se reportando somente ao decálogo. A lei que Yeshua cumpriu foi na verdade TODA a vontade de seu Pai e não pontos pinçados a sua (Yeshua) bel escolha.
O decálogo é uma síntese da Lei e não uma lei fora a parte, assim como o resumo que Yeshua fez não é a lei e sim mais uma síntese (resumo). Torah (instrução no original) é TUDO que Adonay ensina, portanto tudo da Lei, profetas, Salmos e escritos
Espero irmã que não se chateie comigo, mas antes medite no que eu disse.
Diego.
Shalom...
Sáb 03 Set 2016, 8:55 pm por azzi
» Eu sou o Diego e você quem é ??
Sex 06 Mar 2015, 11:58 am por Ebel
» 9º Encontro Judaico Amigos da Torah
Ter 10 Fev 2015, 12:07 am por Amigos da Torah
» Sobre Romanos 11
Qui 12 Jun 2014, 2:00 pm por Anderson de Carvalho
» O "véu" de 2ª Coríntios 3
Qui 12 Jun 2014, 1:58 pm por Anderson de Carvalho
» Yeshua, os juizes e Moises eram deuses? Politeismo?
Sex 16 maio 2014, 10:47 am por azzi
» A Lei ou o espírito da Lei?
Ter 13 maio 2014, 11:27 pm por Eliel Laurentino de Melo
» "Ouve, Israel, Adonay é nosso D'us. Adonay é um."(Dt 6:4)"
Qua 16 Abr 2014, 1:39 pm por azzi
» Reunião de Grupo de Estudos - Porto Alegre/ RS
Qui 27 Fev 2014, 2:59 am por Antonio Carlos Do Nacimen