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O livro de Gálatas contra a Torah ?

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Mensagem por Patrick Qui 18 Nov 2010, 11:48 am

O livro de Gálatas contra a Torah ?

M: PATRICK P.VARGAS
A interpretação clássica do Cristianismo é que o livro de Gálatas indica que ninguém é capaz de
cumprir os mandamentos da Torah com perfeição e que se tentarmos, seremos amaldiçoados.
O grande abuso que existe do texto, que é completamente extirpado de seu contexto original, fica
evidente quando pensamos a respeito dos itens abaixo:
1 – AS ESCRITURAS SE CONTRADIZEM?
Só existe uma forma coerente de interpretar as escrituras: a de harmonizar os textos, e não colocá-los
em antagonismo. Portanto, se uma determinada passagem parece contradizer uma revelação anterior,
temos que rever a leitura que estamos fazendo de tal passagem.
Portanto, a única interpretação aceitável do Brit Hadasha (o `novo' testamento) é aquela na qual o
mesmo não entra em contradição com o Tanach (primeiro testamento).
Desta forma, cabe a pergunta: será que Paulo quis mesmo dizer que a Torah não deveria mais ser
cumprida, sendo que o Eterno disse que a Torah permaneceria para sempre? Vamos analisar esta
premissa.
2 – POSSO ME CASAR COM MINHA IRMÃ?
Qual seria a resposta se perguntássemos a um pastor cristão se podemos casar com um irmão de
sangue? Ou se somos mesmo obrigados a dar o dízimo? A verdade é que nenhum respaldo é
encontrado no Brit Hadasha (`novo' testamento) para dizer que não podemos nos casar com irmãos
de sangue ou que ainda devemos dar o dízimo, se a Torah foi abolida. Devo dizer mais ainda, se
levamos em conta a interpretação tradicional do Cristianismo, sou maldito se tentar fazer tais coisas.
3 - PAULO AMALDIÇOOU TIMÓTEO?
Ora, se de fato o livro de Gálatas nos indica que a circuncisão é maldição, então por que Paulo
amaldiçoou Timóteo? (Atos 16:3) Esta pergunta já começa a nos dar indícios de que, ou Paulo não
era uma pessoa confiável, ou o ato de circuncidar ou não, por si só, não era o que Paulo estava
tratando em Gálatas
4 – PAULO ERA HIPÓCRITA?
Se observamos a `carreira' de Paulo, percebemos uma grande contradição (isto é, se ele realmente foi
do jeito que o Cristianismo descreve):
Ano 48-49 DC – Paulo escreve o livro de Gálatas
Ano 50 DC – Ocorre o Concílio de Jerusalém (Atos 15) e Paulo se
declara cumpridor da Torah.
Se lemos Atos 15:1-2, temos uma `dica' com relação ao real objetivo da carta de Gálatas, e o que
estava acontecendo na época:
"Alguns homens desceram da Judéia para Antioquia e passaram a ensinar aos irmãos: `Se vocês não
forem circuncidados conforme o costume ensinado por Moisés, não poderão ser salvos'. Isto levou
Paulo e Barnabé a uma grande contenda e discussão com eles. Assim, Paulo e Barnabé foram
designados, juntamente com outros, para irem a Jerusalém tratar dessa questão com os apóstolos e os
presbíteros."
Ora, pelo que podemos observar aqui nesta passagem, a grande questão não era cumprir ou não a
Torah, mas sim exigi-la para fins de salvação.
5 – O BATISMO SALVA?
Isto é semelhante à discussão sobre se o batismo salva ou não. Infelizmente, existem ainda grupos
que insistem na heresia de que o batismo é necessário para a salvação. Não pretendo aqui me
estender nesta discussão, até porque a maioria dos seguidores de Yeshua não crê desta forma.
Contudo, se eu escrevo uma carta falando de que somos salvos pela fé, e não pelo batismo, isto quer
dizer que estou pregando contra o batismo? Claro que não! A questão é a seguinte: em que estou
confiando para minha salvação? Confio no meu batismo? Ou confio no sacrifício de Yeshua? Isto faz
toda a diferença! Se eu pratico o batismo da forma correta, em mim não pode haver condenação, pois
estou seguindo uma ordenança de Yeshua.
Ora, com a observância da Torah a mesma coisa ocorre. Cumprimos os mandamentos de D-us por
amor ao Seu Filho. (João 14:21) O segredo para a observância correta da Torah está, novamente, no
livro de Atos:
"Por meio dele, todo aquele que crê é justificado de todas as coisas das quais não podiam ser
justificados pela Torah de Moisés." (Atos 13:39)
Ou seja, a Torah não é eficaz para nos justificar, pois não somos capazes de cumpri-la plenamente.
Porém, ao sermos justificados, nós confirmamos que agora temos um novo coração, capaz de amar a
D-us e por amor a Ele querer andar de acordo com os ensinamentos da Torah, que foram dados por
Ele:
"Anulamos então a Torah pela fé? De modo nenhum! Pelo contrário, confirmamos a Torah." (Rom.
3:31)
6 – FILHOS DE ABRAÃO?
Em vários momentos da história, D-us fez alianças com o povo, ou com indivíduos. Existe uma
grande diferença entre a aliança de Abraão e a aliança de Moisés.
Até os tempos de Yeshua, havia grande discussão entre os judeus sobre como os gentios poderiam se
tornar co-herdeiros de Abraão. Ficou estabelecido pelo Sinédrio que os gentios se tornariam
co-herdeiros se passassem por um ritual de conversão (ou seja, falando resumidamente, pela
circuncisão). É em Abraão, não em Moisés, que serão benditas todas as nações. E como entramos na
aliança de Abraão? Pela fé!
A aliança de Moisés é uma aliança para uma vida de santidade. Porém, ela não tem o poder de nos
libertar de nossa natureza pecaminosa. Um dos motivos pelos quais ela foi dada foi exatamente para
nos mostrar que sem termos parte na aliança de Abraão, é em vão fazer parte da aliança de Moisés.
Uma pequena ilustração ajudará a entender: imagine que estamos doentes, de cama. O pecado é a
nossa doença. Por estarmos doentes, não conseguimos sair da cama (ou seja, somos escravos do
pecado). Agora imagine que a você, estando doente de cama, alguém tente te ensinar a plantar
bananeira. Estas `instruções' são a Torah. Você vai tentar, e vai perceber que está de cama. Se você
não tomar o remédio (Yeshua) não conseguirá sair da cama, muito menos ainda plantar
bananeira.
Ou seja, de nada adianta tentarmos cumprir a Torah sem termos antes sido salvos em Yeshua. Será,
na melhor das hipóteses, um exercício de futilidade. É contra isto que Paulo fala. O alerta em Gálatas
é de que temos que confiar no remédio para sairmos da cama, ou seja, temos que confiar em Yeshua
para sermos salvos.
Agora, uma aliança não anula a outra. Se fazemos parte da aliança de Abraão, podemos também
tomar parte na aliança de Moisés. Não mais como filhos de Hagar (escravos), mas como filhos de
Sara, libertos pelo sangue de Yeshua e com sede de obediência a D-us, pois agora somos escravos da
justiça de D-us.
6 – LIVRES DE QUE?
Mas então por que Gálatas parece nos dizer que estamos livres da Torah? A resposta é, estamos
livres sim, mas não dos preceitos da Torah. Afinal, ninguém concordaria em dizer que estamos livres
para pecar (Romanos 3 lida bem com esta questão).
Na realidade, estamos livres da CONDENAÇÃO que havia por não cumprir a Torah! Afinal, o
não-cumprimento da Torah levava à morte. Porém, Yeshua tomou sobre si a morte, de modo que não
mais cumprimos a Torah por medo da separação de D-us, mas sim por amor a Ele. Porque sabemos
que Ele, em sua infinita sabedoria, nos deu instruções que contêm o que é melhor para nós.
Basta ver que a cada dia a ciência comprova cada vez mais que há sabedoria por traz do estilo de
vida defendido na Torah (i.e. o descanso semanal, uma alimentação saudável, etc.) Estou livre? Estou
sim, e como cidadão livre, livre da ameaça de morrer e ficar longe de D-us, eu agora posso escolher o
meu caminho. E eu escolho àquele que D-us tem por ideal e escreveu com o seu
próprio dedo na Torah!
7 – PAULO? QUE PAULO?
Cabe, então, a você caro leitor, tomar a decisão. Quem foi Paulo? Foi um judeu que se converteu a
uma nova religião, contradisse as revelações anteriores dadas por D-us, disse que estamos livres de
algo que nem o Filho de D-us ousou abolir, e usou de `artificios' para tapear os judeus? É assim que
Paulo é visto, seja intencionalmente ou não.
Ou será que Paulo foi um rabino, formado segundo a escola de Gamaliel (neto de Hillel), que nunca
negou o chamado de Israel, nem a Torah, mas foi apenas contra o legalismo, ou seja, contra a
deturpação da Torah? Este Paulo não contradiz nenhuma escritura anterior.
A escolha é de cada um...

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Mensagem por Diego Yo'ets Qui 18 Nov 2010, 12:08 pm

De Fato ach Patrick, a interpretação corriqueira sobre Sha'ul e seus escritos vão de encontro com a real verdade que Sha'ul anunciava. Para um leitor atento fica clara a posição Paulina em favor da Torah e de tudo que um dia saiu da boca do Eterno, quando lemos Romanos 7, Atos 27:14 percebemos que Sha'ul haShaliach está em total sintonia com o que o Mashiach disse em Mt 5:17-19.

Shalom Adonay.
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Mensagem por Bertolini Seg 22 Nov 2010, 4:28 pm

O Apóstolo Paulo chega a chamar os galatas de isensatatos por querem voltar a guardar a lei. Revise seus conceitos e deixe de querer escravisar os outros, a lei pasou estamos na Graça.
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O livro de Gálatas contra a Torah ? Empty Re: O livro de Gálatas contra a Torah ?

Mensagem por Prushim Qui 25 Nov 2010, 10:19 am

A Lei não passou, e foi Yeshua quem disse isso em Mt 5:17-19.

Paulo nunca foi contra a lei, ele mesmo era zeloso por ela ( at 21:24, e 24:14).

Os Gálatas são chamados de insensatos, porque estavam prestes a deixarem a fé em Yeshua para tentarem se justificar pela lei. A lei não é a justiça do homem, e sim um aio que nos leva a Yeshua. Ela ensina o que é pecado, mas não salva. O que salva é a fé.
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O livro de Gálatas contra a Torah ? Empty Re: O livro de Gálatas contra a Torah ?

Mensagem por EMBAIXADOR DO REINO Ter 14 Dez 2010, 11:11 am

Bertolini

Yeshua Foi Abolido ??? Pois a Bíblia diz que Ele Yeshua é o Logos no grego = Palavra de D'us que se Fez Carne Logo se a Torah ou Lei como vcs Chamam Foi Abolida Também Yeshua FOI e seu Sangue pra Nada Vale ....

Vc Sabe onde esta escrito a LEi que Diz que Sangue Derramado Perdoa Pecados ??? Na Torah os 10 Mandamentos que no Hebraico é chamado de as 10 Palavras Onde esta ??? Na Torah Onde esta a Professia do Semente da MUlher ??? Na Torah ....

Agora vamos pra Paulo


Filipenses 3 :

5 circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu,
6 quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível.


Porém confesso-te que, segundo o Caminho, a que chamam seita, assim eu sirvo ao D'us de nossos pais, acreditando em todas as coisas que estejam de acordo com a lei e nos escritos dos profetas, Atos 24:14


Havendo-lhe eles marcado um dia, vieram em grande número ao encontro de Paulo na sua própria residência. Então, desde a manhã até à tarde, lhes fez uma exposição em testemunho do reino de D'us, procurando persuadi-los a respeito de Yeshua, tanto pela lei de Moisés como pelos profetas. Atos 28:23
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O livro de Gálatas contra a Torah ? Empty Re: O livro de Gálatas contra a Torah ?

Mensagem por Elder Henrique de Souza Ter 18 Jan 2011, 12:20 am

A lei de modo algum pode ser abolida!

O grego é muito pobre para se tratar de lei, pois no grego só existe uma palavra para lei.

Existe um só Advogado e um só Juiz, se a lei foi abolida, com base em quê este Advogado advogaria?

E com base em quê este Juiz julgaria?

Até o sacrifício de HaMashiach seria anulado se anulassem a lei!

Pois com base na lei exigi-se derramamento de sangue para remissão de pecados.

Sem esta lei o povo judeu deixaria de existir!

Se o povo judeu deixasse de existir, por quem mais viria a salvação?

Pois a salvação veio pelos judeus.
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O livro de Gálatas contra a Torah ? Empty Re: O livro de Gálatas contra a Torah ?

Mensagem por EMBAIXADOR DO REINO Ter 18 Jan 2011, 7:21 am

Bertolini

Fico Muito triste quando vejo pessoas tão dogmáticas a Ponto de não verem uma verdade tão Explicita como a que Yeshua veio Trazer o Pleno Entendimento da Torah e mais Quebrar todo Legalismo que se fazia maior que o Objetivo da Lei o Princípio Maior ...

Agora é fato contendo evidencias que a LEI nunca FOI ABOLIDA ...!!!
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O livro de Gálatas contra a Torah ? Empty Re: O livro de Gálatas contra a Torah ?

Mensagem por Pereira Ter 18 Jan 2011, 8:22 am

O ensino Bíblico é que a Lei de Mehushua (corrompido como Moises) esta foi totalmente abolida por YAOHUSHUA. – Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a Lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz. (Ef. 2:14-15).
Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contraria, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz..(Cl. 2:14).
Porque o precedente mandamento é abrogado por causa da sua fraqueza e inutilidade. (Hb. 7:18)
Dizendo: Novo Concerto envelheceu o primeiro....(Hb. 8:13)
Tira o primeiro para estabelecer o segundo.....(Bb. 10:9)

O que está evidente nas passagens acima citadas?
Ao cumprir YAOHUSHUA hol-MEHUSHKHAY a Lei, esta foi por ele:

• Desfeita
• Riscada
• Tirada do nosso meio
• Cravada no Madeiro
• Abrogada
• Acabada por envelhecer
• Tirada para dar lugar a graça.

Cabe aqui a advertência de Shaul registrada em II Co. 11:3: - Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma maneira corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em YAOHUSHUA hol-MEHUSHKHAY.
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O livro de Gálatas contra a Torah ? Empty Re: O livro de Gálatas contra a Torah ?

Mensagem por EMBAIXADOR DO REINO Ter 18 Jan 2011, 12:07 pm

Pereira

Se a LEI foi Abolida Então Obvio não resta Salvação para humanindade pois o Sangue derramado no Madeiro não vale de Nada Pois em Levitico esta descrito uma LEI que dá ao sangue de um Justo o Poder de Perdoar Pecados ....

a Nova Aliança é firmada na Mesma Torah mais Agora Impressa Será na Mente e Escrita no Coração conforme a Profecia que Jacó recebeu e que Jeremias retratou e aidna o Texto de Hebreus cap 8 Deixa Claro .....

e quando vc for PEREIRA buscar o entendimento do texto Leve em consideração a Vida de Paulo as Palavras de Yeshua ...

Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao D'us de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas. Atos 24:14

Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de D'us; Romanos 7:22

circuncidado no oitavo dia de vida, pertencente ao povo de Israel, à tribo de Benjamim, verdadeiro hebreu; quanto à lei, fariseu; Filipenses 3:5

Vejamos neste Texto o que esta sendo questionado não é a Piedade a Torah mais Sim o Ensino sobre o Messias ..... Aprendam ...!!!

Mas um fariseu chamado Gamaliel, mestre da lei, respeitado por todo o povo, levantou-se no Sinédrio e pediu que os homens fossem retirados por um momento.
Então lhes disse: "Israelitas, considerem cuidadosamente o que pretendem fazer a esses homens.
Há algum tempo, apareceu Teudas, reivindicando ser alguém, e cerca de quatrocentos homens se juntaram a ele. Ele foi morto, todos os seus seguidores se dispersaram e acabaram em nada.
Depois dele, nos dias do recenseamento, apareceu Judas, o galileu, que liderou um grupo em rebelião. Ele também foi morto, e todos os seus seguidores foram dispersos.
Portanto, neste caso eu os aconselho: deixem esses homens em paz e soltem-nos. Se o propósito ou atividade deles for de origem humana, fracassará;
se proceder de D'us, vocês não serão capazes de impedi-los, pois se acharão lutando contra D'us".
Eles foram convencidos pelo discurso de Gamaliel. Chamaram os apóstolos e mandaram açoitá-los. Depois, ordenaram-lhes que não falassem em nome de Yeshua e os deixaram sair em liberdade.
Os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome.
Todos os dias, no templo e de casa em casa, não deixavam de ensinar e proclamar que Yeshua é o HaMashiach.



Atos 21 : 24
toma-os, purifica-te com eles, e faze a despesa necessária para raparem a cabeça; e saberão todos que não é verdade aquilo de que têm sido informados a teu respeito, mas que andas também retamente, guardando a Lei.
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Mensagem por Pereira Ter 18 Jan 2011, 12:39 pm

Amado Anselmo:

O AMADO DIZ: Se a LEI foi Abolida Então Obvio não resta Salvação para humanindade pois o Sangue derramado no Madeiro não vale de Nada Pois em Levitico esta descrito uma LEI que dá ao sangue de um Justo o Poder de Perdoar Pecados ....


Acaso o amado não sabe essas coisas. Por que está escrito: Pelas obras da lei o homem não será justificado.

Romanos 3:20 porquanto pelas obras da lei nenhum homem será justificado diante dele; pois o que vem pela lei é o pleno conhecimento do pecado.

v24 sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Mehushkhay Yaohushua,

v 28 concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei.

Gálatas 2: 16 sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, mas sim, pela fé em Mehushkhay Yahushua, temos também crido em Mehushkhay Yahushua para sermos justificados pela fé em Mehushkhay, e não por obras da lei; pois por obras da lei nenhuma carne será justificada.

Gálatas 3: 11 É evidente que pela lei ninguém é justificado diante de ULHIM, porque: O justo viverá da fé;


O AMADO DIZ: Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao D'us de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas. Atos 24:14

Amado, da mesma forma devemos crer. Pois são estes escritos que testificam de Yaohushua o Ungido.

Lucas 24: 44 Depois lhe disse: São estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco, que importava que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Mehushua (corrompido como Moisés), nos Profetas e nos Salmos.

Agora, devemos entender que Shaul também deixou registrao que: É evidente que pela lei ninguém é justificado diante de ULHIM, porque: O justo viverá da fé;”
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Mensagem por Elder Henrique de Souza Ter 18 Jan 2011, 4:05 pm

Um termo da lei pode ser substituindo por outro melhor (o que não foi) ou acrescentado para que possa abrangir a todos quanto precisam da lei, mas jamais anulada ou modificada completamente, ou como se provaria suas alegações atuais por algo que foi firmado anteriormente? para se ter uma idéia você não poderia seque alegar que houve uma modificação na lei se você anulasse a lei, tudo que uma vez se registra na lei fica na lei.
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Mensagem por Pereira Ter 18 Jan 2011, 5:58 pm

Por isso mesmo está esrito: "somos chamados para ser ministros dum NOVO pacto"

2 Corintios 3:6 o qual também nos capacitou para sermos ministros dum novo pacto, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica.
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Mensagem por Diego Yo'ets Ter 18 Jan 2011, 7:06 pm

Pereirão..

Por isso mesmo está esrito: "somos chamados para ser ministros dum NOVO pacto"

Não se esqueça que a lei veio 430 anos depois da Aliança, portanto não confuda-mos Lei com Aliança. Muito embora a quebra da Aliança se dê pela transgreção da Lei, a Lei não quebra e nem invalida as promessas (Gl 3 :17-21).

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Mensagem por Pereira Ter 18 Jan 2011, 7:40 pm

Por isso mesmo devemos viver segundo a promessa e não segundo a Lei.

Por que está escrito: 1Gálatas 3:7 E digo isto: Ao testamento anteriormente confirmado por ULHIM, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não invalida, de forma a tornar inoperante a promessa.

v18 Pois se da lei provém a herança, já não provém mais da promessa; mas ULHIM, pela promessa, a deu gratuitamente a Abraão.

Atos 7:17 Enquanto se aproximava o tempo da promessa que ULHIM tinha feito a Abraão, o povo crescia e se multiplicava no Egito;

Atos 13:32 E nós vos anunciamos as boas novas da promessa, feita aos pais,

Romanos 4:13 Porque não foi pela lei que veio a Abraão, ou à sua descendência, a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo, mas pela justiça da fé.



Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Yaohushua Mehushukhay fosse dada aos que crêem.
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Mensagem por Elder Henrique de Souza Ter 18 Jan 2011, 7:45 pm

Diego escreveu:Pereirão..

Por isso mesmo está esrito: "somos chamados para ser ministros dum NOVO pacto"

Não se esqueça que a lei veio 430 anos depois da Aliança, portanto não confuda-mos Lei com Aliança. Muito embora a quebra da Aliança se dê pela transgreção da Lei, a Lei não quebra e nem invalida as promessas (Gl 3 :17-21).


Isto sim é precisão interpretativa, voce foi muito conciso Diego! E nada subjetivo!

Mas Queria saber porque voce Diego não debate nesse mesmo nível comigo, pois quando debate comigo sempre se vale de argumentos subjetivos para interpretar um texto, fora do texto tudo bem, mas nos textos que debatemos voce é sempre subjetivo.

Mas esta aliança não esta firmada em algo quebrável, como a antiga, esta é eficaz!
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Mensagem por Elder Henrique de Souza Ter 18 Jan 2011, 8:53 pm

Quando se encontra o termo lei no novo testamento, devemos sempre nos perguntar que lei(termo, artigo, ponto)?

Para os literalistas neste ponto, procurem saber quantas palavras existem para lei no grego! Uma só! E só uma! nomos! E olha que eu não considero tão importante vasculhar os textos gregos, mas neste caso é necessário!

A lei é constituída de muitas coisas e muitas coisas podem ser designadas por lei, é tão vasto que o termo lei está mais para uma hiperonimia(generalização) para muitas coisas extremamente essenciais:

Decretos, acordos, alianças, pactos, constituições, direitos, deveres, ordenanças, normas, regras, até quando alguém promete algo transcreve-se na lei a quem é de direito a promessa, e diz a lei que uma promessa sendo feita, tem que ser cumprida, nem a natureza se obstem de leis.

Uma aliança pode ser quebrada? Sim, mas depende em que bases ela foi constituída segundo os termos que a firmaram e a lei comprova a aliança pelos termos em que ela foi firmada.

Dizer que a salvação se perde é dizer que esta nova aliança pode ser quebrada!

O que não concordo, pois não se destrói uma casa torta para se construir outra casa torta(ineficácia). esta nova aliança tem o objetivo de consertar(completar) a antiga. não é que antiga foi destruída mas melhorada para atender aqueles que estavam fora e acrescentar VIDA e EFICÁCIA a todos, tanto os que estavam dentro como fora! pois a antiga só acrescentava dor por não ter eficácia.

A aliança diz a quem são as promessas.

Só que ninguém me responde com base em que termos desta nova aliança ela pode se anulada.

concordo que aliança não é lei.
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O livro de Gálatas contra a Torah ? Empty Re: O livro de Gálatas contra a Torah ?

Mensagem por Diego Yo'ets Qua 19 Jan 2011, 10:21 am

Shalom Elder..

Mas Queria saber porque voce Diego não debate nesse mesmo nível comigo, pois quando debate comigo sempre se vale de argumentos subjetivos para interpretar um texto, fora do texto tudo bem, mas nos textos que debatemos voce é sempre subjetivo.

Não querido, não há como me nivelar, meus argumentos sofrem e prevalecem dentro que eu assimilei dentro de uma jornada de estudo.

Quanto a subjetividade chego a conclusão que é o ponto de vista, ou melhor, o que consideramos por verdade é que fará os contra-argumentos válidos ou não. Nossa capacidade de não entendermos e vivermos sobre a ótica de Rm 12:2 é que nos delimita e nos faz criarmos padrões "aceitavéis".

Mas vou procurar melhor me embasar, logo que tenha tempo para isso, afinal ler cada resposta aqui postada demanda tempo e formar contra-argumentos mais ainda.

Sabe irmão, o problema dos abulicionista é justamente falta de precisão interpretativa. Pedro chegou a dizer que para ele era muito dificil entender Paulo e olha que estamos falando de três coisas que devem ser levadas em consideração: 1- Pedro acompanhou Yeshua e de fato era um servo fiel, isso o ajudaria entender melhor o que Paulo dizia. 2- Outro ponto fávoravel de Pedro ao ler e entender Paulo deveria ser o fato de conhece-lo pessoalmente ter inclusive levado algumas broncas e puxões de orelhas na cara. 3- Uma outra coisa que colocava Pedro na nossa frente na questão de entender o Paulinho era o fato de Pedro poder ter lido as cartas na própria letra de Paulo, as vezes até em caixa alta para chamar a atenção de seus leitores.

O que quero dizer é que de certa forma eu entendo o porque das pessoas quererem colocar as Palavras de Paulo acima da autoridade de Yeshua descrita em Mt 5:17-19. O que eu não aceito é querem invalidar as Palavras de Yeshua como se o Messias fosse Paulo.

Sabe irmão, eu já vi muita gente negando a Torah, mas tbm já vi alguns que quando se deparam com os fortes argumentos a favor da Torah e principalmente com Mt 5:17-19 passam a desconsiderar Paulo. Eu Acho que são dois extremos e que podem perfeitamente ser consciliados, basta apenas entender os dois lados da questão e jamais colocarem Yeshua e Paulo em confrontação, pois isso de fato não existe.
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O livro de Gálatas contra a Torah ? Empty Re: O livro de Gálatas contra a Torah ?

Mensagem por EMBAIXADOR DO REINO Qua 19 Jan 2011, 12:45 pm

Diego Ótima Colocação Sincera e Direta Concordo com vc ....

Elder Henrique de Souza

Vamos Ver o que Yeshua tem po Iniquidade o que a Nova Aliança tem por Pecado ???

buscando uma definição similar que possa afirmar o Uso de Nomos Para textos favoraveis a Torah = LEI .....


Iniqüidade


Grego: ανομια [anomia] (Substantivo feminino). De ανομος [anomos] (α [a] -como uma partícula negativa- "sem", e νομος [nomos] "lei" = "sem lei"). Negação da lei. Ilegalidade, falta de conformidade com a lei, violação da lei, desacato à lei, iniqüidade, impiedade.


1 João 3: 4-10
Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei*¹, porque o pecado é a transgressão da lei². - ¹την ανομιαν [tên anomian] Acus. sing. (*"transgride a lei" - την ανομιαν ποιει [tên anomian poiei] Lit: "a negação da lei faz"). / ²η ανομια [hê anomia] Nom. sing.
Sabeis que {Yeshua} apareceu para tirar os pecados, e que nele não há pecado.
Todo aquele que permanece nele não peca; e todo o que peca não o viu, nem o conheceu.
Filhinhos, ninguém vos seduza: aquele que pratica a justiça é justo, como também {Yeshua} é justo.
Aquele que peca é do demônio, porque o demônio peca desde o princípio. Eis por que o Filho de D'us se manifestou: para destruir as obras do demônio.
Todo o que é nascido de D'us não peca, porque o germe divino reside nele; e não pode pecar, porque nasceu de D'us.
É nisto que se conhece quais são os filhos de D'us e quais os do demônio: todo o que não pratica a justiça não é de D'us, como também aquele que não ama o seu irmão.


2 Tessalonicenses 2: 3 [Variante]
Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniqüidade, o filho da perdição, - της ανομιας [tê anomias] Gen. sing.

2 Tessalonicenses 2: 7
Com efeito, o mistério da iniqüidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém; - της ανομιας [tê anomias] Gen. sing.


Mateus 7: 23
Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade. - την ανομιαν [tên anomian] Acus. sing.

Vemos no texto acima que Yeshua se Refere a Uma LEI vamos ver se o que ELE fez aqui é algo Novo ou Anunciar claramente as Palavras Do Eterno D'us ....

O mundo, porém, deve saber que amo o Pai e procedo como o Pai me ordenou. Levantai-vos, vamo-nos daqui. João 14:31

E sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que digo, digo-o segundo me falou o Pai. João 12:50

Mas tenho maior testemunho do que o de João, porque as obras que meu Pai me deu para executar - essas mesmas obras que faço - testemunham a meu respeito que o Pai me enviou. João 5:36

Isso Poderia Postar até esgotarem as Letras de que não diferentes Ensinos De Yeshua mais sim tudo o PAI Eterno lhe Ordenou Louvado seja Adonai ....


SHALOM ... !!!
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Mensagem por Pereira Qua 19 Jan 2011, 7:01 pm


O amado Bertolim diz: O Apóstolo Paulo chega a chamar os galatas de isensatatos por querem voltar a guardar a lei.

Concordamos com essas palavras.



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O livro de Gálatas contra a Torah ? Empty Re: O livro de Gálatas contra a Torah ?

Mensagem por Diego Yo'ets Qui 20 Jan 2011, 10:13 am

Pereira escreveu:
O amado Bertolim diz: O Apóstolo Paulo chega a chamar os galatas de isensatatos por querem voltar a guardar a lei.

Concordamos com essas palavras.




Bertolini e Pereira..

A insensatez dos Galatas não estava em querer voltar a guardar a Lei, até porque nunca deixaram de faze-la, mas sim no caso de eles tentarem se JUSTIFICAR pela guarda legalista e toda essa situação foi gerada por um grupo judaizante que tentou irromper a base das instruções apostólicas.

Sugiro que vcs leiam sem pressa o livro e facilmente entenderão.

Assim, a lei é santa; e o mandamento, santo, justo e bom. (Rm 7:12)
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O livro de Gálatas contra a Torah ? Empty Re: O livro de Gálatas contra a Torah ?

Mensagem por Pereira Qui 20 Jan 2011, 10:26 am

Amado Diego,

O amado diz: Assim, a lei é santa; e o mandamento, santo, justo e bom. (Rm 7:12)

Verdadeiramente a Lei é santa, e o mandamento é justo e bom mas também é certo que não foi dada para justificar, mas para revelar ao homem o seu pecado.

A finalidade da Lei é mostrar ao homem o seu pecado, e então levá-lo até YAOHUSHUA, para que, a pessoa aceitando o sacrifício de YAOHUSHUA hol-MEHUSHKHAY pela emunáh (fé), receba então, o perdão e a justificação de sues pecados. - Logo, para que é a Lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta na mão de um mediador. Logo a Lei é contra as promessas de YAOHU UL? De nenhuma sorte, porque se dada fosse uma Lei pudesse vivificar, a justiça na verdade, teria sido pela Lei. De maneira que a Lei nos serviu de aio, para nos conduzir a YAOHUSHUA, para que pela emunáh (fé) fossemos justificados. Mas depois que a fé veio já não estamos debaixo de aio. Sabendo disso, que a Lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados , para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidade, e matricidas, para os homicidas, para os fornicários, para o sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina. (Gl. 3:19, 21-25; I Tm. 1:9-10)

Os YAOHUSHUAhim (Renascidfo em Yaohushua), vivem as Leis de YAOHU UL porque sentem-se salvos em sua graça, mas não cumprem a Lei de Mehushua para salvar-se.

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Mensagem por Diego Yo'ets Qui 20 Jan 2011, 10:57 am

Pereira sua postagem foi perfeita...

Só acrescentaria algo que considero de suma importância.

e D'us é um só, que justifica, pela fé, a circuncisão e, por meio da fé, a incircuncisão, anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma! Antes, estabelecemos a lei.

A fé não anula a Lei mesmo que ela não nos salve, contudo o conhecimento do pecado vem através da Lei e por isso ela não transitória.

Paulo ao dizer que é pela fé que a Lei vigora fica evidente que nem mesmo ele cria que a Lei tenha sido abolida.

A Lei é o Aio que nos aponta a Yeshua, portanto sempre que nos deviamos na Lei erramos o alvo e nos distanciamos de Yeshua, que segundo a Graça novamente nos atraí.

"Somos Judeus e não pecadores dentre os homens", e isso sa aplica aos gentios.
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Mensagem por EMBAIXADOR DO REINO Qui 20 Jan 2011, 10:59 am

Diego ótima colocação Concordo plenamente pois como ja postei Existe uma LEI apenas tanto para Judeus como para Gentios ....

...Shalom
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O livro de Gálatas contra a Torah ? Empty Re: O livro de Gálatas contra a Torah ?

Mensagem por Pereira Qui 20 Jan 2011, 11:13 am

Amnao we amnao
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O livro de Gálatas contra a Torah ? Empty Re: O livro de Gálatas contra a Torah ?

Mensagem por EMBAIXADOR DO REINO Sex 21 Jan 2011, 1:50 pm

Pereira

Viu o Nosso Irmão Bertolini ??? Paulo seria um contraditor se ousasse falr contra a Torah na carta aos gálatas...

Toma-os contigo, faze com eles os ritos da purificação e paga por eles {a oferta obrigatória} para que rapem a cabeça. Então todos saberão que é falso quanto de ti ouviram, mas que também tu guardas a lei. Atos 21:24

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