Na verdade fé é submissão à palavra de YAOHUSHUA
Submissão espiritual é uma outra forma de dizermos "fé". Quando YAOHUSHUA diz alguma coisa, só podemos duvidar ou crer. A dúvida é rebeldia contra a fidelidade de YAOHUSHUA e contra a realidade, porque YAOHUSHUA produz realidade quando fala. A dúvida, como rebeldia que é, resulta da soberba do coração, pois a soberba não aceita senão aquilo que o próprio soberbo pensa ou acha que deve ser. A fé, por outro lado, sendo submissão que provém de humildade, aceita de imediato qualquer palavra pronunciada por YAOHUSHUA, sabendo que o que Ele diz se torna realidade imediatamente.
Vemos um maravilhoso exemplo disso no texto abaixo:
"E eis que uma mulher cananéia, provinda daquelas cercanias, clamava, dizendo: Maor, Filho de Daaud, tem compaixão de mim, que minha filha está horrivelmente endemoninhada. Contudo, Ele não lhe respondeu palavra. Chegando-se, pois, a Ele os Seus discípulos, rogavam-Lhe, dizendo: Despede-a, porque vem clamando atrás de nós. Respondeu-lhes Ele: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Yaoshorul (Israel). Então veio ela e, adorando-O, disse: Maor, socorre-me. Ele, porém, respondeu: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. Ao que ela disse: Sim, Maor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos. Então respondeu YAOHUSHUA, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! seja-te feito como queres. E desde aquela hora sua filha ficou sã". - Manyaohu (Mat-us) 15:22-28
Alguns aspectos dignos de nota neste texto são:
1 - YAOHUSHUA colocou à prova a fé daquela mulher.
2 - YAOHUSHUA informou a ela que, se comparada aos filhos de Yaoshorul, ela era apenas um cachorrinho. Para uma mulher soberba, a reação esperada seria de total inconformismo e rejeição por tal diferenciação. A soberba perguntaria logo: "Por que eles são melhores do que eu?", ou "o que eles têm que eu não tenho?", ou ainda "por que eles podem e eu não posso?".
3 - A fé é a submissão à palavra pronunciada por YAOHUSHUA, e como tal, aquela mulher não fez nenhuma destas perguntas. Apenas se humilhou e se submeteu à palavra que YAOHUSHUA lhe disse, passando então a ter, de imediato, uma nova realidade diante de seu coração. A nova realidade que se apresentou a ela como fato foi: "Eles são os donos, e eu sou o cachorrinho".
4 - A partir da fé nesta palavra e realidade, ela imediatamente adequou o seu pedido a esta realidade, argumentando agora em função da realidade que YAOHUSHUA lhe apresentou. Então disse: "Mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa de seus donos".
5 - A partir desta declaração de fé, YAOHUSHUA manifestou Sua fidelidade e honra aos que exercitam a fé, elogiando a fé desta mulher, declarando seu pedido como atendido, e deixando registrado nas Sagradas Escrituras como exemplo a todos nós. Este é o segundo elogio escritural à fé de alguém, da parte de YAOHUSHUA, curiosamente se tratando de dois gentios (uma mulher cananéia e um centurião romano, ambos pessoas de fora da linhagem de sangue do povo Yaohudi).
A fé como critério de justificação para a salvação eterna.
Segundo o próprio YAOHUSHUA:
"Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados; porque, se não crerdes que Eu sou, morrereis em vossos pecados". - Yaohukhánam 8:24
"Quem crer e for imerso será salvo; mas quem não crer será condenado". - Marcos 16:16
"Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a Minha palavra, e crê nAquele que Me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida". - Yaohukhánam 5:24
"Porquanto esta é a vontade de Meu Pai: Que todo aquele que vê o Filho e crê nEle, tenha a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia". - Yaohukhánam 6:40
"Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê tem a vida eterna". - Yaohukhánam 6:47
"Declarou-lhe YAOHUSHUA: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em Mim, ainda que morra, viverá; e todo aquele que vive, e crê em Mim, jamais morrerá. Crês isto?" - Yaohukhánam 11:25-26
Segundo os apóstolos:
"Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independentemente das obras da lei". - Romanos 3:28
"Porém ao que não trabalha, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é contada como justiça" - Romanos 4:5
"Ora, sem fé é impossível agradar a YAOHU UL; porque é necessário que aquele que se aproxima de YAOHU UL creia que Ele existe, e que é galardoador dos que o buscam". - Hebreus 11:6
As escrituras nem ao menos dizem que é difícil agradar a YAOHU UL sem fé, mas, antes, dizem que é impossível. Porque? Porque a fé é o conceito de justiça estabelecido por YAOHU UL e não a lei. As escrituras nos mostram que a fé foi estabelecida como padrão de justiça, por YAOHU UL para os homens, desde os primórdios da humanidade.
Muitos se enganam ao pensar que a fé é um novo padrão de justiça de YAOHU UL estabelecido no Novo Testamento somente, mas isso não é fato escritural. Outros pensam que a graça neo-testamentária foi a forma da salvação ser aberta aos gentios também, o que não se comprova escrituralmente, pois a fé já justificava gentios até mesmo na época da lei.
A lista de pessoas de fé que passaram com honra às páginas de Hebreus é esta:
1) Abul (Abel) - Anterior à lei. Ofereceu sacrifício de sangue a YAOHU UL, por fé, obtendo assim testemunho de ser justo.
2) Enokh (Enoque) - Anterior à lei. Obteve testemunho de ter agradado a YAOHU UL pela fé. Foi trasladado e não viu a morte.
3) Noah (Noé) - Anterior à lei. Aparelhou uma arca somente por fé, sem a menor visualização do dilúvio que viria. Tal fé se tornou a salvação de sua casa e condenação para o mundo.
4) Abruham (Abraão) - Anterior à lei. Partiu com fé de receber um lugar por herança, sem saber para onde iria.
5) Sara - Anterior à lei. Pela fé recebeu poder para ser mãe, embora já não mais pudesse naturalmente pela idade avançada. Confiança total na fidelidade dAquele que prometeu.
6) Abruham (Abraão) - Anterior à lei. Pela segunda vez Abruham é citado, agora pelo oferecimento de Yaohutzkaq (Isaque) em sacrifício. Confiança em YAOHU UL que Ele é fiel às Suas promessas, sendo que a promessa de YAOHU UL estava em Yaohutzkaq.
7) Yaohutzkaq (Isaque) - Anterior à lei. Pela fé abençoou a Yaohucáf (Jacó) e a Esaú.
Yaohucáf (Jacó) - Anterior à lei. Pela fé, abençoou cada um dos filhos de Yaohusáf (José).
9) Yaohusáf (José) - Anterior à lei. Pela fé fez menção ao êxodo dos filhos de Yaoshorul do Egito e deu ordens quanto aos seus próprios ossos.
10) Mehushúa (Moisés) - Anterior e posterior à lei. Preferiu ser maltratado com o povo de YAOHU UL do que usufruir os prazeres transitórios do pecado, porque já conhecia o repúdio que YAOHUSHUA sofreria, tendo preferido se identificar com este repúdio do que desfrutar dos tesouros do Egito. Contemplava pela fé o galardão que o esperava. Abandonou o Egito sem medo do faraó, permanecendo firme como quem vê Aquele que é invisível. Pela fé celebrou a posqayao (páscoa) com derramamento de sangue, figura exata do cordeiro redentor que viria. Pela fé atravessou o mar como por terra seca.
11) Raabe - Posterior à lei. Meretriz e gentia. Não pertencia à descendência de Abruham e além disso tinha prática abominável perante a lei. Pela fé ela passou às páginas de Hebreus com grande honra por ter acolhido os espias de Yaoshorul, sabendo do fato que aquele era o povo de YAOHU UL. Foi fisicamente e espiritualmente salva pela fé.
É muito importante notar que a fé foi imputada como justiça a cada uma destas pessoas mencionadas em Hebreus 11, independentemente de suas atitudes para com a lei ou nacionalidade. A nação de Yaoshorul se formou a partir de Abruham, mas vemos que já haviam justos pela fé até mesmo antes dele. A partir de Abruham se constituiu a nação de Yaoshorul, mas ainda assim vemos a justiça que é segundo a fé operando em Raabe, meretriz e gentia (na ocasião).
A fé como justiça é o conceito escritural básico para nossa salvação e vida eterna.
Contudo, já estudamos que a fé é a convicção de fatos. Qual o fato em cuja convicção somos considerados justos e salvos para a vida eterna?
O fato dos fatos!!!
YAOHUSHUA é o Filho de YAOHU UL e nosso Salvador, tendo morrido pelos nossos pecados e ressuscitado conforme as profecias. Este é o fato dos fatos, cuja fé nos torna justos aos olhos de YAOHU UL, e, portanto, dignos de participar da vocação e eleição de filhos em Seu Reino. O homem entrou em condenação eterna pelo pecado. O homem entra na vida eterna pela fé no fato acima.
"Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com YAOHU UL, por nosso Molkhiul (Rei) YAOHUSHUA hol-MEHUSHKHAY, por Quem obtivemos também nosso acesso pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e gloriemo-nos na esperança do Shaokhan-YAOHU UL (Esplendor de YAOHU UL)". - Romanos 5:1-2
"...mediante a redenção que há em YAOHUSHUA hol-MEHUSHKHAY, ao Qual YAOHU UL propôs como propiciação no Seu sangue, pela fé, para demonstração da Sua justiça, por ter Ele, na Sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos; para demonstração da Sua justiça neste tempo presente, para que Ele seja Justo e também Justificador daquele que tem fé em YAOHUSHUA". - Romanos 3:24-26
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de YAOHU UL" - Efésios 2:8
Nós não podemos constatar nossa salvação neste tempo presente, embora possamos e devamos crer nela. Sabemos de nossa salvação pela fé somente, sem qualquer garantia visível ou palpável sobre isso. É em confiança absoluta que sabemos disso, pois O que nos prometeu e informou é fiel. Não precisamos ver para crer; apenas sabemos disso pela fé, e esperamos pelo seu cumprimento em nós.
No momento em que somos justificados pela fé e, consequentemente, recebemos nossa salvação, continuamos ainda vivendo neste mundo, sujeitos a toda espécie de tribulação. Nenhum de nós é salvo e parte imediatamente para o céu. Nenhum de nós é salvo e fica livre de aflições. As escrituras dizem que "muitas são as aflições do justo", o que mostra que nossa salvação ainda não é visível ou palpável; contudo, pela fé, alcançamos a bênção maravilhosa que diz "mas de todas (as aflições) YAOHU UL o livra".
O fato de que YAOHUSHUA hol-MEHUSHKHAY morreu em sacrifício único, perfeito e definitivo, pelo perdão dos nossos pecados, tendo ressuscitado e subido ao céu, estando hoje à destra de YAOHU UL ABUHUL (Pai), tendo recebido o Nome que está acima de todos os nomes, é o mais importante de todos os fatos para a nossa salvação, pela fé.
Como se adquire fé ?
"Porque: Todo aquele que invocar o SHUAM (Nome) YAOHU será salvo. Como pois invocarão Aquele em Quem não creram? e como crerão nAquele de Quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? assim como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam boas novas! Mas nem todos deram ouvidos à Gloriosa Mensagem; pois Yaoshuayaohu (Isaías) diz: YAOHU, quem deu crédito à nossa pregação? Logo a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de YAOHUSHUA hol-MEHUSHKHAY". - Romanos 10:13-17
A fé entra em nossos corações pelos ouvidos, e não pelos olhos. Não é vendo que cremos, mas sim ouvindo. É claro, precisamos entender que quando dizemos que a fé entra no coração pelos ouvidos, e não pelos olhos, o que estamos realmente dizendo é que não podemos e não devemos ver os fatos para crer neles, mas apenas tomar conhecimento sem ver, para então termos fé.
Como ouvirão, se não há quem pregue? Isto é básico e bastante lógico, porque se não houver quem nos dê conhecimento dos fatos, como poderemos ouvir sobre eles?
Como crerão nAquele de Quem não ouviram falar? Isto é básico e lógico também, uma vez que para crermos, precisamos tomar conhecimento dos fatos. Não poderemos nunca crer em YAOHU UL, como acontece com muitos, se nunca tivermos ouvido falar dEle.
Como invocarão Aquele em Quem não creram?
Logo, a fé vem pelo ouvir; e o ouvir pela palavra de YAOHUSHUA hol-MEHUSHKHAY.
Se queremos ter nossa fé aumentada, é necessário ouvir a palavra de YAOHUSHUA. Quanto mais a verdade dos fatos fizer parte integrante de nosso coração, maior será a nossa fé. Contudo, não é somente pelo conhecimento dos fatos que a fé vem, porque o próprio profeta Yaoshuayaohu diz: "Quem deu crédito à nossa pregação?". Para que a fé brote em nós, não só é preciso tomarmos conhecimento dos fatos, como também nos submetermos espiritualmente a eles, ou seja, nos submetermos à palavra de YAOHUSHUA hol-MEHUSHKHAY, sabendo que Ele é fiel e não pode mentir. Vimos anteriormente um exemplo muito bonito desta fé, manifesta como fruto da humildade e submissão à palavra de YAOHUSHUA.
Andando sobre as águas ou afundando ?
Uma das coisas que mais me têm chamado a atenção com relação à salvação pela fé tem sido a resposta que muitas vezes ouço quanto à pergunta: "Você é salvo?".
Antes de continuar a leitura, pense qual pode ser a resposta a esta pergunta vinda de uma pessoa salva.
Surpreendentemente, já ouvi diversas respostas como:
- Eu acho que sou.
- Não sei, só depois da morte é que eu poderei saber.
- Ninguém ainda pode dizer se é salvo ou não.
Ora, pela definição escritural de fé, nenhuma destas respostas é dada por um salvo, porque a fé é certeza e convicção. A fé não é "eu acho", e muito menos "eu não sei"; pelo contrário, a fé é "eu tenho certeza" e "eu tenho convicção".
Alguns acham que afirmar desta forma é presunção; contudo, não sabem que presunção se refere somente à esperança que não é fundamentada em fatos, e não à convicção que é baseada nos fatos.
"Eu acho" é o mesmo que "eu não tenho certeza". Não ter certeza é dúvida, e não fé.
"Não sei" é o oposto de "estar convicto". Não estar convicto é dúvida, e não fé.
Os que realmente estão salvos são os que respondem SIM a esta pergunta. Um puro SIM, com certeza e com convicção sobre o fato, tendo, obviamente crido em YAOHUSHUA. Por outro lado, quem diz ter convicção de sua salvação sem ter crido em YAOHUSHUA, é claro, se encontra em crendice de religião e engano de soberba, procurando criar uma realidade particular para si próprio, e muito enganosa.
A fé além das escrituras
À primeira vista, sempre que falamos de algo "além das escrituras", ficamos receosos de onde estaremos pisando. Isso é natural. As escrituras são nossa mais sólida base de fé, pois é um amplo relato fiel de fatos. Contudo, a fé realmente vai muito além das escrituras, por algumas razões importantes:
1) Algumas das pessoas mencionadas nas escrituras por sua fé, jamais tiveram qualquer contato com as escrituras. Abul, Noah, Abruham, Raabe, Yaohutzkaq, Yaohucáf e Yaohusáf são exemplos disso. Seu relacionamento com YAOHU UL é que lhes proporcionava o conhecimento dos fatos sobre os quais poriam sua fé.
2) Em muitas situações do nosso dia-a-dia não poderemos encontrar nas escrituras algum texto que ensine ou mostre os fatos exatamente como eles se apresentam no momento. Nestas situações de nossas vidas é que se torna muito importante entendermos que as escrituras servem para nos conduzir a um relacionamento pessoal e íntimo com YAOHU UL, por meio da fé em YAOHUSHUA hol-MEHUSHKHAY, tendo em nós a habitação do RUKHA hol-HODSHUA.
Todas as pessoas que viveram pela fé antes das Sagradas Escrituras existirem, o fizeram através da intimidade que tinham com YAOHU UL, intimidade esta que era guardada e zelada, pois o "ouvir" de YAOHU UL é que lhes permitia agir segundo a fé.
A grande promessa de YAOHU UL para Seus filhos foi pronunciada por YAOHUSHUA hol-MEHUSHKHAY, assim: "Se vós que sois maus sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o vosso YAOHU UL ABUHUL (Pai Celestial) dará o RUKHA hol-HODSHUA àqueles que O pedirem". - Lucas 11:13
Somos muito tolos se pensamos que podemos compreender as Sagradas Escrituras sem que o RUKHA hol-HODSHUA nos explique. Somos tolos se, para nosso viver, negligenciarmos a condução e o ensino do RUKHA hol-HODSHUA sobre os fatos que envolvem a nossa vida.
Nossa vida é composta de inumeráveis eventos, acerca dos quais não temos condição de ler todas as páginas das Sagradas Escrituras a cada instante para tentarmos descobrir o que fazer e o que não fazer. Ao contrário disso, o RUKHA hol-HODSHUA é a palavra viva habitando em nossos corações, 24 horas por dia, 365 dias por ano (ou 360 no calendário judaico).
"Ora, este é o pacto que farei com a casa de Yaoshorul (Israel), depois daqueles dias, diz YAOHU UL; porei as Minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; eu serei o seu ULHIM, e eles serão o Meu povo".
A presença do RUKHA hol-HODSHUA em nós representa certamente a mais maravilhosa promessa de YAOHU UL para nossas vidas. Contudo, não podemos esquecer que YAOHUSHUA disse: "Aquele que Me amar será amado por Meu Pai Celestial; e nós viremos a ele e faremos nele morada".
Esta é palavra suficiente para sabermos que contamos com a presença da Triunidade em nós. Esta é a presença que nos dá vida e que nos conduz com direção. Foi para esta posição que as Sagradas Escrituras nos conduziram, para que aqui cheguemos e desfrutemos desta maravilhosa intimidade com a Triunidade por todos os nossos dias. Embarcamos nas Sagradas Escrituras como uma condução que nos trouxe até aqui, e aqui chegamos para ter intimidade com o próprio Autor das Sagradas Escrituras.
Nossa condução e nosso viver por fé não se dá somente quando estamos lendo as escrituras ou estamos reunidos com nossos irmãos, mas principalmente, o nosso viver pela fé se dá em meio aos ventos da vida, nas dificuldades do trabalho, nas necessidades, nas circunstâncias adversas, nas tribulações e nos perigos. Em cada situação particular, que dificilmente encontraremos similaridade nas escrituras, precisamos estar em intimidade com ULHIM que habita em nós, para sermos orientados e agirmos por fé.
Os princípios espirituais das escrituras foram gravados em nossos corações, mas existem situações diversas que necessitamos de orientação extra-escritural, pela habitação de ULHIM em nós. Quais são elas? Podemos citar diversas.
a) YAOHU UL pode nos livrar de situações de perigo iminente por meio de sua voz dentro de nós, o que não podemos obter na leitura das Sagradas Escrituras somente. Exige obediência à Sua voz em nós naquela situação e naquele momento.
b) YAOHU UL pode nos livrar de ingerirmos algo danoso, embora todos os alimentos sejam permitidos pelas Sagradas Escrituras.
c) YAOHU UL pode nos orientar acerca de prosseguirmos ou não com um determinado projeto de trabalho, ainda que este seja um projeto lícito e moral escrituralmente.
d) YAOHU UL pode nos orientar com relação às palavras que devemos dizer quando confrontados ou ameaçados. Até mesmo para citar textos escriturais devemos fazê-lo por fé, sob orientação de YAOHU UL que habita em nós.
e) YAOHU UL pode nos orientar com relação a falar ou calar.
f) YAOHU UL pode nos orientar com relação a irmos a um lugar ou ficarmos onde estamos, mesmo que ir a tal lugar não represente nada de ilegal ou imoral segundo as escrituras.
E muitas outras situações nós poderíamos enumerar ainda, mas o importante é percebermos que Shaúl (Paulo) nos diz: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem tudo convém". Shaúl está apenas afirmando que não está mais debaixo de lei, sendo, portanto, lícitas todas as coisas; contudo, a ausência da lei não representa uma independência de YAOHU UL quanto ao nosso proceder. Pelo contrário, é nossa intimidade e dependência de YAOHU UL a todo instante que nos permitirá viver pela fé, pois precisamos dos fatos, as palavras de YAOHU UL, para podermos ter fé e agirmos segundo esta fé.
E para finalizar, com temor em nossos corações, vamos apenas citar a definição escritural de pecado:
"Tudo o que não provém da fé é pecado". - Romanos 14:23
Sáb 03 Set 2016, 8:55 pm por azzi
» Eu sou o Diego e você quem é ??
Sex 06 Mar 2015, 11:58 am por Ebel
» 9º Encontro Judaico Amigos da Torah
Ter 10 Fev 2015, 12:07 am por Amigos da Torah
» Sobre Romanos 11
Qui 12 Jun 2014, 2:00 pm por Anderson de Carvalho
» O "véu" de 2ª Coríntios 3
Qui 12 Jun 2014, 1:58 pm por Anderson de Carvalho
» Yeshua, os juizes e Moises eram deuses? Politeismo?
Sex 16 maio 2014, 10:47 am por azzi
» A Lei ou o espírito da Lei?
Ter 13 maio 2014, 11:27 pm por Eliel Laurentino de Melo
» "Ouve, Israel, Adonay é nosso D'us. Adonay é um."(Dt 6:4)"
Qua 16 Abr 2014, 1:39 pm por azzi
» Reunião de Grupo de Estudos - Porto Alegre/ RS
Qui 27 Fev 2014, 2:59 am por Antonio Carlos Do Nacimen