TESTEMUNHAS DE YESHUA
M: PATRICK P. VARGAS
INTRODUÇÂO
Uma das perguntas que inevitavelmente aparece quando as pessoas começam a ver a beleza das
Festas Bíblicas é se elas realmente se aplicam aos seguidores de Yeshua hoje em dia. Muitas linhas
teológicas modernas insistem que tais Festas eram `apenas sombras' da pessoa e obra do Messias
Yeshua e de Sua vinda e que não são mais necessárias. Algumas pessoas vão além disto e dizem que
celebrar os Moedim (Festas Bíblicas) diminui a importância da posição central que Yeshua deve ter
em nossa teologia e adoração. Mas o que as Escrituras nos dizem sobre o papel dos Moedim na vida
do povo de D-us?
AS FESTAS E A CRIAÇÃO
Primeiramente, devemos lembrar que a palavra usada no hebraico é Moed, `tempo indicado' e que
esta mesma palavra é encontrada na narrativa da criação em Gênesis 1. Aqui, o sol e a lua são dados
especialmente `...para sinais e para estações.' A palavra traduzida como `estações' é Moedim,
exatamente a mesma palavra usada para descrever as Festas em Levítico 23 e em outros locais da
Torah.
Qual a importância disto? É importante porque mostra que AS FESTAS QUE D-US REVELA NA
TORAH ESTÃO LIGADAS À CRIAÇÃO. Isto quer dizer que D-us designou o universo em si (o sol
e a lua e toda a estrutura planetária) para apontar para e regular as Suas Festas, os Moedim.
Portanto, primeiramente, os Moedim são uma parte da ordem da criação, e não apenas uma parte da
aliança feita com Israel no Sinai.
POR TODAS AS GERAÇÕES
Em segundo lugar, a Palavra de D-us explicitamente diz que os Moedim permanecerão por todas as
gerações de Israel (Shabbat: Êxodo 31:16; Pessach/ Hag haMatzot: Êxodo 12:14, 17, 42; Shavuot:
Levítico 23:21; Rosh HaShannah/Yom haKippurim: Levítico 23:32; Sukkot: Levítico 23:41).
Portanto, quer para um Israelita ou quer para alguém que está ligado a Israel pela fé, existe apenas
uma Torah para todos (Números 15:16, 29; Levítico 16:29). As implicações são claras: se Israel é
instruído a observar os Moedim do S-NHOR por todas as gerações, então todos aqueles que estão
ligados a Israel pela fé no D-us de Avraham, Itschak e Ya'akov e no Messias Yeshua têm o mesmo
privilégio de observar os tempos indicados por D-us.
É POSSÍVEL OBSERVÁ-LAS?
`Mas,' alguns podem argumentar, `é impossível observar as Festas tais como estão prescritas na
Torah'. Em parte é verdade. Cada Festa requer sacrifícios e o envolvimento dos sacerdotes e do
Templo, e atualmente isto é impossível. Mas se somos capazes de observar parte das atividades
prescritas para um Moed, e se os Moedim são ricos em bênçãos e instrução, não seria sábio fazer
tudo o que podemos com relação aos tempos indicados e deixar aquilo que não podemos fazer nas
mãos de HaShem? Considere esta ilustração: suponha que eu, como pai, peça a meu filho para cortar
a grama do quintal enquanto eu trabalho. Quando ele pega o cortador de grama, percebe que só há
gasolina suficiente para aparar metade do gramado. Considere as duas hipóteses: meu filho pode não
fazer nada, ou pode aparar o máximo de grama possível com esta gasolina limitada. Qual das duas
hipóteses me agradaria mais como pai? A resposta é óbvia: fazer tudo o que podemos para obedecer
e agradar o nosso Abba mostra um coração cheio de fé. E é assim que ocorre com os Moedim:
mesmo não podendo cumprir todas as instruções completamente (por causa da ausência do Templo e
dos sacerdotes), podemos fazer o possível para guardar muitas das instruções para cada um dos
Moedim, e ao fazer tal coisa somos abençoados e D-us é honrado.
TODOS OS POVOS EM D-US
Em terceiro lugar, as Escrituras são claras sobre o fato de que a vitória de D-us no fim dos tempos é
manifesta por Seu povo, tanto Israel quanto as nações, adorando a Ele juntos. Considere a profecia de
Isaías, citada por Yeshua quando ele limpava a área do Templo de práticas ilícitas: `porque a minha
casa será chamada casa de oração para todos os povos.' (Isaías 56:7). O contexto de Isaías 56 é
claramente das nações se unindo para adorar ao S-NHOR, e esta adoração é caracterizada pela guarda
do Shabbat, o primeiro dos Moedim (Levítico 23:1-3). E mais, o reino do Messias, caracterizado
pela adoração do Único e Verdadeiro D-us, é marcado por todas as nações vindo celebrar a Festa de
Sukkot, o último Moed do ciclo anual. Portanto, o Shabbat (em Isaías) e o Sukkot (em Zacarias)
indicam os `limites' que englobam todos os Moedim em uma perspectiva profética.
De fato, o Templo ser a `casa de oração para todos os povos' certamente inclui as orações e os
Salmos incorporados em cada um dos Moedim.
O REINO DO MILÊNIO
O fato do reino milenar de Yeshua incluir a celebração dos Moedim é significativo, pois mostra que
os tempos indicados pelo S-NHOR tem um significado muito mias abrangente do que a revelação da
morte e ressurreição de Yeshua. Se fossem meras sombras de Sua primeira vinda, então não teriam
nenhum propósito no reino do milênio. Mas as Festas não foram exauridas de seu significado com o
primeiro advento de nosso Messias. Elas também apontam para o seu reinado e para o tempo em que
`Ele será Um e o Seu Nome será Um' (Zacarias 14:9). É uma questão de sabedoria então, se vamos
celebrar os Moedim durante o reino milenar do Messias Yeshua, que busquemos entender o
significado destes tempos indicados para celebrá-los agora.
SEGUINDO O MESTRE
Em quarto lugar, como seguidores de Yeshua, andamos de acordo tanto com a Sua instrução quanto
com o Seu exemplo. Pedro testifica que devemos `seguir os passos do Messias' (1 Pedro 2:21), uma
frase que denota viver como Ele vivia. Isto significa (no contexto imediato de Pedro) estar disposto a
sofrer da forma como Yeshua sofreu – pela justiça. Mas também enfatiza o objetivo primário de
qualquer discípulo: ser como o seu mestre. Como seguidores de Yeshua, devemos portanto fazer uam
pergunta muito simples: Yeshua, nosso Mestre, guardou os tempos indicados do S-NHOR? A
resposta claramente é `sim'. Portanto, como Seus discípulos, também devemos fazê-lo.
OS PRIMEIROS DISCÍPULOS
Fica muito claro na Bíblia que esta lógica simples era aceita por Seus discípulos pois encontramos os
mesmos celebrando os Moedim nos registros dos Evangelhos. Além disto, esta relação de
mestre/discípulo fica evidente na vida de Paulo apesar do mesmo ser um apóstolo `prematuro' (1
Coríntios 15:8 – Será que o Apóstolo aos Gentios se considerava `prematuro' por ter nascido numa
era que precedia o tempo nações se reunirem em adoração?) Nós encontramos Paulo celebrando os
Moedim e lemos no relato de Lucas que Paulo fez um esforço especial para estar em Jerusalém
durante o Pessach (Atos 20:16). Não nos surpreende que ele instrua os seguidores em Corinto
para celebrar o Pessach (I Coríntios 5:
com os corações sem o fermento. Se todos os discípulos de
Yeshua, incluindo Paulo, celebraram os Moedim assim como o seu Mestre, nós que somos Seus
discípulos também não deveríamos fazer o mesmo?
COMO HONRAR A D-US
E finalmente, as instruções amorosas de D-us dadas a nós na Torah (lembre-se que Torah significa
`instrução' e não `lei') são dadas a nós para nos ensinar como honrá-Lo e o que é melhor para nós. A
medida que celebramos o ciclo dos Moedim, descobrimos mais e mais como é viver de acordo com a
agenda de D-us e não com a nossa. Considere esta comparação: os Moedim estão para o tempo assim
como o dízimo e as ofertas estão para o dinheiro. Assim como crescemos em fé e entendimento ao
honrarmos a D-us com dízimos e ofertas, também aprendemos sobre os Seu plano redentor e seu
reinado soberano através dos Moedim. Aprendemos que todo o tempo (assim como todos os nossos
bens) pertence a Ele. Ao honrá-lo, pausando nos dias dos Moedim dEle e nos concentrando nas
lições que Ele pretende ensinar-nos, aprendemos a moldar e ajustar nossos planos de vida tendo a Ele
como o centro. Que D-us permita que nossas vidas, tanto nos pequenos detalhes quanto como um
todo, reflitam a Sua glória e poder.
SOBRE O AUTOR
(adicionado pelo tradutor)
Tim Hegg é um dos autores messiânicos mais proeminentes. É o líder da congregação Beit Hallel em
Washington, DC. Seus livros são conhecidos por toda a comunidade messiânica. Tim também é
professor de teologia, e autor de diversos artigos em sites judaico-messiânicos.
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