Adonay Echad


Seja bem vindo (a)!!!

Últimos assuntos
Bate Papo
Quem está conectado
6 usuários online :: Nenhum usuário registrado, Nenhum Invisível e 6 Visitantes :: 1 Motor de busca

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 57 em Seg 08 Fev 2016, 6:29 am
Parceiros



50




50








50




50



50

SHABAT - Como e por que observá-lo?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

default SHABAT - Como e por que observá-lo?

Mensagem por Diego Yo'ets em Qui 02 Dez 2010, 2:58 pm

SHABAT - Como e por que observá-lo?

O Shabat

אִם-תָּשִׁיב מִשַּׁבָּת רַגְלֶךָ, עֲשׂוֹת חֲפָצֶךָ בְּיוֹם קָדְשִׁי; וְקָרָאתָ לַשַּׁבָּת עֹנֶג, לִקְדוֹשׁ יְהוָה מְכֻבָּד, וְכִבַּדְתּוֹ מֵעֲשׂוֹת דְּרָכֶיךָ, מִמְּצוֹא חֶפְצְךָ וְדַבֵּר דָּבָר.


“Se desviares do sábado o teu pé, e deixares de prosseguir nas tuas empresas no meu santo dia; se ao sábado chamares deleitoso, ao santo dia do Senhor, digno de honra; se o honrares, não seguindo os teus caminhos, nem te ocupando nas tuas empresas, nem falando palavras vãs.” (Isaías 58:13)





1. Quando, por quem e para quem foi dado o Shabat?

Nos dias da Criação, o Shabat foi instituído no Éden pelo Eterno, para o homem, ou seja, para a humanidade:

Gênesis 2:3 “E abençoou D'us o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.”

Êxodo 20:11 “Porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou;”

Eclesiastes 12:13 De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a D'us e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem.



2. Qual é a diferença entre este e os demais dias da semana?

Este dia foi santificado, ou seja, separado por D-us dos demais dias da semana, também conhecidos como comuns ou profanos.

Ezequiel 44:23, 24 “A meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano e o farão discernir entre o imundo e o limpo. Quando houver contenda, eles assistirão a ela para a julgarem; pelo meu direito julgarão; as minhas leis e os meus estatutos em todas as festas fixas guardarão e santificarão os meus sábados.”



3. Para que fim se destina o Sábado? E nossos empregados ou pessoas em nossa casa?

É um dia exclusivo para descanso e para adoração, reflexão e reconhecimento ao D-us Criador de todas as coisas.

Êxodo 23:12 “Seis dias farás a tua obra, mas, ao sétimo dia, descansarás; para que descanse o teu boi e o teu jumento; e para que tome alento o filho da tua serva e o forasteiro.”

Note que os servos e servas (hoje os empregados), também devem folgar neste dia:

Êxodo 20:10 “Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu D'us; não farás nenhuma obra, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro que está dentro das tuas portas.”



4. Por que os israelitas observam o Shabat?

Antes de tudo, porque é um preceito divino da Torah (pentateuco), Lei esta que nosso povo se comprometeu em obedecer para ser o povo do Eterno:

Êxodo 24:3 Vindo, pois, Moisés e contando ao povo todas as palavras do SENHOR e todos os estatutos, então, o povo respondeu a uma voz. E disseram: Todas as palavras que o SENHOR tem falado faremos.

Êxodo 24:7 E tomou o livro do concerto e o leu aos ouvidos do povo, e eles disseram: Tudo o que o SENHOR tem falado faremos e obedeceremos.

Assim, ao descansar no Shabat, somos lembrados de que somos livres:

Deut 5:15 "Lembra-te que foste um escravo na terra do Egito, e o Eterno, teu D’us, o tirou de lá com mão poderosa e um braço estendido; portanto o Senhor teu D’us te ordenou guardar o dia do Shabat."

Embora à princípio o Shabat tivesse sido instituído para toda a humanidade, as nações o rejeitaram, bem como a seu Criador:

Salmo 147:20 Não fez assim a nenhuma outra nação; todas ignoram os seus preceitos. Aleluia!

O Sábado, as leis de pureza familiar e a crença num único D-us, têm, segundo nossos sábios, mantido nosso povo e sua fé ao longo dos séculos.

Shamor vê Zachor: Lembra e guarda, mencionados em Êxodo 20 e Deuteronômio 14, tem sido entoado na canção Lecha dodi, (Um convite aos amigos para santificarem o Shabat) todas as noites de Shabat. Em casa, o acendimento das velas pelas mulheres judias, marcam o inicio do dia santo e preservam a tradição em família.



5. Poderia ser qualquer outro dia, entre os sete da semana?

Não, pois D-us, na Criação, separou o sétimo dia. Este dia é o shabat dEle:

Êxodo 20:11 porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.

Êxodo 23:12 Seis dias farás a tua obra, mas, ao sétimo dia, descansarás; para que descanse o teu boi e o teu jumento; e para que tome alento o filho da tua serva e o forasteiro.

Êxodo 31:15 Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do repouso solene, santo ao SENHOR; qualquer que no dia do sábado fizer alguma obra morrerá.



6. A que está vinculado a observância do Shabat?

a) À Criação e ao único D-us Criador:

Êxodo 31:17 Entre mim e os filhos de Israel é sinal para sempre; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, e, ao sétimo dia, descansou, e tomou alento.

b) À liberdade de Israel, da escravidão do Egito:

Deuteronômio 24:18 Lembrar-te-ás de que foste escravo no Egito e de que o SENHOR te livrou dali; pelo que te ordeno que faças isso.

Deuteronômio 16:12 Lembrar-te-ás de que foste servo no Egito, e guardarás estes estatutos, e os cumprirás.

Deuteronômio 5:15 porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito e que o SENHOR, teu D'us, te tirou dali com mão poderosa e braço estendido; pelo que o SENHOR, teu D'us, te ordenou que guardasses o dia de sábado.



7. Neste caso, que importância tem o Shabat para D-us e Israel, Seu povo?

A santificação do Shabat é um sinal de que servimos ao único e verdadeiro D_us; que o Criador é nosso D-us e que somos o Seu povo. O Shabat nos identifica desta forma:

Ezequiel 20:12 E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles, para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica.

Ezequiel 20:20 E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o SENHOR, vosso D'us.



Êxodo 31:13 Tu, pois, falarás aos filhos de Israel e lhes dirás: Certamente, guardareis os meus sábados; pois é sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica.

Êxodo 31:14 Portanto, guardareis o sábado, porque é santo para vós outros; aquele que o profanar morrerá; pois qualquer que nele fizer alguma obra será eliminado do meio do seu povo.

Êxodo 31:15 Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do repouso solene, santo ao SENHOR; qualquer que no dia do sábado fizer alguma obra morrerá.

Êxodo 31:16 Pelo que os filhos de Israel guardarão o sábado, celebrando-o por aliança perpétua nas suas gerações.

Êxodo 31:17 Entre mim e os filhos de Israel é sinal para sempre; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, e, ao sétimo dia, descansou, e tomou alento.



8. Como D-us provou a obediência de seu povo no deserto? Que mais Shemot (Êxodo) 16 nos ensina, quanto ao cuidado com o Shabat?

Êxodo 16:28-30 Então, disse o SENHOR a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis? Considerai que o SENHOR vos deu o sábado; por isso, ele, no sexto dia, vos dá pão para dois dias; cada um fique onde está, ninguém saia do seu lugar no sétimo dia. Assim, descansou o povo no sétimo dia.



9. E quanto às festas estabelecidas pelo Eterno? O Shabat tem algo a ver?

Lv 23:2, 3 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: As festas fixas do Senhor, que proclamareis como santas convocações, são estas:
Seis dias se fará trabalho, mas o sétimo dia é o sábado do descanso solene, uma santa convocação; nenhum trabalho fareis; é sábado do Senhor em todas as vossas habitações.



10. É correto rejeitar as festas de D-us, sob o pretexto de que foram instituídas somente para se oferecerem sacrifícios? E no caso do Shabat: não se oferecia sacrifícios também neste dia?



1 Crônicas 23:31 e oferecerem continuamente perante o Senhor todos os holocaustos, nos SÁBADOS, nas luas novas e nas festas fixas, segundo o número ordenado.

2 Crônicas 2:4 Eis que vou edificar uma casa ao nome do Senhor meu D'us e lha consagrar para queimar perante ele incenso aromático, para apresentar continuamente, o pão da preposição, e para oferecer os holocaustos da manhã e da tarde, nos SÁBADOS, nas luas novas e nas festas fixas do Senhor nosso D'us; o que é obrigação perpétua de Israel.
2 Crônicas 8:13 e isto segundo o dever de cada dia, fazendo ofertas segundo o mandamento de Moisés, nos SÁBADOS e nas luas novas, e nas três festas anuais, a saber: na festa dos pães ázimos, na festa das semanas, e na festa dos tabernáculos.
2 Crônicas 31:3 A contribuição da fazenda do rei foi designada para os holocaustos: os holocaustos da manhã e da tarde, e os holocaustos dos SÁBADOS, das luas novas e das festas fixas, como está escrito na lei do Senhor.

Neemias 10:33 Para os pães da proposição, para a contínua oferta de cereais, para o contínuo holocausto dos sábados e das luas novas, para as festas fixas, para as coisas sagradas, para as ofertas pelo pecado a fim de fazer expiação por Israel, e para toda a obra da casa do nosso D'us.



11. Que atitude radical tomou Nehemiah em função da transgressão do Shabat, pelos comerciantes que iam a Jerusalém?

Neemias 13:15 Naqueles dias, vi em Judá os que pisavam lagares ao sábado e traziam feixes que carregavam sobre os jumentos; como também vinho, uvas e figos e toda casta de cargas, que traziam a Jerusalém no dia de sábado; e protestei contra eles no dia em que vendiam mantimentos.

Neemias 13:19 Sucedeu, pois, que, dando as portas de Jerusalém já sombra antes do sábado, ordenando-o eu, as portas se fecharam; e mandei que não as abrissem até passado o sábado; e pus às portas alguns de meus moços, para que nenhuma carga entrasse no dia de sábado.



12. Qual foi uma das principais razões de Judah ser levado em cativeiro em Babilônia por 70 anos? Que promessa havia, se houvesse obediência?



Jeremias 17:21 Assim diz o SENHOR: Guardai a vossa alma e não tragais cargas no dia de sábado, nem as introduzais pelas portas de Jerusalém;

Jeremias 17:22 nem tireis cargas de vossas casas no dia de sábado, nem façais obra alguma; antes, santificai o dia de sábado, como eu ordenei a vossos pais.

23 Mas não deram ouvidos, nem inclinaram as orelhas; antes, endureceram a sua cerviz, para não ouvirem e para não receberem correção.

24 Será, pois, que, se diligentemente me ouvirdes, diz o SENHOR, não introduzindo cargas pelas portas desta cidade no dia de sábado, e santificardes o dia de sábado, não fazendo nele obra alguma;

25 então, entrarão pelas portas desta cidade reis e príncipes, assentados sobre o trono de Davi, andando em carros e montados em cavalos, eles e seus príncipes, os homens de Judá e os moradores de Jerusalém; e esta cidade será para sempre habitada.

26 E virão das cidades de Judá, e dos contornos de Jerusalém, e da terra de Benjamim, e das planícies, e das montanhas, e do Sul, trazendo holocaustos, e sacrifícios, e ofertas de manjares, e incenso, trazendo igualmente sacrifícios de louvores à Casa do SENHOR.

27 Mas, se não me derdes ouvidos, para santificardes o dia de sábado e para não trazerdes carga alguma, quando entrardes pelas portas de Jerusalém no dia de sábado, então, acenderei fogo nas suas portas, o qual consumirá os palácios de Jerusalém e não se apagará.

2 Crônicas 36:19-21 E queimaram a Casa de D'us, e derribaram os muros de Jerusalém, e todos os seus palácios queimaram, destruindo também todos os seus preciosos objetos. E os que escaparam da espada levou para a Babilônia; e fizeram-se servos dele e de seus filhos, até ao tempo do reino da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do SENHOR, pela boca de Jeremias, até que a terra se agradasse dos seus sábados; todos os dias da desolação repousou, até que os setenta anos se cumpriram.



13. Quando começa e até onde vai o Shabat?

No pôr-do-sol de sexta-feira, terminando no pôr-do-sol do Sábado.

Biblicamente, o dia começa e termina com o pôr-do-sol. Não é a meia noite, como define o calendário romano. Por zelo, os rabinos determinaram que se observasse o surgimento da primeira estrela, ou seja, cerca de no mínimo dezoito minutos antes do pôr-do-sol de sexta, para o acendimento das velas de recebimento da rainha Shabat e do aparecimento de três estrelas, após o pôr-do-sol de do Sábado, já à noite, para encerra-lo, com a cerimônia de Havdalah.

Neemias fechou os portões da cidade santa sexta-feira, quando neles fazia-se sombra:

Neemias 13:19 Sucedeu, pois, que, dando as portas de Jerusalém já sombra antes do sábado, ordenando-o eu, as portas se fecharam; e mandei que não as abrissem até passado o sábado; e pus às portas alguns de meus moços, para que nenhuma carga entrasse no dia de sábado.

Portanto, um dia ou data, compreende de um a outro pôr–do-sol.

Deuteronômio 21:22, 23 Quando também em alguém houver pecado, digno do juízo de morte, e haja de morrer, e o pendurares num madeiro, o seu cadáver não permanecerá no madeiro, mas certamente o enterrarás no mesmo dia, porquanto o pendurado é maldito de D'us...

João 19:31 Os judeus, pois, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação (pois era grande o dia de sábado), rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados.

Josué 8:29 E ao rei de Ai enforcou num madeiro, até à tarde; e, ao pôr-do-sol, ordenou Josué que o seu corpo se tirasse do madeiro...

Levítico 23:32 Sábado de descanso vos será; então, afligireis a vossa alma; aos nove do mês, à tarde, duma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado.



14. Como o profeta Ezequiel via a indiferença dos sacerdotes? Como deveriam agir?

Ezequiel 22:26 Os seus sacerdotes transgridem a minha lei e profanam as minhas coisas santas; entre o santo e o profano, não fazem diferença, nem discernem o imundo do limpo e dos meus sábados escondem os olhos; e, assim, sou profanado no meio deles.

Ezequiel 44:23 A meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano e o farão discernir entre o imundo e o limpo.



15. Como D-us viu a obediência ao Shabat e as demais solenidades, apenas por mera formalidade?

Amós 8:5 dizendo: Quando passará a lua nova, para vendermos o grão? E o sábado, para abrirmos os celeiros de trigo, diminuindo o efa, e aumentando o siclo, e procedendo dolosamente com balanças enganadoras,

Isaías 1:13-16 Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e também as Festas da Lua Nova, os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniqüidade associada ao ajuntamento solene. As vossas Festas da Lua Nova e as vossas solenidades, a minha alma as aborrece; já me são pesadas; estou cansado de as sofrer. Pelo que, quando estendeis as mãos, escondo de vós os olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue. Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal.

Oséias 2:11 Farei cessar todo o seu gozo, as suas Festas de Lua Nova, os seus sábados e todas as suas solenidades.

Amós 5:21 ¶ Aborreço, desprezo as vossas festas e com as vossas assembléias solenes não tenho nenhum prazer.



16. D'us previu uma Nova Aliança com as Casas de Judah e de Israel. Nesta Aliança foi excluído o Shabat? E as Festas?

Yeshua veio anunciando as boas novas sobre os montes:

Naum 1:15 Eis sobre os montes os pés do que anuncia boas-novas, do que anuncia a paz! Celebra as tuas festas, ó Judá, cumpre os teus votos, porque o homem vil já não passará por ti; ele é inteiramente exterminado.

Pela boca de Isaias, a manifestação da salvação de D-us, não excluía o Shabat, pelo contrário, seria abraça pelos gentios convertidos. Cornélio (Atos 10:22) tinha bom testemunho dos judeus:

Isaías 56:1, 6, 7: Assim diz o SENHOR: Mantende o juízo e fazei justiça, porque a minha salvação está prestes a vir, e a minha justiça, prestes a manifestar-se. Aos estrangeiros que se chegam ao SENHOR, para o servirem e para amarem o nome do SENHOR, sendo deste modo servos seus, sim, todos os que guardam o sábado, não o profanando, e abraçam a minha aliança, também os levarei ao meu santo monte e os alegrarei na minha Casa de Oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar, porque a minha casa será chamada Casa de Oração para todos os povos.



17. O gentio convertido precisa igualmente observar o Shabat? Ou pode adorar ao Eterno em separado do povo e do Comunidade de Israel?

Isaías 56:3, 6 Não fale o estrangeiro que se houver chegado ao SENHOR, dizendo: O SENHOR, com efeito, me separará do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que eu sou uma árvore seca.(...) Aos estrangeiros que se chegam ao SENHOR, para o servirem e para amarem o nome do SENHOR, sendo deste modo servos seus, sim, todos os que guardam o sábado, não o profanando, e abraçam a minha aliança,

1 Coríntios 12:2 Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados.

Efésios 2:11, 12, 19 Portanto, lembrai-vos de que vós, noutro tempo, éreis gentios na carne e chamados incircuncisão pelos que, na carne, se chamam circuncisão feita pela mão dos homens; que, naquele tempo, estáveis sem HaMashiach, separados da comunidade de Israel e estranhos aos concertos da promessa, não tendo esperança e sem D'us no mundo.(...) Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e da família de D'us;



18. Yeshua, como Mediador da Nova Aliança e Seus apóstolos,dispensaram o Shabat e as demais solenidades da Torah, bem como o comparecimento no templo e nas sinagogas?



Presença de Yeshua e seus discípulos nas festas, e no Templo:



Lucas 2:41, 42, 46 Ora, todos os anos, iam seus pais a Jerusalém, à Festa da Páscoa. E, tendo ele já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa. (...)E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os.

João 7:2, 8, 14 E estava próxima a festa dos judeus chamada de Festa dos Tabernáculos. Subi vós a esta festa; eu não subo ainda a esta festa, porque ainda o meu tempo não está cumprido. Mas, no meio da festa, subiu Yeshua ao templo e ensinava.

João 2:23 E, estando ele em Jerusalém pela Páscoa, durante a festa, muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome.

João 4:45 Chegando, pois, à Galiléia, os galileus o receberam, porque viram todas as coisas que fizera em Jerusalém no dia da festa; porque também eles tinham ido à festa.

João 5:1 Depois disso, havia uma festa entre os judeus, e Yeshua subiu a Jerusalém.

1 Coríntios 5:8 Pelo que façamos festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os asmos da sinceridade e da verdade.

João 13:29 porque, como Judas tinha a bolsa, pensavam alguns que Yeshua lhe tinha dito: Compra o que nos é necessário para a festa ou que desse alguma coisa aos pobres.

João 10:22, 23 E em Jerusalém havia a Festa da Dedicação, e era inverno. E Yeshua passeava no templo, no alpendre de Salomão.

Marcos 14:12 E, no primeiro dia da Festa dos Pães Asmos, quando sacrificavam a Páscoa, disseram-lhe os discípulos: Aonde queres que vamos fazer os preparativos para comer a Páscoa?

Atos 18:21 Antes, se despediu deles, dizendo: Querendo D'us, outra vez voltarei a vós. E partiu de Éfeso.



Presença de Yeshua e seus discípulos nas sinagogas, no Shabat:



Mateus 12:9 E, partindo dali, chegou à sinagoga deles.

Mateus 13:54 E, chegando à sua pátria, ensinava-os na sinagoga deles, de sorte que se maravilhavam...

Marcos 1:21 Entraram em Cafarnaum, e, logo no sábado, indo ele à sinagoga, ali ensinava.

Marcos 3:1 E outra vez entrou na sinagoga, e estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada.

Marcos 5:38 E, tendo chegado à casa do principal da sinagoga, viu o alvoroço e os que choravam muito e pranteavam.

Marcos 6:2 E, chegando o sábado, começou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se admiravam,...

Lucas 4:16 E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga e levantou-se para ler.

Lucas 4:38 Ora, levantando-se Yeshua da sinagoga, entrou em casa de Simão; e a sogra de Simão...

Lucas 6:6 E aconteceu também, em outro sábado, que entrou na sinagoga e estava ensinando; e havia ali um homem que tinha a mão direita mirrada.

Lucas 8:41 E eis que chegou um varão de nome Jairo, que era príncipe da sinagoga; e, prostrando-se aos pés de Yeshua, rogava-lhe que entrasse em sua casa;

Lucas 13:14 E, tomando a palavra o príncipe da sinagoga, indignado porque Yeshua curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que é mister trabalhar; nestes, pois, vinde para serdes curados e não no dia de sábado.

João 6:59 Ele disse essas coisas na sinagoga, ensinando em Cafarnaum.

João 12:42 Apesar de tudo, até muitos dos principais creram nele; mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga.

João 18:20 Yeshua lhe respondeu: Eu falei abertamente ao mundo; eu sempre ensinei na sinagoga e no templo, onde todos os judeus se ajuntam, e nada disse em oculto.

Atos 13:14 E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia da Pisídia e, entrando na sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se.

Atos 13:15 E, depois da lição da Lei e dos Profetas, lhes mandaram dizer os principais da sinagoga: Varões irmãos, se tendes alguma palavra de consolação para o povo, falai.

Atos 13:42 E, saídos os judeus da sinagoga, os gentios rogaram que no sábado seguinte lhes fossem ditas as mesmas coisas.

Atos 13:43 E, despedida a sinagoga, muitos dos judeus e dos prosélitos religiosos seguiram Paulo e Barnabé, os quais, falando-lhes, os exortavam a que permanecessem na graça de D'us.

Atos 14:1 E aconteceu que, em Icônio, entraram juntos na sinagoga dos judeus e falaram de tal modo, que creu uma grande multidão, não só de judeus, mas também de gregos.

Atos 17:1 E, passando por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus.

Atos 17:10 E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus.

Atos 17:17 De sorte que disputava na sinagoga com os judeus e religiosos e, todos os dias, na praça, com os que se apresentavam.

Atos 18:4 E todos os sábados disputava na sinagoga e convencia a judeus e gregos.

Atos 18:7 E, saindo dali, entrou em casa de um homem chamado Tito Justo, que servia a D'us e cuja casa estava junto da sinagoga.

Atos 18:8 E Crispo, principal da sinagoga, creu no Senhor com toda a sua casa; também muitos dos coríntios, ouvindo-o, creram e foram batizados..

Atos 18:19 E chegou a Éfeso e deixou-os ali; mas ele, entrando na sinagoga, disputava com os judeus.

Atos 18:26 Ele começou a falar ousadamente na sinagoga. Quando o ouviram Priscila e Áqüila, o levaram consigo e lhe declararam mais pontualmente o caminho de D'us.

Atos 19:8 E, entrando na sinagoga, falou ousadamente por espaço de três meses, disputando e persuadindo-os acerca do Reino de D'us.



19. Por que havia um conflito em alguns líderes e Yeshua, quanto à forma de se observar o Shabat? Yeshua estaria mesmo violando o Shabat, com sugeria alguns de Seus oponentes?

Yeshua não veio aboliar a Torah, mas ensinar e interpreta-la, uma vez que agora, pela ação de Ruach HaKodesh, ela seria internalizada nos corações dos israelitas (Jr 31:31-33).



Lucas 13:10-18 E ensinava no sábado, numa das sinagogas.

11 E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade havia já dezoito anos; e andava curvada e não podia de modo algum endireitar-se.

12 E, vendo-a Yeshua, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade.

13 E impôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou e glorificava a D'us.

14 E, tomando a palavra o príncipe da sinagoga, indignado porque Yeshua curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que é mister trabalhar; nestes, pois, vinde para serdes curados e não no dia de sábado.

15 Respondeu-lhe, porém, o Senhor e disse: Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi ou jumento e não o leva a beber água?

16 E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás mantinha presa?

17 E, dizendo ele isso, todos os seus adversários ficaram envergonhados, e todo o povo se alegrava por todas as coisas gloriosas que eram feitas por ele.



20. Teria sido Yeshua e Seus apóstolos transgressores da Torah ou alguém que pregava contra a Lei e os Profetas? Que lhes teria contecido, se assim o fossem?



Os oponentes de Yeshua buscavam ocasião para apedrejá-lo e a teriam encontrado, se Ele fosse contra ou transgredisse o Shabat. Suas acusações na se comprovavam. Fizeram o mesmo com Estevão e Shaul mais tarde::



Marcos 11:18 E os escribas e príncipes dos sacerdotes, tendo ouvido isso, buscavam ocasião para o matar; pois eles o temiam porque toda a multidão estava admirada acerca da sua doutrina.

João 8:59 Então, pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Yeshua ocultou-se, e saiu do templo, passando pelo meio deles, e assim se retirou.

João 10:31 Os judeus pegaram, então, outra vez, em pedras para o apedrejarem.



Yeshua entendia que a vida estava acima de qualquer tradição. Curar enfermos não era transgressão da Torah. Mesmo assim seus oponentes o acusavam falsamente, como fizeram mais tarde com Estevão e Shaul HaShaliach:



João 5:18 Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que D'us era seu próprio Pai, fazendo-se igual a D'us.

Atos 6:11-14 Então, subornaram homens que dissessem: Temos ouvido este homem (Estevão) proferir blasfêmias contra Moisés e contra D'us. Sublevaram o povo, os anciãos e os escribas e, investindo, o arrebataram, levando-o ao Sinédrio. Apresentaram testemunhas falsas, que depuseram: Este homem não cessa de falar contra o lugar santo e contra a lei; porque o temos ouvido dizer que esse Yeshua, o Nazareno, destruirá este lugar e mudará os costumes que Moisés nos deu.

Atos 21:21 E já acerca de ti foram informados de que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a apartarem-se de Moisés, dizendo que não devem circuncidar os filhos, nem andar segundo o costume da lei.

Atos 24:10-14 Paulo, porém, fazendo-lhe o governador sinal que falasse, respondeu: Porque sei que já vai para muitos anos que desta nação és juiz, com tanto melhor ânimo respondo por mim. Pois bem podes saber que não há mais de doze dias que subi a Jerusalém a adorar; e não me acharam no templo falando com alguém, nem amotinando o povo nas sinagogas, nem na cidade; nem tampouco podem provar as coisas de que agora me acusam.

Atos 25:7 Chegando ele, o rodearam os judeus que haviam descido de Jerusalém, trazendo contra Paulo muitas e graves acusações, que não podiam provar.



21. Teria Ele ensinado a Seus discípulos a mudança do dia de shabat para o domingo, ou mesmo dito que o shabat estava abolido?

Lucas 4:16 E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga e levantou-se para ler.

Lucas 23:55, 56 E as mulheres que tinham vindo com ele da Galiléia seguiram também e viram o sepulcro e como foi posto o seu corpo. E, voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos e, no sábado, repousaram, conforme o mandamento.

Atos 18:1-4 Depois disto, partiu Paulo de Atenas e chegou a Corinto. E, achando um certo judeu por nome Áqüila, natural do Ponto, que havia pouco tinha vindo da Itália, e Priscila, sua mulher (pois Cláudio tinha mandado que todos os judeus saíssem de Roma), se ajuntou com eles, e, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas. E todos os sábados disputava na sinagoga e convencia a judeus e gregos.



22. Quando, efetivamente o domingo foi aceito e quem o instituiu?

O domingo foi estabelecido por lei, a 7 de março de 321 EC, pelo imperador pagão Constantino:



"Que todos os juízes, e todos os habitantes da cidade, e todos os mercadores e artífices descansem no venerável dia do Sol. Não obstante, atentam os lavradores com plena liberdade ao cultivo dos campos; visto acontecer a miúdo que nenhum outro dia é tão adequado à semeadura do grão ou ao plantio da vinha; daí o não se dever deixar passar o tempo favorável concedido pelo Céu." - Codex Justinianus, lib. 13 it. 12, par. 2 (3).



"O mais antigo reconhecimento da observância do domingo, como um dever legal, é uma constituição de Constantino em 321 d.C., decretando que todos os tribunais de justiça, habitantes das cidades e oficiais deviam repousar no domingo (venerabili die Solis), com uma exceção em favor dos que se ocupam do trabalho agrícola." - Enciclopédia Britânica, art. "Sunday."



"Os cristãos não devem judaizar e descansar no sábado, mas sim trabalhar neste dia; devem honrar o dia do Senhor e descansar, se for possível, como cristãos. Se, entretanto, forem encontrados judaizando, sejam excomungados por HaMashiach." - Hefele, History of the Councils of the Church, vol. II, livro 6, sec. 93, pág. 318.



“O Concílio de Laodicéia proibiu os Cristãos de observar o Shabbat e de receber prendas de judeus ou mesmo de comer pão ázimo nos festejos judaicos.”

http://pt.wikipedia.org/wiki/Conc%C3%ADlio_de_Laodic%C3%A9ia



Em 364, no Concílio de Laodiceia, o Canon 29 institui que “os cristãos não deveriam ter práticas judaizantes e, como tal, não deveriam estar ociosos mas deveriam trabalhar ao Sábado”



Nós celebramos o domingo em vez do sábado, porque a igreja Católica, no Concílio de Laodicéia em 364 transferiu a santidade do Sábado para o domingo." ("The Converts Catechism of Catholic Doctrine)



“Desde o tempo dos apóstolos até o Concílio de Laodicéia [364 d.C.), a sagrada observância do sábado dos judeus persistiu, como pode ser comprovado por muitos autores, não obstante o voto contrário do concílio.” John Ley, Sunday A Sabbath, Londres, 1640



23. Que podemos ou não podemos fazer no Shabat? Há alguma tolerância ou exceção?

Neste dia, devemos nos comprometer unicamente com sua observância e atender a todas as santas convocações estabelecidas, tais como ir ao serviço de Cabalat Shabat e comparecer do Shacharit ao serviço de Havdalah.

Levítico 23:3 Seis dias obra se fará, mas o sétimo dia será o sábado do descanso, santa convocação; nenhuma obra fareis; sábado do SENHOR é em todas as vossas habitações.

Deuteronômio 5:14 “Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu D'us; não farás nenhuma obra nele, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro de tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem como tu;”

a) Não fale ou trate de assuntos estranhos às coisas divinas, neste dia. Tenha-o por deleitoso e dia separado para o Senhor. Há promessa para quem honra o Shabat::

Isaías 58:13 Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, então, te deleitarás no SENHOR. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do SENHOR o disse.

b) Para evitar profanações, não se conectar à internete, não fale no telefone ou assista a televisão.

c) Não faça passeios ou lazer. Viagens, só em casos realmente justificáveis e necessários. Se estiver fora, onde quer que seja, honre o Shabat e congregue, se for possível.

d) Não namorem neste dia. Se ficarem juntos, por algum motivo, dediquem-se ao estudo e a oração.

e) Não faça comida neste dia. Somos recomendados a não acender fogo e a prepararmos os alimentos na véspera, ou seja, na sexta-feira: Se for necessário mesmo, aquecer o alimento, use o microondas ou conserve uma vela acesa, para transferir o fogo (existem velas especiais que conservam-se por sete dias):

Êxodo 35:32 Não acendereis fogo em nenhuma das vossas moradas no dia do sábado.

Números 15:32-36 Estando, pois, os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado. Os que o acharam apanhando lenha o trouxeram a Moisés, e a Arão, e a toda a congregação. Meteram-no em guarda, porquanto ainda não estava declarado o que se lhe devia fazer. Então, disse o SENHOR a Moisés: Tal homem será morto; toda a congregação o apedrejará fora do arraial. Levou-o, pois, toda a congregação para fora do arraial, e o apedrejaram; e ele morreu, como o SENHOR ordenara a Moisés.

Êxodo 16:23 Respondeu-lhes ele: Isto é o que disse o SENHOR: Amanhã é repouso, o santo sábado do SENHOR; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobrar separai, guardando para a manhã seguinte.



Lares divididos: O israelita deve ir, aos poucos e com sabedoria, conquistando espaços que lhe permita estar nestes serviços.

Estudantes: Devem procurar por escolas que não lhe comprometam o Shabat. Será da responsabilidade de cada um, se envolver nesta modalidade de quebra do Shabat. Algumas escolas liberam o aluno por motivos religiosos.

Estudo dos Rabinos: Os rabinos concluíram que o trabalho proibido no Shabat é o mesmo que o trabalho para criar o Santuário. Eles encontraram 39 categorias de ações proibidas, e todas são tipos de trabalhos que foi preciso fazer na construção do Mishcán, Santuário.

1.Semear; 2.Arar; 3.Colher; 4.Agrupar feixes; 5.Debulhar; 6.Joeirar – dispersar; 7.Escolher; 8.Moer
9.Peneirar; 10.Fazer massa; 11.Assar; 12.Tosquiar; 13.Lavar a lã; 14.Desembaraçar a lã; 15.Tingir a lã
16.Fiar; 17.Esticar e tecer; 18.Dar dois nós; 19. Tecer dois fios; 20. Separar duas linhas; 21. Atar;

22. Desatar; 23. Costurar; 24. Rasgar; 25. Caçar; 26. Abater; 27. Pelar o couro; 28. Curtir o couro
29. Alisar o couro; 30. Demarcar o couro; 31. Cortar ; 32. Escrever ou esculpir letras; 33. Apagar
34. Construir; 35. Destruir ou demolir; 36. Acender fogo; 37. Apagar ou diminuir o fogo
38. Bater com martelo (terminar a manufatura de qualquer objeto); 39. Levar um objeto de um domínio privado para o público, ou transportar um objeto em domínio público.

(Fonte: http://www.chabad.org.br/shabat/artigo/shamor/home.html)



24. Por que não devemos viajar, ir a festas de casamento ou outras quaisquer, ficar em casa com hóspedes, fazer concursos, participar de cursos ou ainda estudar no Shabat?

Porque nada dever ser mais importante para nós que o Shabat. A participação nestas coisas mencionadas, significa que elas estariam sobre o Shabat. Nada deve nos afastar do espírito do dia santo. Se tivermos qualquer compromisso na noite depois do Shabat, este não deve interferir na santificação deste dia, ou seja, devemos iniciar e terminar o Shabat, sem que nada nos tire dele. Nada de aproveitar o Sábado para preparativos de outros compromissos.

Exceção: É claro que pode haver. Em caso de cuidar de enfermos, atender a uma emergência em socorro a alguém, por exemplo. A vida está acima de tudo. No entanto, outras atividades, como serviços essenciais, devem ser objeto de análise por parte do ministério. Se aprovado, os envolvidos não devem ficar com a remuneração recebidas pelo trabalho deste dia. Devem renunciá-la.



25. Por que, nos demais Shabatot festivos, se era permitido preparar o alimento do dia?

Entendemos que, por se tratar de festas fixas, poderiam cair junto a um Shabat semanal, o que dificultaria tremendamente os preparativos deste dia. Assim, neste demais sábados, havia autorização para o preparo do alimento:

Êxodo 12:16 E, ao primeiro dia, haverá santa convocação; também, ao sétimo dia, tereis santa convocação; nenhuma obra se fará neles, senão o que cada alma houver de comer; isso somente aprontareis para vós.



26. Reforçando, onde devemos estar no Shabat?

Shabat é um dia de festa e de santa convocação, ou seja, devemos estar nos serviços e participarmos destes. Você está convocado a estar nas reuniões. Isto não é opcional.

Levítico 23:3 Seis dias obra se fará, mas o sétimo dia será o sábado do descanso, santa convocação; nenhuma obra fareis; sábado do SENHOR é em todas as vossas habitações.

Levítico 19:30 Guardareis os meus sábados e o meu santuário reverenciareis. Eu sou o SENHOR.



27. Como posso começar a observar o Shabat?

a) Verifique, durante a semana, o horário que o sol se põe, no horizonte.

b) Procure, sexta-feira, pelo menos uns 20 minutos antes do pôr-do-sol, estar em casa para fazer ou participar do acendimento das luzes ( duas velas) do Shabat. Embora esta seja uma tarefa da mulher, na ausência desta, o homem mesmo o pode fazer. Feita esta cerimônia, já não se pode fazer mais nenhum trabalho, mesmo que o sol ainda esteja brilhando no horizonte.

c) Faça suas compras, de preferência na quinta-feira, para não se apurar. Sexta deve ser um dia sem muita pressa ou preocupações, com tranqüilidade para receber a rainha Shabat..

d) Todos prontos, banhados e com roupas boas: A mulher judia deve se preparar antes, dar banho e trocar as crianças. Todos devem estar ao redor da mesa (que já contém os alimentos para a primeira refeição) para o acendimento das velas. Depois da cerimônia, fazem a refeição. Se forem ao serviço de Cabalat Shabat, devem levar os alimentos e fazer o Kidush junto, na Congregação..

e) Se não for ao Cabalat, após a refeição sabática, dedique-se ao estudo da parashah (porção semanal da Torah), da Torah e ouça musicar israelitas de liturgia e de adoração. Mantenha um ambiente bem espiritual. Não ligue TV ou se desvie deste espírito de Shabat.

f) Sábado pela manhã, vá ao serviço matinal de Shabat, caso tenha já um grupo ou Congregação. Se não tiver, estude em casa mesmo, mantendo o descrito no item anterior. Se tiver algum parque, ou lugar tranqüilo no campo, pode também ir passar seu Shabat lá. Leve os alimentos para não se preocupar em voltar. Evite o contato com pessoas não israelitas neste dia. Shaul HaShaliach, procurou, num Shabat, um lugar destes:

Atos 16:13 No dia de sábado, saímos fora das portas, para a beira do rio, onde julgávamos haver um lugar para oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram

g) Participe de todas as reuniões e fique até o serviço de Havdalah. Se não tiver um grupo ou congregação, você mesmo pode fazer o serviço de Havdalah em casa, como o acendimento das velas. É importante começar e terminar o Shabat com e como nosso povo de Israel.





28. Estando ainda obrigado a trabalhar neste dia ou em parte dele, posso congregar e pedir minha tevilah (batismo)?

Você pode e deve congregar sim. Faça o que lhe é possível fazer em respeito ao Shabat. No entanto, passar pela Tevilah, só depois de uma libertação total e da certeza que não mais irá trabalhar no Shabat.



Não podendo Guardar o Sábado: Na impossibilidade de deixar o trabalho no Shabat, não desanime: congregue, ouça os programas de radio (inclusive pela internete), assista os programas de TV, visite o site com frequência, e adquira literaturas, fazendo conosco seus estudos e, sobretudo, fique aos pés de HaShem em oração para que Ele lhe dê uma saída, um novo emprego, etc. Mantenha contato conosco, pois estaremos igualmente orando por você.



Serviços essenciais: Pessoas envolvidas nas áreas de saúde (médicos, enfermeiros) e de segurança pública (militares), sujeitas a escalas que incluam o dia de Sábado, devem buscar, mediante oração, todos os meios possíveis de não trabalhar neste dia (negociar trocas com companheiros, oferecer-se para trabalhar em domingos e feriados comuns, etc.). Esgotadas estas alternativas, devem ser ter seus casos considerados individualmente pelas autoridades congregacionais.

Em tempo, Você pode e deve entregar normalmente seus dízimos e ofertas, mesmo nesta fase. Tudo o que puder obedecer só lhe vai fazer mais agradável a D-us.



29. Além do trabalho no Shabat, que mais poderia dificultar meu pedido de conversão e tevilah (batismo)?

Certifique-se da libertação total de todos os vícios e de modas e costumes que contrariem nossa fé.

Tsiniut: Confira se está cumprindo com os princípios de Tsniut (modéstia) do judaísmo da Nova Aliança, tais como, no caso dos homens, não usar, fora do recinto de casa, shorts, camisetas sem mangas, piercings, brincos, cabelos muito crescidos, fazer tatuagens, etc. No caso das mulheres, não usar jóias, brincos, anéis, colares (permitido: alianças, broches ou correntes com a estrela de Davi, anéis de formatura) calça comprida, roupas curtas (estas devem ser abaixo dos joelhos com a pessoa sentada), transparentes, decotadas ou justas. Não usar pinturas, tais como batons, pinturas dos olhos em geral; remoção, pintura das sobrancelhas (embora não recomendado, é tolerado, pintura dos cabelos, desde que na cor natural, o uso de esmalte somente base incolor e de protetor labial, sem cor). Observando estes detalhes, você estará se ajustando aos princípios de nosso povo.

Alimentação: É proibido o uso de todos os tipos de comidas impróprias e de produtos alimentícios industrializados que contenham gorduras ou carnes impuras.

Pureza no namoro: Namorados ou noivos devem abster-se doravante de todo o tipo de intimidade, pois é proibido o sexo ou liberdades fora do casamento.

Pureza Familiar: Na questão de pureza familiar, não admitir de forma alguma, relações sexuaís no período menstrual e buscar observar normas respeito à purificação nesta fase. Por esta transgressão, a pena era exclusão do povo de Israel.

Sociedades secretas: Para efetivar o processo de conversão o interessado não deve estar associado ou comprometidos com nenhuma associação secreta, como seja a maçonaria, rosacruz, etc, bem como a outras religiôes (Exceção para o judaísmo).


Rosh Yishai ben Yehudah - 23/04/2007


© Copyright - Permitido copiar ou reproduzir este artigo, desde que seja na ìntegra, sem modificações, e com o devido crédito ao autor e a obra.
avatar
Diego Yo'ets
Administrador
Administrador

Mensagens : 594
Pontos : 843
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 34
Localização : Fortaleza-Ce

http://adonayechad.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum