Adonay Echad
Ciúmes nos judeus Logo_a11


Seja bem vindo (a)!!!



Participe do fórum, é rápido e fácil

Adonay Echad
Ciúmes nos judeus Logo_a11


Seja bem vindo (a)!!!

Adonay Echad
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» pode D’us criar uma pedra que Ele NÃO possa levantar???
Ciúmes nos judeus EmptySáb 03 Set 2016, 8:55 pm por azzi

» Eu sou o Diego e você quem é ??
Ciúmes nos judeus EmptySex 06 Mar 2015, 11:58 am por Ebel

» 9º Encontro Judaico Amigos da Torah
Ciúmes nos judeus EmptyTer 10 Fev 2015, 12:07 am por Amigos da Torah

» Sobre Romanos 11
Ciúmes nos judeus EmptyQui 12 Jun 2014, 2:00 pm por Anderson de Carvalho

» O "véu" de 2ª Coríntios 3
Ciúmes nos judeus EmptyQui 12 Jun 2014, 1:58 pm por Anderson de Carvalho

» Yeshua, os juizes e Moises eram deuses? Politeismo?
Ciúmes nos judeus EmptySex 16 maio 2014, 10:47 am por azzi

» A Lei ou o espírito da Lei?
Ciúmes nos judeus EmptyTer 13 maio 2014, 11:27 pm por Eliel Laurentino de Melo

» "Ouve, Israel, Adonay é nosso D'us. Adonay é um."(Dt 6:4)"
Ciúmes nos judeus EmptyQua 16 Abr 2014, 1:39 pm por azzi

» Reunião de Grupo de Estudos - Porto Alegre/ RS
Ciúmes nos judeus EmptyQui 27 Fev 2014, 2:59 am por Antonio Carlos Do Nacimen

Bate Papo
Quem está conectado?
9 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 9 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 197 em Qui 08 Abr 2021, 7:37 pm
Parceiros



50




50








50




50



50

Ciúmes nos judeus

Ir para baixo

Ciúmes nos judeus Empty Ciúmes nos judeus

Mensagem por Anderson de Carvalho Sáb 16 Mar 2013, 9:45 pm

Shalom para todos!

"Digo, pois: porventura, tropeçaram, para que caíssem? De modo nenhum! Mas, pela sua queda, veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação."
(Romanos 11:11).

Sabemos que Sha'ul (Paulo) está falando sobre o tropeço dos judeus, segundo a vontade de D'us, para que a salvação chegasse aos gentios, com a finalidade de lhes provocar ciúmes.
Veja este termo de acordo com o Dicionário:
"Receio ou despeito de certos afectos alheios não serem exclusivamente para nós.
Inveja.
Receio."

Eu entendo que Sha'ul quis dizer o seguinte: "a salvação dos gentios deve provocar nos judeus incrédulos em Yeshua, um sentimento de que aquilo que foi dado a eles, está sendo mais eficaz na vida daqueles que receberam tais coisas pela Fé."

É como pegar algo que é nosso por direito e repartir com gente estranha a nós, e este alguém está usufruindo disto muito mais e melhor do que nós!
Algo que foi dado para nós fazermos e aí surge gente estranha, tendo acesso ao que é nosso, e usa-o da melhor forma, da forma que nós deveríamos usar e não usamos.

Sendo assim, estes "ciúmes" que os gentios crentes provocaram no 1º século diante destes judeus, os fizeram reagir de que modo?
Qual foi a atitude deles ao se sentirem enciumados?
Pelo menos 2 atitudes nós podemos observar, segundo os relatos de Atos: indignação e aceitação.
Indignação, por causa da perseguição aos servos de D'us que anunciavam as Boas Novas aos gentios;
Aceitação, por causa do que D'us havia feito pelos gentios que creram.

E o interessante é que, creram na pregação tanto judeus como gregos, veja:
"E aconteceu que, em Icônio, entraram juntos na sinagoga dos judeus e falaram de tal modo, que creu uma grande multidão, não só de judeus, mas também de gregos." (Atos 14:1);
E foram perseguidos, tanto por judeus quanto por gentios:
"E, havendo um motim, tanto dos judeus como dos gentios com os seus principais, para os insultarem e apedrejarem, sabendo-o eles, fugiram para Listra e Derbe, cidades da Licaônia, e para a província circunvizinha; e ali pregavam o evangelho." (Atos 14:5-7).

Mas estes "ciúmes", já havia sido profetizado, veja o que diz Sha'ul: "Mas digo: Porventura, Israel não o soube? Primeiramente, diz Moisés: Eu vos meterei em ciúmes com aqueles que não são povo, com gente insensata vos provocarei à ira." (Romanos 10:19), citando as Palavras de D'us a Moisés em Deuteronômio 32:21.
Com certeza, muitos judeus foram provocados à ira por causa da Fé dos gentios, mas esta ira nos foi revelada de 2 formas, que deram nos 2 tipos de atitudes mencionadas: a ira de judeus crentes, que não aceitavam a aproximação com os gentios, que depois foi substituída pela aceitação;
e a ira dos judeus incrédulos, que insistiam em perseguir os servos de D'us por causa de Yeshua e da aproximação dos gentios a Israel (Efésios 2).

Mas, nós sabemos que D'us estabelece algo para o Seu povo, mediante as atitudes dele, e sempre com a intenção de levá-lo ao arrependimento.
E não foi diferente com relação a estes "ciúmes" que os gentios provocariam neles, pois haveriam aqueles que não compreenderiam, mas também muitos judeus entenderam o que D'us fez aos gentios: aquilo que já não estava fazendo a muito tempo com muitos deles, por falta de Fé, por incredulidade.
E estes que entenderam, foram alcançados pelo Evangelho e creram em Yeshua como Messias e Salvador deles.
Tanto é que Sha'ul diz: "Dirijo-me a vós outros, que sois gentios! Visto, pois, que eu sou apóstolo dos gentios, glorifico o meu ministério, para ver se, de algum modo, posso incitar à emulação os do meu povo e salvar alguns deles." (Romanos 11:13,14).

Vemos que esta provocação aos ciúmes sempre foi para o bem de Israel, e nunca para o seu fracasso, apesar de que muitos judeus usaram este sentimento de forma errada.

E hoje?
A igreja em sua maioria, está seguindo esta ordenança apostólica de Sha'ul, provocando ciúmes nos judeus que ainda não creram em Yeshua?
Infelizmente, após o domínio de Roma em relação à igreja e o estabelecimento do cristianismo como religião do Império, a igreja tem provocado cada vez menos ciúmes aos judeus, e cada vez mais outros tipos de sentimentos, como repulsa, indignação, ódio, antipatia, inimizade, etc., tudo por causa do que esta religião ligada à Roma fez contra eles, e sendo eles crentes ou não, pois não se tratava de uma questão de Fé, mas de religião, o mesmo acontecendo depois contra os gentios pagãos.

Sabemos que isto não justifica a incredulidade deles, mas a igreja, assim como Sha'ul recomendou e praticou, deveria provocar ciúmes aos judeus incrédulos, a fim de tocar o coração de muitos deles.
Ela está sim, evangelizando, e a mensagem está alcançando a muitos, mas quando o assunto se refere aos judeus, não podemos compará-los às demais nações, não estou com isso dizendo que eles são mais especiais, ou que são mais importantes, pois todos pecaram e todos precisam de Yeshua.
O que quero dizer é que, a atitude da igreja em relação a eles não pode se limitar em apenas pregar o Evangelho, ou testemunhar segundo os parâmetros do cristianismo que usa as Escrituras muitas vezes de forma equivocada em relação a eles, pois estas coisas na maioria dos casos não surtirá o efeito esperado em relação a eles.

Aqui estão alguns pontos doutrinários equivocados com relação a Israel:

A Igreja substituiu a Israel (teologia da substituição);
A Lei de D'us foi abolida;
A mudança na celebração de Pessach (Páscoa);
A substiuição do Sábado pelo domingo;
O decreto que considera "heresia" todo tipo de tradição de Israel;
Que os gentios são os "judeus espirituais" (teologia da substituição);
Que a igreja é o "Israel espiritual" (teologia da substituição);
Que os judeus foram rejeitados por D'us, ao rejeitarem o Messias (teologia da substituição);
Que C risto fundou uma religião chamada cristianismo, etc.

Existem muitas declarações dos considerados "pais da igreja", recheados de teor anti-semita, prejudicando a igreja com relação aos judeus, pois não havia uma preocupação em anunciá-los o Evangelho, e quando havia, muitos judeus rejeitaram por causa do que Roma fez "em nome de YHWH" contra eles.
Eu percebi que muitos se preocupam com a questão de evangelizar e isto é muito bom, por isso acho importante conhecermos alguns aspectos que podem nos ajudar a entender algumas dificuldades que existem na obra de evangelização.

E hoje?
Ainda há condições da Igreja provocar ciúmes nos judeus incrédulos?
Com certeza, mas não aquele tipo de ciúmes que houve no 1º século, mas um tipo diferente, pois antes os judeus não sofreram com os erros do cristianismo, por isso os ciúmes foram daquela forma, mas hoje, depois de quase 2 mil anos de história cristã, depois do que houve contra os judeus (crentes e incrédulos), a coisa muda.

Que tipos de ciúmes seria este, afinal?
Seria um sentimento movido pela aceitação pelo gentio crente (cristão), em relação a Israel e o povo judeu!
Porque se antes, os ciúmes levaram os judeus crentes a aceitarem os gentios que foram iluminados por D'us por meio da Fé, hoje os ciúmes estão levando o judeu incrédulo a entender a aceitação do judeu pelo gentio crente!
Se a igreja cristã está começando a se reconectar às suas raízes em Israel, os judeus incrédulos que, até então a considerava como "inimiga da Fé" em relação a eles, hoje vêem todas as coisas que criaram esta inimizade caindo por terra, e a aproximação e o diálogo entre judeus e cristãos, que já é uma realidade hoje!
Pois a questão é mais do que doutrinária ou teológica, é algo impregnado pela história, pelo que os romanos fizeram em favor da religião, contra os judeus e contra o legado de Israel em relação à Igreja do Messias.



Fiquemos atentos ao momento profético que estamos vivendo!
Anderson de Carvalho
Anderson de Carvalho
Administrador
Administrador

Mensagens : 66
Pontos : 151
Data de inscrição : 14/02/2012

http://solascriptura.ning.com/profiles/profile/show?id=Randfal

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos