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Circuncisão: Física e Espiritual

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default Circuncisão: Física e Espiritual

Mensagem por Patrick em Qui 25 Nov 2010, 4:28 pm

TESTEMUNHAS DE YESHUA www.testemunhadeyeshua.com
M: PATRICK P VARGAS

A idéia deste trabalho é trazer luz sobre o tema e esclarecer sua continuidade na Kehilah israelita da Nova Aliança para judeus e seus descendente, esclarecendo que, para os gentios convertidos ao D-us de Israel, o cumprimento desta mitzvah se dá pela fé e por meio de Yeshua e Seu sacrifício sendo, portanto, ambos circuncidados. Todavia, se o interessado não crer nos escritos e documentos da Brit Chadashah (NT)  e não aceitar o tema sob sua ótica, de nada lhe adiantará este estudo!
 
Quando falamos de circuncisão física, algo mais que natural e óbvio é a aceitação, àparte das Escrituras de que, a remoção do prepúcio, segundo parecer médico, propicia a não incidência de nº chances de infecção por meios externos.
 
No entanto, em termos de salvação, o argumento de profilaxia se faz irrelevante, haja visto que Yeshua morreu por judeus e gentios, no intento que mediante seu sangue derramado, circuncisos e incircuncisos na carne pudessem  converter-se num único povo remido por Ele..
 
Gênesis nos faz relato de Abrão que fora circuncidado, tendo removido a carne de seu prepúcio. Não foi porém este ato que trouxe a ele a salvação, mas o posicionou como patriarca, em quem seriam benditas “todas as nações” da terra.
 
A bênção, porém, não tem vínculo exclusivo com a ordenança da circuncisão, mesmo porque o nosso patriarca alcançou o testemunho de fé quando ainda estava na incircuncisão. Está registrado e aceitamos que, na primeira aliança o gentio que buscasse a Israel para se tornar parte deste, deveria passar pela circuncisão física. Nesta situação, a mesma lei haveria para o estrangeiro como para o natural.
 
 
Yeshua e a circuncisão...
 
A circuncisão não foi e nunca seria visto como algo estranho para Yeshua, contudo, nem por isso foi ordenada ou mesmo sugerida aos gentios por meio de Suas palavras. A citação de João 7: 22- 24 não faz alusão a circuncisão de gentios, mesmo por que ali Yeshua falava com seus irmãos judeus.
 
Yeshua nunca menosprezou a circuncisão nem tampouco a Torah. No entanto, Isso não sugere que o filho do Eterno haja requerido a remoção do prepúcio dos gentios como forma de confirmação a obediência e salvação.
 
Deve estar claro que “pregar contra” é bem diferente de “compreender a real interpretação de quaisquer fatos.” 
Por exemplo, quando se buscava apedrejar a prostituta, teria Yeshua pregado contra uma ordem de Moisés?
Ou ainda, quando Yeshua diz que olhar para uma mulher e cobiçá-la no coração já teríamos cometido adultério com ela. Isto não significa que Yeshua mudou a lei!
 
Os apóstolos e a circuncisão. . .
 
Atos 15... O Concílio de Jerusalém não determinou que gentios deveriam passar pela circuncisão física, apesar do tema sofrer insistência por parte dos partidários desta idéia, ficou evidenciado que gentios deveriam abster-se da idolatria, prostituição e dos animais sacrificados aos ídolos, ou seja, do que eles eram mais vulneráveis.
 
“Alguns indivíduos que desceram da Judéia ensinavam aos irmãos: Se não vos circuncidardes segundo o costume de Moisés, não podeis ser salvos.
Tendo havido, da parte de Paulo e Barnabé, contenda e não pequena discussão com eles, resolveram que esses dois e alguns outros dentre eles subissem a Jerusalém, aos apóstolos e presbíteros, com respeito a esta questão."
 
O texto expõe de forma clara que os indivíduos defensores da circuncisão física para os gentios detinham este preceito como um fator de salvação, mas também temos aqui que Paulo e Barnabé contendiam com eles. Paulo como israelita era bem conhecedor do preceito da circuncisão, mas a contenda ocorria em função da errônea interpretação daqueles que defendiam a morte espiritual dos incircuncisos!
 
Em Jerusalém, os partidários da circuncisão física  para os gentios que se achegavam faziam pressão no sentido de que gentios estivessem obrigados ao processo pelo quais como "judeus" estes outrora passaram.
 
Mas, assim como Paulo e Barnabé, também Pedro deixou explícita sua posição quanto a estes fatos:
 
"Havendo grande debate, Pedro tomou a palavra e lhes disse: Irmãos, vós sabeis que, desde há muito, D'us me escolheu dentre vós para que, por meu intermédio, ouvissem os gentios a palavra do evangelho e cressem.
8  Ora, D'us, que conhece os corações, lhes deu testemunho, concedendo o Espírito Santo a eles, como também a nós nos concedera.
9  E não estabeleceu distinção alguma entre nós e eles, purificando-lhes pela fé o coração.
10  Agora, pois, por que tentais a D'us, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais puderam suportar, nem nós?
11  Mas cremos que fomos salvos pela graça do Senhor Yeshua, como também aqueles o foram." (Atos 15...)
 
O apóstolo Pedro em nenhum momento de seu direcionamento aos gentios demandou deles a circuncisão como confirmação de aceitação de Messias e para o Messias, mas define em sua palavra que distinção alguma existia entre judeus e gentios, e mais, mediante a graça de Yeshua ambos estavão em condições de salvação. E como já sabemos que o tema aqui em questão era a circuncisão física.
 
Nas mesmas palavras de Pedro, em outra consideração o apóstolo expõe seu entendimento:
 
"Então, falou Pedro, dizendo: Reconheço, por verdade, que D'us não faz acepção de pessoas;" (Atos 10: 34)
 
Natural seria alguém argumentar que o contexto acima não fala da circuncisão, mas este tem o fim de salientar que o poder de D'us manifesto na vida de Cornélio era o necessário testemunho para aceitação deste gentio dentro do povo. No entanto, observe o comentário exposto a seguir:
 
"Quando Pedro subiu a Jerusalém, os que eram da circuncisão o argüiram, dizendo:
Entraste em casa de homens incircuncisos e comeste com eles." (Atos 11: 2,3)
 
A incircuncisão na vista destes israelitas da Congregação gerava imensa barreira entre ambos (goym e israelitas naturais) chegando a ponto de serem considerados indignos da visita do apóstolo Pedro. Mas quem deu instruções necessárias a Pedro foi o Eterno, por meio de um anjo e este nada mencionou sobre necessidade de circuncisão!
 
Os fiéis da circuncisão (judeus), testemunhas que tomou Pedro consigo para que verificassem a aceitação de um gentio a ser inserido no povo, ficaram admirados, pois o Espírito Santo igualmente aos gentios houvera concedido pelo Eterno, assim como no dia de Pentecostes derramado entre os israelitas. (Atos 10:45; Atos 11: 12)
 
Sendo assim, quando Pedro diz que o Eterno não faz acepção de pessoas, o que na verdade tinham em mente? Que tipo de repulsa poderia existir senão a questão da circuncisão predominante entre o nosso povo judeu?
 
O que faltava a Cornélio era receber Yeshua como Salvador, pois já cria no nosso único D-us e receber neste nome o batismo para remissão de pecados, e assim se tornar parte da Kehilah e do povo. 
No decorrer, a Kehilah aceitou o ingresso dos gentios, sem destes cobrar a circuncisão física. Em momento algum ficou entendido que Cornélio teria que mais tarde, se submeter à circuncisão da carne.  Devemos entender que, assim como todos os mandamentos referentes aos serviços de sacrifícios que demandavam derramamento de sangue encontraram seu cumprimento no sacrifício de Yeshua, feito uma vez por todas, igualmente nEle os gentios convertidos são circuncidados com a circuncisão do coração:
 
"... no qual também estais circuncidados com a circuncisão não feita por mão no despojo do corpo da carne: a circuncisão de HaMashiach." (Colossenses 2:11) 
 
Fica claro, portanto, que o gentio convertido e submetido ao batismo, não é mais um incircunciso, mas um circunciso em Yeshua e sendo, desta forma, um israelita! Este não pode se achar incircunciso, pois se assim o confessar, prova que não creu e nem crê em Yeshua e na Nova Aliança!
 
Concílio em Jerusalém
 
Quanto ao problema do Concílio de Jerusalém, o necessário para os gentios que creram foi lhes exposto nas seguintes providencias:
 
"Quanto aos gentios que creram, já lhes transmitimos decisões para que se abstenham das coisas sacrificadas a ídolos, do sangue, da carne de animais sufocados e das relações sexuais ilícitas."  (Atos 21: 25)
 
Paulo ou Pedro jamais foram contra a lei e isto ressaltamos: no entanto, não impuseram a circuncisão física como condição de entrada dos gentios à Kehilah e como integrantes da oliveira.
 
Pelo contrário, Paulo aprova  a circuncisão de Timóteo, considerando que este era filho de mulher judia. (Atos 16:1- 4)
 
Por outro  lado, temos Tito, um grego que não fora constrangido a circuncidar-se:
 
"Contudo, nem mesmo Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se." (Gal. 2: 3)
 
"Com efeito, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, comia com os gentios; quando, porém, chegaram, afastou-se e, por fim, veio a apartar -se, temendo os da circuncisão." (Gal. 2: 12)
 
A insistência na circuncisão para os gentios causava um verdadeiro afastamento dos gentios e receio incomodo até mesmo para aqueles que já compreendiam que D-us não faz acepção de pessoas e concede Seu Espírito também aos que seriam abençoados em Abraão por meio de Yeshua e não mediante o ato físico da circuncisão.
 
Não haveria de ser desfeita esta barreira em nenhum momento?   vejamos Rom. 2
 
"Se, porém, tu, que tens por sobrenome judeu, e repousas na lei, e te glorias em D'us;
18  que conheces a sua vontade e aprovas as coisas excelentes, sendo instruído na lei;
19  que estás persuadido de que és guia dos cegos, luz dos que se encontram em trevas,
20  instrutor de ignorantes, mestre de crianças, tendo na lei a forma da sabedoria e da verdade;
21  tu, pois, que ensinas a outrem, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas?
22  Dizes que não se deve cometer adultério e o cometes? Abominas os ídolos e lhes roubas os templos?
23  Tu, que te glorias na lei, desonras a D'us pela transgressão da lei?
24  Pois, como está escrito, o nome de D'us é blasfemado entre os gentios por vossa causa.
25  Porque a circuncisão tem valor se praticares a lei; se és, porém, transgressor da lei, a tua circuncisão já se tornou incircuncisão.
26  Se, pois, a incircuncisão observa os preceitos da lei, não será ela, porventura, considerada como circuncisão?
27  E, se aquele que é incircunciso por natureza cumpre a lei, certamente, ele te julgará a ti, que, não obstante a letra e a circuncisão, és transgressor da lei.
28  Porque não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é somente na carne.
29  Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de D'us." (Rom. 2: 17- 29)
 
Estes versos denotam com extrema clareza que a circuncisão física já na Nova Aliança não seria aplicada a um gentio, no entanto, ainda persistia como rixa de alguns dos membros judeus em relação aos gentios que se achegavam. O apóstolo expõe que o gentio observador dos preceitos da lei (aqui não está incluso a circuncisão) será tido por circunciso, mas não na carne, no exterior, e sim a verdadeira que está no coração.
 
O apóstolo Paulo pregava a circuncisão e mesmo assim era perseguido pelos de seu próprio povo, mas em função de que?
 
"Eu, porém, irmãos, se ainda prego a circuncisão, por que continuo sendo perseguido?..." (Gal. 5: 11)
 
É mais que evidente que alguns membros judeus extremamente apegados apegados à letra não desejavam abrir espaço para os gentios por não entenderem o real sentido de ter lei no coração e contradiziam a  Paulo, apóstolo direcionado dos gentios. 
 
Romanos 3...
 
"1 Qual é, pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?
2                     Muita, sob todos os aspectos. Principalmente porque aos judeus foram confiados os oráculos de D'us."
 
Quando Paulo enaltece o judeu e a utilidade da circuncisão está explicitamente recomendando-a para os gentios? Não, de nenhuma forma.
 
"Que se conclui? Temos nós qualquer vantagem? Não, de forma nenhuma; pois játemos demonstrado que todos, tanto judeus como gregos, estão debaixo do pecado;" (verso 9)
 
"...pois todos pecaram e carecem da glória de D'us,
24  sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em HaMashiach Yeshua,
25  a quem D'us propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter D'us, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;... É, porventura, D'us somente dos judeus? Não o é também dos gentios?Sim, também dos gentios,
30  visto que D'us é um só, o qual justificará, por fé, o circunciso e, mediante a fé, o incircunciso." (versos 24, 25, 29 e 30)
 
Observe atentamente que tanto judeus quanto gentios são colocados no mesmo patamar em relação ao pecado e ambos foram gratuitamente justificados para a salvação gratuitamente, não pela circuncisão física, mas por graça, nos méritos do Senhor Yeshua.
 
Atente para o final do verso 30 e veja de que forma é justificado o judeu...e de que forma é justificado o gentio. Por fé! O gentio não tem necessidade de ter a marca de um judeu na carne para ser justificado. D-us é D-us de ambos, mas a justiça da salvação vem pela fé e graça.
Fica simples entender assim quando diz o mesmo apóstolo que circuncisão nada é e incircucisão é nada, mas sim o judeu que tem o Eterno no coração e não na interpretação desta marca física como necessária ao gentio.
 
 
Romanos 4...
 
"bem-aventurado o homem a quem o Senhor jamais imputará pecado.
9 Vem, pois, esta bem-aventurança exclusivamente sobre os circuncisos ou também sobre os incircuncisos? Visto que dizemos: a fé foi imputada a Abraão para justiça.
10  Como, pois, lhe foi atribuída? Estando ele já circuncidado ou ainda incircunciso? Não no regime da circuncisão, e sim quando incircunciso.
11  E recebeu o sinal da circuncisão como selo da justiça da fé que teve quando ainda incircunciso; para vir a ser o pai de todos os que crêem, embora não circuncidados, a fim de que lhes fosse imputada a justiça,
12  e pai da circuncisão, isto é, daqueles que não são apenas circuncisos, mas também andam nas pisadas da fé que teve Abraão, nosso pai, antes de ser circuncidado.
13  Não foi por intermédio da lei que a Abraão ou a sua descendência coube a promessa de ser herdeiro do mundo, e sim mediante a justiça da fé.
14  Pois, se os da lei é que são os herdeiros, anula-se a fé e cancela-se a promessa,"
Por que a fé foi imputada a Abraão quando ainda estava na circuncisão? A resposta é óbvia: D'us esperava de seu povo, além da marca de povo, algo presente e marcado em definitivo em seu coração, como ele encontrou em nosso pai Abraão!
 
Para que nenhum israelita fizesse acepção e entendesse que gentios ou incircuncisos como são chamados, fossem tidos como indignos da justificação mediante a fé!
 
A justiça da fé provê a promessa, não a circuncisão deve ser a causa da promessa.(verso 13)
 
A circuncisão que recebeu nosso patriarca vem como selo para que fosse pai de multidão de nações (circuncisos e não...(verso 11)) e para que por meio de seu testemunho, os gentios convertidos pudéssem receber em Yeshua mediante a circuncisão do Mashiach as promessas da bem aventurança. Isto vem da justiça mediante a féi. Desta forma, justiça lhes é imputada.
 
A circuncisão física não ativa méritos de salvação, mas provê condições ao patriarca para que fosse pai dos judeus e os identificasse segundo o vínculo carnal. Daí porque judeus e descendentes podem e devem manter esta prática.. O ato não salva ou condena, não cumpre estes objetivos!
 
Conforme expõe o apóstolo, apegar-se a lei como instrumento de justiça para fins de salvação acaba por anular a fé, mediante a qual somos salvos em Yeshua.  Isto fica compreensível, pois Abraão foi testemunha de viva fé quando ainda na incircuncisão. Mais uma vez: Abrão não foi circuncidado para ser salvo, mas para ser pai, e sendo pai de circuncisos e não circuncisos, mediante a fé e revestimento em Yeshua receberemos a promessa.
 
"Pois assim como, por uma só ofensa, veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens para a justificação que dá vida." (Rom. 5: 18)
 
 
 
I Coríntios 7...
 
Para fins de esclarecimento apenas. O apóstolo não ordena o celibato, mas adverte quanto à necessidade de distanciamento da impureza. No entanto, melhor nos atermos ao tema proposto.
 
"Foi alguém chamado, estando circunciso? Não desfaça a circuncisão. Foi alguém chamado, estando incircunciso? Não se faça circuncidar.
19                  A circuncisão, em si, não é nada; a incircuncisão também nada é, mas o que vale é guardar as ordenanças de D'us."
 
Diz o apóstolo que o que vale é guardar as ordenanças de D-us! Mas, por que então quem está incircunciso não necessita da circuncisão física? Não é ordenança?
 
São justificados mediante a fé e salvos por Yeshua na aceitação de Sua morte sacrificial e remissão de pecados em Seu nome pelo batismo. Pela obediência e vida exemplar diante da Torah, demonstram sua circuncisão invisível fisicamente. , É isto que explica os versos finais de Romanos 2. 
 
Gálatas 2...
 
"Contudo, nem mesmo Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se.
3                     E isto por causa dos falsos irmãos que se entremeteram com o fim deespreitar a nossa liberdade que temos em HaMashiach Yeshua e reduzir -nos à escravidão;"
 
Tito não fora circuncidado e estava na companhia de Paulo. O versos 3 a 5 nos dão conta que alguns (como da seita dos fariseus talvez) israelitas insistiam na necessidade da circuncisão e desvirtuavam o real sentido do sacrifício de Yeshua.
 
O apóstolo Pedro direcionou sua missão no sentido de atingir os da circuncisão, enquanto o apóstolo Paulo e Barnabé já se dedicavam na instrução dos gentios.
 
"...pois aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisãotambém operou eficazmente em mim para com os gentios)
9  e, quando conheceram a graça que me foi dada, Tiago, Cefas e João, que eram reputados colunas, me estenderam, a mim e a Barnabé, a destra de comunhão, a fim de que nós fôssemos para os gentios, e eles, para a circuncisão;
10  recomendando-nos somente que nos lembrássemos dos pobres, o que também me esforcei por fazer." (versos 8- 10)
 
Reconhecida esta aptidão em Paulo, as recomendações entregues da parte de Tiago, Pedro e João no que tange aos gentios não faz menção de advertência quanto à necessidade de circuncisão física para os gentios, mas uma atenção especial aos pobres. Vale reforçar que estes apóstolos eram considerados da circuncisão! Mas, não a recomendaram aos gentios.
 
Inimizade entre judeus e gentios....
 
Observe mais uma vez o que a insistência por parte de alguns judeus para que gentios sofressem a circuncisão provocava:
 
"Quando, porém, Cefas veio a Antioquia, resisti -lhe face a face, porque se tornara repreensível.
12  Com efeito, antes de chegarem alguns da parte de Tiago, comia com os gentios; quando, porém, chegaram, afastou-se e, por fim, veio a apartar -se, temendo os da circuncisão.
13  E também os demais judeus dissimularam com ele, a ponto de o próprio Barnabé ter-se deixado levar pela dissimulação deles.
14  Quando, porém, vi que não procediam corretamente segundo a verdade do evangelho, disse a Cefas, na presença de todos: se, sendo tu judeu, vives como gentio e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?" (versos 11- 14)
 
O texto é bem claro quanto às controvérsias que a circuncisão causava. Quando Cefas(Pedro) veio a Antioquia, o apóstolo Paulo o resistiu. Por que razão??
 
Porque embora comesse com os gentios, ao chegarem alguns da parte de Tiago, com receios de repulsa e condenação por parte dos circuncisos, Pedro afastou-se dos gentios. Isto gerou certa indignação ao apóstolo Paulo que o advertiu e até mesmo Barnabé sofreu tendências para a acepção dos incircuncisos.
 
Mas, como definiu o apóstolo Paulo esta atitude?
 
"..vi que não procediam corretamente segundo a verdade do evangelho, disse a Cefas, na presença de todos..."
 
Não está claro que este tema e a insistência em circuncidar gentios na nova aliançaacabava por criar uma barreira entre israelitas e gentios? Sem dúvida, e esta barreira deveria ser derrubada em definitivo!
 
"sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em HaMashiach Yeshua, também temos crido em HaMashiach Yeshua, para que fôssemos justificados pela fé em HaMashiach e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado.... Não anulo a graça de D'us; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu HaMashiach em vão." (versos 16, 21)
 
A lei a que faz referência o apóstolo é evidente que é uma referencia ao mandamento da circuncisão física, argumento ineficaz dos implicantes circuncisos para colocarem os gentios como inoportunos no contexto de justiça e salvação.
 
O apóstolo Paulo deixa claro novamente: A justiça é manifesta mediante a fé no Mashiach! Outro de meio de impetrar a justiça acabaria por anular o propósito da morte sacrificial de Yeshua.
 
 
Gálatas 3...
 
"É o caso de Abraão, que creu em D'us, e isso lhe foi imputado para justiça.  Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão."(versos 6, 7)
 
Abraão creu no Eterno e isso lhe foi imputado por justiça, antes da circuncisão. Como temos dito e considerado, a circuncisão lhe foi feita para que fosse pai de multidão de nações, mas não como sinal de salvação, pois a salvação está nos méritos do Mashiach.
 
"É, porventura, a lei contrária às promessas de D'us? De modo nenhum! Porque, se fosse promulgada uma lei que pudesse dar vida, a justiça, na verdade, seria procedente de lei." (verso 21)
 
Paulo expõe que a lei não é contra as promessas de D'us, contudo, aqueles que demandavam a circuncisão física dos gentios, de forma indireta admitiam que a justiça e vida estavam vinculadas a lei. Isto era equívoco!
"porque todos quantos fostes batizados em HaMashiach de HaMashiach vos revestistes.
28  Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em HaMashiach Yeshua.
29  E, se sois de HaMashiach, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa." (versos 27- 29)
 
O batismo no Mashiach nos coloca como herdeiros da promessa. Nos faz um, onde não há judeu ou grego. Sendo assim, o batismo não só nos redime dos pecados, como também nos coloca como participantes de um povo único, descendentes de Abraão. A obra desta união é oriunda da fé no Mashiach, e não da circuncisão física!
 
Que barreira portanto teria Yeshua desfeito? Que inimizade ele matou?
 
Gálatas 4:29 o apóstolo nos diz que os da carne perseguiam aqueles que eram do Espírito. E a obra de Yeshua lhes era incompreensível...
 
A circuncisão não perdoa pecados e o voto de fidelidade do pai de um macho de 8 dias não poderia confirmar e impetrar justiça na criança.
 
O batismo porém, não somente testemunha a fé de quem o recebe, também traz a remissão dos pecados, revestimento de HaMashiach, circuncisão de coração e nos faz todos filhos de Abraão.
 
 
Gálatas 5...
 
‘Para a liberdade foi que HaMashiach nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão. Eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, HaMashiach de nada vos aproveitará." (versos 1, 2)
 
Não parece difícil compreender o que causava a circuncisão quando imposta como dever dos gentios...HaMashiach de nada vos aproveitará...
 
O verso 4 diz que esta atitude para com os gentios não nos une, mas separa de HaMashiach! E o verso 6 diz que vale a fé, que pelo amor atua.
 
"Esta persuasão não vem daquele que vos chama." (verso Cool
 
"Eu, porém, irmãos, se ainda prego a circuncisão, por que continuo sendo perseguido? Logo, está desfeito o escândalo da cruz." (verso 11)
 
A insistência em que gentios seriam justificados pela obra da lei  (No caso, a circuncisão)colocava os persistentes como não servos do Eterno. Até mesmo Paulo sofria (crendo na lei), por que seus irmãos o perseguiam quando Paulo aplicava sua interpretação lógica de que a justiça não era mediante obras da circuncisão, mas mediante Yeshua em Sua obra redentora.
 
Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo." (verso 14)
 
 
Gálatas 6...
 
 
Yeshua seria o único meio de desfazer barreiras e quebrar o endurecimento com Seu ato de amor na cruz.
 
"Vede com que letras grandes vos escrevi de meu próprio punho.
12  Todos os que querem ostentar-se na carne, esses vos constrangem a vos circuncidardes, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de HaMashiach.
13  Pois nem mesmo aqueles que se deixam circuncidar guardam a lei; antes, querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne.
14  Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Yeshua HaMashiach, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo.
15  Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser nova criatura." (versos 11- 15)
 
Paulo procurou deixar evidente a inoperância da circuncisão física para fins de salvação, que somente gloriava o israelita na carne, mas, por outro lado, negava o sacrifício do Mashiach. Afirma que o propósito do israelita estava em CONSTRANGER os gentios uma suposta glória dentro da nova aliança. Em letras grandes o apóstolo registrava seu parecer racional e verdadeiro. Em função disto, este servo do Senhor por muito foi perseguido pelos da própria nação.
 
"E, assim, se alguém está em HaMashiach, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas." (II Cor. 5: 17) E estamos em HaMashiach mediante o batismo! (Gal. 3:22-25)
 
Agora você pode traçar um paralelo entre Gálatas 6: 12 com este verso acima. A circuncisão imposta, ao invés de enaltecer a obra de Yeshua, acabava por fazer vão o propósito de Seu sangue derramado na cruz, e Seu plano eficaz de unir num só povo os que andavam dispersos, como dissera Caifás.
 
 
Efésios 2...
 
" Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados," (verso 1)
 
Em Yeshua, nosso Senhor, encontramos a vida. Éramos escravos e nEle encontramos a redenção; pecadores e nEle encontramos a remissão. Inimigos e nEle encontramos a reconciliação. Devedores, mas nEle encontramos a justificação.
 
"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de D'us;
9         não de obras, para que ninguém se glorie." (versos 8, 9)
 
Há pouco consideramos nas palavras de Paulo aqueles que temiam o evangelho de HaMashiach e buscavam gloriar-se na carne, forçando os gentios a que se circuncidassem. Aqui temos que a salvação é mediante o testemunho de fé no Mestre e Filho do Eterno e não decorrente de nossas obras.
 
"Portanto, lembrai-vos de que, outrora, vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos, na carne, por mãos humanas,
12  naquele tempo, estáveis sem HaMashiach, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem D'us no mundo.
13  Mas, agora, em HaMashiach Yeshua, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de HaMashiach.
14 ¶ Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade,
15  aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz,
16  e reconciliasse ambos em um só corpo com D'us, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade." (versos 11- 16)
 
Os chamados gentios na carne, incircuncisos ou considerados indignos da aproximação com o povo do Eterno, através de HaMashiach Yeshua foram aproximados. Não foi a circuncisão física que gerou proximidade, aliás, ela criou desentendimentos! Era motivo de contenda e indignação e os que nela insistiam para com o gentio, davam na realidade mostras de seus temores quanto ao evangelho de HaMashiach e estéril entendimento dos planos de quanto aos abençoados em Abraão!
 
Paulo diz que HaMashiach é a nossa paz, não a circuncisão! Ele, Yeshua, derribou a parede que separava o gentio do povo do Eterno. Ele aniquilou a inimizade e criou dos dois um novo homem, e Ele reconciliou ambos em um só corpo. A glória está na obra redentora, reconciliadora e salvadora de Yeshua, como se diz: "por intermédio da cruz". Assim entendemos nós, como assim o anunciava nosso amado apóstolo Paulo.
 
Em tudo o que temos tratado até o momento observa-se que alguns faziam da  circuncisão física um grande entrave na junção entre israelitas naturais e aqueles que mediante a fé e circuncisão espiritual, seriam enxertados na oliveira!
 
Em Yeshua somos um. (Gal. 3: 28) A glória seja dada ao Eterno que propiciou por Seu Filho a unidade de Seu povo!!
 
 
Colossenses 3...
 
"Quando HaMashiach, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.... e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;
10                  no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém HaMashiach é tudo em todos." (versos 1, 10, 11)
 
A salvação está nos méritos de Yeshua e não vem da circuncisão física! Paulo nos ensina que somos revestidos de HaMashiach, que é a nossa vida, mediante o batismo. Nesta condição não se distingue pela circuncisão um judeu ou gentio, nem tampouco seria um mais privilegiado que o outro. As inimizades foram desfeitas e o plano de abençoar nações em Abraão se cumpre em UM novo homem (feito de dois) mediante a cruz, pois o Mashiach é TUDO em todos.
 
Filipenses 2...
 
 
"Acautelai-vos dos cães! Acautelai-vos dos maus obreiros! Acautelai-vos da falsa circuncisão!
3  Porque nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos a D'us no Espírito, e nosgloriamos em HaMashiach Yeshua, e não confiamos na carne.
4 ¶ Bem que eu poderia confiar também na carne. Se qualquer outro pensa que pode confiar na carne, eu ainda mais:
5  circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu,
6  quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível.
7  Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de HaMashiach."
 
Irmãos, a glória não está na carne, O Eterno fala da lei no coração. O apóstolo se dirigiaaos Filipenses e estes não eram israelitas na carne, contudo, mesmo assim se dirige a eles e lhes diz "Nós somos a circuncisão!", não confiamos na carne!"
 
Nem mesmo Paulo exalta a circuncisão nos moldes dos seus oponentes, embora circuncidado ao oitavo dia. Ao contrário, chama os filipenses de irmãos e verdadeira circuncisão. Aquilo que poderia a ele parecer lucro, por perda reputou por causa de HaMashiach!!
 
Aos chamados para a verdade cabe a aceitação de Yeshua e Seu sacrifício em prol de um só povo, não inimigos, mas unidos no propósito do verdadeiro evangelho.
 
 
"no qual não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém HaMashiach é tudo em todos." (Col 3: 11)
 
Ao concluir, resumimos que ninguém na Nova  Aliança foi contra a continuidade da circuncisão física para os descendentes na carne do pai Abraão pela questão do pacto, mas devemos evidenciar que o Eterno sempre esperou de seus filhos, a circuncisão do coração. Shaul Há Shaliach provou que não era contra a circuncisão dos judeus e seus filhos como queriam alguns inimigos de Yeshua, para terem de que o incriminar.
 
"Ouvindo-o, deram eles glória a D'us e lhe disseram: Bem vês, irmão, quantas dezenas de milhares há entre os judeus que creram, e todos são zelosos da lei; e foram informados a teu respeito que ensinas todos os judeus entre os gentios a apostatarem de Moisés, dizendo-lhes que não devem circuncidar os filhos, nem andar segundo os costumes da lei." (Atos 21:20, 21)
 
"Quis Paulo que ele fosse em sua companhia e, por isso, circuncidou-o por causa dos judeus daqueles lugares; pois todos sabiam que seu pai era grego." (Atos 16:3 )
 
Comparecendo este, rodearam-no os judeus que haviam descido de Jerusalém, trazendo muitas e graves acusações contra ele, as quais, entretanto, não podiam provar." ( Atos 16:30)
 
Caso, pois, tenha eu praticado algum mal ou crime digno de morte, estou pronto para morrer; se, pelo contrário, não são verdadeiras as coisas de que me acusam, ninguém, para lhes ser agradável, pode entregar-me a eles. Apelo para César." (Atos 25:11)
 
"Três dias depois, ele convocou os principais dos judeus e, quando se reuniram, lhes disse: Varões irmãos, nada havendo feito contra o povo ou contra os costumes paternos, contudo, vim preso desde Jerusalém, entregue nas mãos dos romanos." (Atos 28:17)
 
Se Paulo fosse contra a lei, certamente teria sido morto. Portanto, para os gentios ele apresentou a circuncisão em Yeshua. Desta forma, tanto judeus como gentios convertidos, ambos eram visto como circuncidados e devem se considerar assim: como CIRCUNCIDADOS!
 
Conclusão!
 
Entendemos que muitos mandamentos da Torah não cumpridos pelo povo judeu hoje, como os mandamentos de sacrifícios de sangue que exigem o Templo e que são indispensáveis para a remissão dos pecados, nós os cumprimos plenamente, pelo sacrifício e pelo sangue do Cordeiro Yeshua.
 
Igualmente, o mesmo acontece com os gentios convertidos: Estes recebem a circuncisão de Yeshua, no ato da tevilah em Seu nome, a circuncisão do coração, tendo a lei divina em seus corações somo predisse Jeremias 31:31-34 e Paulo aos romanos 2. Isto é manifesto pelas obras de obediência à Torah!
Os judeus e seus descendentes recebem ambas as circuncisões, tanto a física, quanto a espiritual por Yeshua (razão porque também devem ser batizados), sem problema algum.
Agora, diante de todos este esclarecimento e dos textos constantes no chamado NT, o gentio para querer a circuncisão física terá que admitir que não crê nestes escritos (NT) e arcar com a responsabilidade e risco de estar rejeitando a Yeshua.
 
Circuncisão: Os membros da Congregação que tem ascendência judaica e que optarem pela circuncisão física em função do pacto abraâmico, devem procurar a liderança da CINA para a análise e encaminhamento. Não devem tomar decisões por conta própria.
 
Esclarecimento útil: Procurar médico, clínica ou hospital e submeter-se a uma operação de fimose, não é aceito e nem tem qualquer validade como circuncisão!
 
Ficamos com esta final citação em nossos corações. Yeshua, o Mashiach é tudo e nEle todos (Judeus e Gentios) somos de fato Um.

Patrick
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Mensagem por Diego Yo'ets em Ter 14 Dez 2010, 8:20 pm

Amém

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Mensagem por ANSELMO GOLDMAN em Ter 14 Dez 2010, 9:00 pm

Exaustivo... muito bom; apesar de discordar de uns poucos pontos.
Fica uma pergunta:
Como fica minha posição diante de Yeshua, sendo eu judeu e optei pela não circuncisão?

"... para os gentios convertidos ao D-us de Israel, o cumprimento desta mitzvah se dá pela fé e por meio de Yeshua e Seu sacrifício sendo, portanto, ambos circuncidados."
A circuncisão válida é a da fé. Mas o judeu recebe as duas circuncisões. Mas uma dessas circuncisões não vale de nada. Então a pergunta: Se eu sendo judeu (não circuncidado na carne) creio em Yeshua mas não opto pela circuncisão da carne, justamente por crer neste estudo e aceitar que a verdadeira circuncisão é a da fé, no coração... Como fico então eu, se como judeu, devo me circuncidar????
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Mensagem por EMBAIXADOR DO REINO em Qua 15 Dez 2010, 11:41 am

Se Sanguiniamente és Judeu A Circuncisão é estatuto perpetuo então deves circuncidar-se pois assim fez o seu Rabino Judeu e Fariseu Yeshua o Messias
Paulo e o Principal Exemplo é o de Timóteo Foi Circuncidado por Paulo sendo Ele Filho de Mãe Judia e Pai Grego ...

Então Fique cada um em seu chamado se fostes chamado a pregar um dia a casa de Israel circunde-se se Não fostes Opte pelo melhor como diz Paulo Uns comem outros não alguns são fracos outros fortes .... EU em Seu caso tendo a Certeza da Judaicidade |Sanguiniea me Circuncidaria .... Shalom Espero ter esclarecido ...
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Mensagem por ANSELMO GOLDMAN em Qua 15 Dez 2010, 10:43 pm

Entendo irmão Embaixador.
Só não obtive a resposta:
Como fico diante do ETERNO?
Sendo Judeu, mas não circuncidado na carne, porém circuncidado no coração; como o ETERNO me enxerga?
Como sou visto por Ele????

Shalom
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Mensagem por Diego Yo'ets em Qui 16 Dez 2010, 2:29 pm

hheheheheheh... posso responder???

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Mensagem por Bertolini em Qui 16 Dez 2010, 5:17 pm

Na Minha biblia está escrito que aqueles que deixam se circuncidar são dignos do inferno, pois pra nada se aproveitará , diz tambem que ao invez de cortar só o corinho deveriam logo se mutilar. Gl 5:1,2,12.
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Mensagem por ANSELMO GOLDMAN em Sex 17 Dez 2010, 8:31 am

Por favor irmão Diego... gostaria mesmo de ouvir sua opinião.
Pois a pergunta não é em tom de debate mas de aprendizado mesmo!!!
Então pode responder sim.
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Mensagem por Diego Yo'ets em Sex 17 Dez 2010, 11:38 am

Shalom Convidado

Antes de responder começo dizendo que QUALQUER "coisa" feita por mera obrigação nunca será tão bem feita quanto a "coisas" feitas com amor e verdadeira devoção. Falo de um modo geral para que todos compreendam que não falo apenas das coisas divinas, mas sim do aspecto cotidiano geral.

Levando em conta somente o aspecto divino chegamos tbm a mesma conclusão dita logo acima. Se nos aplicarmos a cumprirmos qualquer ordenança divina por mera obrigação, por simplesmente querer obter o lado bom (benção) ou ainda por um temor à algum tipo de condenação não estaremos em hípotese alguma agradando a Deus, estaremos apenas nos enganando. Todo o serviço de legitima adoração e obedência deve ser mediante ao amor motivado pela fé.

A circuncisão no expecífico caso a ser tratado NUNCA foi uma ordenança ligada a salvação daquele que pratica a Brit Milah. A circuncisão é anterior ao Sinai em semelhança ao Shabat, contudo com uma particulariedade, esse ato não foi cumprido no Eterno imediatamente na criação e sim exigida de Abraão como um selo posterior a ela. Vemos que Abraham foi chamado a salvação estando ainda incircuciso (Rm 4:9-14), isso confirma que para o homem se salvar não se faz necessário a circuncisão.

Então vem a pergunta: Se a circuncisão no prepúcio não salva para que faze-la?

O primeiro a perguntar isso deve ter sido Abraham. Abraham já havia ouvido a voz do Eterno quando recebeu o mandamento e resolveu optar em continuar obedecendo. Abraham não tinha muito o que oferecer ao Eterno a não ser sua própria fé e obediência. A obediência é de fato a chave da questão, YHWH já havia contemplado em Abraham a fé salvítica e de fato a obediência necessária, contudo estipulou ao adulto patriarca uma marca, não para Abraham em si, mas para os herdeiros da promessa feita no Avienu kavanah.

A circuncisão dada pelo Eterno tinha por meta demarcar a obediência dos pais nos filhos e fazer disso um povo, uma nação que seguiria a risca os primôrdios até que as revelações fossem sendo ministradas.

Vemos pelos comentários acima que muita gente ainda anda na ignorância sem saber distinguir o que Deus ordena do que o que "pastores" pregam. A circuncisão é um preceito divino, não é uma ordenança humana, um costume. Alguns distorcem as palavras de Paulo, e creio eu, muitas vezes por descuido pois até para Kefa (Pedro) tais palavras eram de dificil compreensão (2 Pd 3:15), enquanto outros por serem falsos mestres mesmos. E porque falo disso ? Simplesmente porque Paulo não seria um contraventor e alegar que um ato solicitado pelo Eterno fosse um pecado passível de morte. Seria o mesmo que acusar o Eterno de fazer o homem pecar.

Dita essas coisas já temos bases para responder a questão levantada:

Como fico diante do ETERNO?
Sendo Judeu, mas não circuncidado na carne, porém circuncidado no coração; como o ETERNO me enxerga?
Como sou visto por Ele????

Selmão vc fica exatamente como Abraham foi visto por Deus quando estava ainda incircunciso, um salvo que depende da hessed para se salvar, mas que prescisa guardar TODAS as ordenanças como de fato elas são exigidas.

A Situação aparada por Timóteo remete exatamente o que se deve fazer, quando se passa a ter o conhecimento das Mitzvot.

E o Gentio (goym) como fica??

Pra responder essa pergunta, logo de cara digo que o goym deve imediatamente deixar a condição de gentio e passar a ser um EX-gentio (I Cor 12:2; Ef 2:11) e passando assim ser um ramo enxertado em Ysrael ( Rm 11:17, Jr 11:16), uma vez que o gentio deixa a condição anterior ele tbm deixara de ser também muita coisa abominável, ou seja, será então EX muitas coisas tais como: ex-"pecador", ex-condenado, ex-incrédulo etc.. Toamando tal medida o ex-gentio verá a Palavra se cumprir em si, fazendo que todas as coisas velhas sejam feitas novas, sendo agora um participante da seiva e da raiz da verdadeira fé judáica ensinada por Yeshua.

Uma vez o gentio devidamente enxertado cumpre nele a Nova Aliança feita com a Casa de Ysrael e Judá ( Hb 8; 8-12, 10:16-17, Jr 30:31-33), ou seja:

Porque os gentios mostram a obra da lei escrita no seu coração, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os, no dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens" (Rm 2:14,15)

Passam a ter a Lei inscrita no coração e esses são totalmentes livres para obedecerem em tudo quanto está escrito.

Alguns perguntariam: E Paulo não foi contra a circuncisão dos gentios??

Eu diria NÃO e NÃO. Com um exame mais apurado das Escrituras vemos que Paulo combatia o modo legalista de querer se obedecer a Torah, coisa que já deixamos claro que essa atitude de nada vale.

Paulo era Judeu, circuncidou Timóteo, como ele mesmo poderia ir contra o que ele mesmo praticava ? Essa é a pergunta que devemos sempre nos fazer.

A Bíblia relata ainda que Tito estava presente no ato da circuncisão e que não foi constrangido a circuncidar-se (Gl 2:3), isso denota que caso ele quisesse poderia ter participado como permite a Torah (Ex 12:49; Nm 9:14; Nm 15:15;) .

Shalom.. Tentei responder não sei se consegui...

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Mensagem por EMBAIXADOR DO REINO em Seg 07 Fev 2011, 11:31 am

Bertolini

Quem eram os Galatas ??? Eram Judeus ???

Então me responda Algo PORQUE PAULO O APOSTOLO DA GRAÇA CIRCUNCIDOU TIMOTEO ????????????????????????????????????

Na Minha biblia está escrito que aqueles que deixam se circuncidar são dignos do inferno, pois pra nada se aproveitará , diz tambem que ao invez de cortar só o corinho deveriam logo se mutilar. Gl 5:1,2,12.

PAULO fez de TIMOTEO um digno ao INFERNO ??? ...!!!

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Mensagem por EMBAIXADOR DO REINO em Seg 07 Fev 2011, 11:47 am

Diego

Entendo que se não formos Circuncidados no coração, Onde será a Nossa Eterna Relação com a Torah no futuro quando a Nova Aliança se Cumprir totalmente de nada Vale um Sinal na Carne mais Disse Paulo Cada um permaneça

1 Coríntios 7:18-20

É alguém chamado, estando circuncidado? fique circuncidado. É alguém chamado estando incircuncidado? não se circuncide.
A circuncisão é nada e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de D\'us.
Cada um fique na vocação em que foi chamado.

ou Seja Se és Judeu Permaneça Judeu se és Gentio Permaneça Gentio ...

Timôteo era filha de Mãe Judia e Pai Grego Podia Escolher entre a Circuncisão e a Não circuncisão Como ele iria Trabalhar com Judeus Oque Paulo Fez o Circuncidou ....

Por Exemplo eu irei futuramente fazer um exame de sangue pra ver se tenho sangue Judaico se tiver irei fazer a circuncisão pois meu Coração AMA a D'us e o que é o Amor ????

Porque nisto consiste o amor a D\'us: obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados. 1 João 5:3

E este é o amor: que andemos em obediência aos seus mandamentos. Como vocês já têm ouvido desde o princípio, o mandamento é este: que vocês andem em amor. 2 João 1:6

Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço. João 15:10

Então Amar = Obedecer não por Obrigação mais por Desejo por isso Creio que só os que Guardam a Torah terão Ela Impressa na MEnte e Escrita no Coração ...

Shalom

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Mensagem por Pereira em Qui 10 Fev 2011, 4:18 pm

De fato o o Ex-Goy e o Ex-Yaohudi agora no Ungido, estão descompromissados com esse rito feito aos antigos.
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Mensagem por ANSELMO GOLDMAN em Qua 23 Fev 2011, 3:06 pm

Respostas e mais respostas porém algumas delas contraditórias em si mesmas.

Por exemplo:
A circuncisão é anterior ao Sinai em semelhança ao Shabat, contudo com uma particulariedade, esse ato não foi cumprido no Eterno imediatamente na criação e sim exigida de Abraão como um selo posterior a ela.
Ou seja, Noé, Abel, Enoque todos incircuncisos, são colocados no mesmo pé de igualdade com Abraão, Sansão, Moisés...no livro de Hebreus.
Mais ainda... até Sara entra nessa lista!!!! Prova clara de que a circuncisão não tem realmente NADA que ver com a salvação!
A circuncisão dada pelo Eterno tinha por meta demarcar a obediência dos pais nos filhos e fazer disso um povo,
Então como ficam os filhos dos homens que, incircuncisos, foram servos do ETERNO??
A circuncisão é um preceito divino, não é uma ordenança humana, um costume.
Adão, Enoque, Abel Noé eram transgressores deste mandamento? Não pois o preceito veio com Abraão, que por sua vez foi considerado justo por YHWH, estando incircunciso ainda, sua circuncisão viria muito tempo depois.

Selmão vc fica exatamente como Abraham foi visto por YHWH quando estava ainda incircunciso, um salvo que depende da hessed para se salvar, mas que prescisa guardar TODAS as ordenanças como de fato elas são exigidas.
Mas isso não se aplicou mesmo aos que eram circuncisos? Dependeram da Graça Hessed, para se salvarem????? Que ordenanças devo guardar??? As mesmas que Adão, Noé, enoque, Abel???? ou as mesmas que Isaque, Jacó e Moisés?????

o goym deve imediatamente deixar a condição de gentio e passar a ser um EX-gentio (I Cor 12:2; Ef 2:11) e passando assim ser um ramo enxertado em Ysrael ( Rm 11:17, Jr 11:16)
Estes versos a seguir contradizem completamente o que está escrito acima:
(1 Coríntios 7:17) "E, assim, cada um ande como YHWH lhe repartiu, cada um, como o Senhor o chamou. É o que ordeno em todas as igrejas. "(1 Coríntios 7:18) "É alguém chamado, estando circuncidado? Fique circuncidado. É alguém chamado, estando incircuncidado? Não se circuncide. "(1 Coríntios 7:19) "A circuncisão é nada, e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de YHWH. "(1 Coríntios 7:20) "Cada um fique na vocação em que foi chamado. "

(1 Coríntios 7:19) "A circuncisão é nada, e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de YHWH. "

Paulo era Judeu, circuncidou Timóteo, como ele mesmo poderia ir contra o que ele mesmo praticava ?
Paulo não praticava nada, o que acontece é que ele considerava a circuncisão coisa nenhuma, muito menos a incircuncisão, como demonstramos agora mesmo acima. Então como para Paulo não queria dizer nada este sinal Timóteo foi circuncidado pois "Paulo quis que este fosse com ele e, tomando-o, o circuncidou, por causa dos judeus que estavam naqueles lugares; porque todos sabiam que seu pai era grego. "(Atos dos Apóstolos 16:3)
Ou seja, se perguntarmos porque ele fez isso, a resposta é "por causa dos judeus que estavam naqueles lugares". Vejam irmãos que não está escrito "O circuncidou por causa dos gentios daqueles lugares" pois aí teríamos que admitir que Paulo mostrou o exemplo para os demais gentios.
Pra resumir... não fazia nem bem nem mal, então circuncidou Timóteo para evitar controvérsias com os judeus daqueles lugares ... só isso!!!
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Mensagem por Diego Yo'ets em Qui 24 Fev 2011, 12:05 pm

Shalom Anselmo..

Vc refuta da seguinte forma:Ou seja, Noé, Abel, Enoque todos incircuncisos, são colocados no mesmo pé de igualdade com Abraão, Sansão, Moisés...no livro de Hebreus.
Mais ainda... até Sara entra nessa lista!!!! Prova clara de que a circuncisão não tem realmente NADA que ver com a salvação!

Mas meu comentário integro foi:

A circuncisão no expecífico caso a ser tratado NUNCA foi uma ordenança ligada a salvação daquele que pratica a Brit Milah. A circuncisão é anterior ao Sinai em semelhança ao Shabat, contudo com uma particulariedade, esse ato não foi cumprido no Eterno imediatamente na criação e sim exigida de Abraão como um selo posterior a ela. Vemos que Abraham foi chamado a salvação estando ainda incircuciso (Rm 4:9-14), isso confirma que para o homem se salvar não se faz necessário a circuncisão.

Acho que foi apenas desatenção sua.

Então como ficam os filhos dos homens que, incircuncisos, foram servos do ETERNO??

Ficam como Servos oras. A questão da circuncisão como já dito é para demarcar um povo, e fazer que todos que queiram sejam participante dele.
O Fato de YHWH dar uma coisa tão marcante e essa ser montada em cima de uma coisa de Pai para Filho, tem a finalidade de que de uma forma prática e oral, tanto tradições como regras sejam transmitidas, fazendo assim que os filhos conheçam o elo existente entre YHWH e eles e YHWH e seus pais.

Mas isso não se aplicou mesmo aos que eram circuncisos? Dependeram da Graça Hessed, para se salvarem????? Que ordenanças devo guardar??? As mesmas que Adão, Noé, enoque, Abel???? ou as mesmas que Isaque, Jacó e Moisés?????

Vc é mais inteligente que isso!!! Selmão não é porque alguns patriarcas não foram chamados a circuncisão que tal Lei não seja uma ação e ordenação divina. Muitas instruções (leis) foram gradativas, com o decorrer da história YHWH foi interagindo e as ordenanças foram sendo transmitidas. As ordens que devemos seguir são aquelas que se direcionam a nós, por exemplo vc deve honrar seu marido ?? Claro que não!! Vc deve honrar sua esposa. Vc foi chamado a cortar o prepúcio ? Bem, ai já não sei mas tiver sido a participar espiritualmente da alainça na carne, pois então a faça como um verdadeiro filho carnal de Abraão. Mas isso te salvará ?? Mil vezes não!! A circuncisão que as duas alianças exigem é a do coração.

Estes versos a seguir contradizem completamente o que está escrito acima:

O acima era:

o goym deve imediatamente deixar a condição de gentio e passar a ser um EX-gentio (I Cor 12:2; Ef 2:11) e passando assim ser um ramo enxertado em Ysrael ( Rm 11:17, Jr 11:16)

e os versos que vc atesta contradição estão em I Cor 7: 17-20 e At 16:3.

Só posso lamentar por tal conclusão, pois o que vc faz em outras palavras é colocar a Bíblia contra a Bíblia.

Mas vamos contextualizar ok ?

Em I Cor algumas coisas ficam claras e uma delas é que Paulo dá alguns conselhos assumindo a responsabilidade para si ( 6,25 ) e outra coisa é que legalismo é diferente de mitsvot.

O que Shaul condena é a pratica involuntária dos adultos não circuncidados, e isso se prova com as palavras:

"A circuncisão é nada, e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de YHWH. "

Ou seja, uma questão de zelar pelo mandamento ou não. Mas que de fato isso não está relacionado com salvação, pois para combater os legalistas ele chega a recomendar que não se circunde. Mas friso bem, isso não era um combate a observância do que ele mesmo chamou de mandamento, mas sim da realização do ato sem a devida medida de fé e entendimento.

Sobre Atos dos Apóstolos 16:3 que diz: o circuncidou, por causa dos judeus que estavam naqueles lugares; porque todos sabiam que seu pai era grego.

Te chama ao SOD da estrutura Biblica.

Paulo chamou Pedro de hipócrita, correto??
E o que Pedro fazia ? Os relatos demonstram que Pedro hora se portava como judeu para agradar os judeus e hora como gentio para agradar a gentios. Isso gerou uma tremenda repreensão. Agora te pergunto: E Paulo o repreendedor agiu da mesma maneira que Pedro ? Será que Paulo estava mesmo brincando de circuncidar, ou querendo impressionar ??

Mil vezes não.. Circuncidar os filhos na carne é mandamento e Paulo de fato apoiava tal coisa quer ver:

Então, qual é a superioridade do judeu? Qual é a utilidade da circuncisão?
2 Muita, sob todos os aspectos. Em primeiro lugar, porque as revelações de YHWH foram confiadas aos judeus. (Rm 3)

Volto a repetir, circuncisão não altera a salvação, batismo não altera salvação, ceia não altera salvação, todas essas coisas foram feitas para o homem e não o homem para tais coisas, contudo não posso abolir o que YHWH ordenou.









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Mensagem por EMBAIXADOR DO REINO em Qui 24 Fev 2011, 3:40 pm

Mais se ainda não chegamos a plenitude da nova Aliança e Paulo diz cada Um permaneça como foi chamado ... Como Timôteo foi chamado para os Judeus e Tinha Descendência Judaica então foi Por isso que o Circuncidou pois Havia no Coração de Timôteo Tal Chamado se não ele estaria idno contra sua própria palavra ....

Como Futuramente a Torah Estará Novamente Dentro de Nós Impressa Na Mente e escrita no Coração Devemos Principalmente Ser Circuncisos de Coração ou então não estaremos Aptos a termos uma Relação Espiritual Com a TORAH VIVA ....

Shalom ....
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Mensagem por Diego Yo'ets em Qui 24 Fev 2011, 4:07 pm

Amado Embaixador concordo plenamente com isso:

Mais se ainda não chegamos a plenitude da nova Aliança e Paulo diz cada Um permaneça como foi chamado ... Como Timôteo foi chamado para os Judeus e Tinha Descendência Judaica então foi Por isso que o Circuncidou pois Havia no Coração de Timôteo Tal Chamado se não ele estaria idno contra sua própria palavra ....

O Anselmo lançou o velho argumento batido de que Timóteo só foi circuncidado por causa do que os outros iriam achar. Concordo que um dos fatores ser esse, pois de fato está escrito, contudo chamo a atenção para que percebam que Paulo não entrou na adoração pagã para agradar gentios e ganhar os pagãos. Paulo ministrou a circuncisão física de Timóteo porque isso continua sendo legitimo aos hebreus na carne, pois se não fosse o certo é que Paulo não faria nada que fosse irregular.

Veja que interessante:

Mas nem ainda Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se. (Gl 2:6)

Paulo não impunha sobre os gentios a circuncisão fisica, contudo Gl 2:6 ao usar a palavra "constrangido" dá-nos a ideia que não seria ilicito um gentio como Tito se circuncidar, mas para isso a vontade deveria partir do proprio gentio sem que sofresse qualquer tipo de pressão de religiosos. Paulo ainda diz:

25 Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se tu guardares a lei; mas, se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão se torna em incircuncisão. (Rm 2:24)

Paulo jamais iria contra uma coisa que foi YHWH que estipulou. Cabe a nós entendermos que Paulo combatia a circuncisão forçada (legalista).



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Mensagem por ANSELMO GOLDMAN em Qui 24 Fev 2011, 4:33 pm

Shalom irmão Diego.
Grato por sua resposta, mesmo que possua nela algumas pitadas de algo que não sei definir como elogio ou ironia como: "Vc é mais inteligente que isso!!!"
De qualquer forma obrigado irmão.

A primeira parte do que escrevi, escrevi concordando com você irmão. Eu só reforcei! Pois eu escrevi que: "a circuncisão não tem realmente NADA que ver com a salvação!" concordando com o que você escreveu novamente mas agora em negrito: "A circuncisão no expecífico caso a ser tratado NUNCA foi uma ordenança ligada a salvação daquele que pratica a Brit Milah"
Entendeu? Não houve desatenção nenhuma irmão.

Na segunda parte... eu acho que a desatenção foi sua Diego pois eu li o seguinte que você escreveu: "Abraham foi visto por YHWH quando estava ainda incircunciso [como] um salvo que depende da hessed para se salvar, mas que prescisa guardar TODAS as ordenanças como de fato elas são exigidas."
Com isso eu entendi que sou salvo pela Graça estando incircunciso, mas que deverei inclusive me circuncidar como obediência a TODOS os mandamentos para que esta salvação se opere em mim. Não é isso? Estou errado??
Daí minhas perguntas quanto aos mandamentos a seguir, só isso!

Você matou a pau...!!! Deu um tapão de "mão aberta" quando escreveu o seguinte irmão: "A circuncisão que as duas alianças exigem é a do coração."
Com isto irmão, eu só confirmo o dom que está dado a você pelo ETERNO de que você é mestre da Palavra. Surge a pergunta: Qual das Alianças não exige a circuncisão da carne??? A Primeira ou a Segunda??

Pra finalizar, você quis comprovar (apesar de todos os textos que pedi para você ler) que Paulo ordenava a circuncisão daqueles que eram da igreja e de seus filhos. Você escreveu que "Circuncidar os filhos na carne é mandamento e Paulo de fato apoiava tal coisa quer ver:

Então, qual é a superioridade do judeu? Qual é a utilidade da circuncisão?
2 Muita, sob todos os aspectos. Em primeiro lugar, porque as revelações de YHWH foram confiadas aos judeus. (Rm 3)
"
Diegão... você também é mais inteligente que isso né irmão?? Eu tenho provas suficientes de que é!!!
Então use ela e me diga após analisar estes versos: Onde está Paulo ordenando ou mesmo recomendando os romanos a se circuncidarem ????
Você bem que poderia ler alguns versos a frente né Diego? Se você fisesse isto leria o seguinte: (Romanos 3:9) "Pois quê? Somos nós mais excelentes? [nós judeus] De maneira nenhuma! Pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado, "
Ou Leria versos como este né Diegão: (Romanos 3:29) "É, porventura, YHWH somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente. "(Romanos 3:30) "Se YHWH é um só, que justifica, pela fé, a circuncisão e, por meio da fé, a incircuncisão, "(Romanos 3:31) "anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma! Antes, estabelecemos a lei. "

Continua...
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Mensagem por ANSELMO GOLDMAN em Qui 24 Fev 2011, 4:52 pm

Ok Irmão Diego... Vamos analisar Romanos então ok?
Tentarei ser exaustivo desta vez:

A fé Diegão... esta era a Tônica do discurso de Paulo aos Romanos e isto em oposição à guarda da circuncisão.
A Palavra "circuncisão" aparece 15 vezes em Romanos. Vamos ver em que verso ele incita, constrange ou pelo menos dá a menor referência de que desajava que se circuncidassem????

1) (Romanos 2:25) "Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se tu guardares a lei; mas, se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão se torna em incircuncisão. "
Ou Seja: o importante era a guarda dos dez mandamentos!!!

2) (Romanos 2:25) "Porque a circuncisão é, na verdade, proveitosa, se tu guardares a lei; mas, se tu és transgressor da lei, a tua circuncisão se torna em incircuncisão. "
Olha só o proveito aí da circuncisão Diegão! Se você não vive o amor, a circuncisão torna-se incircuncisão. Com isto podemos afirmar sem medo de errar: Há muitos e muitos judeus filhos de Abraão que são incircuncisos.

3) (Romanos 2:26) "Se, pois, a incircuncisão guardar os preceitos da lei, porventura, a incircuncisão não será reputada como circuncisão? "
Não serei considerado circuncidado caso eu observe e guarde os mandamentos de YHWH?? Mas e a circuncisão não era também mandamento??? Sim! assim como era o sacrifício de cordeiros, a guarda de festas, a observância cerimonial da lei!!!
Não é um paradoxo isso irmão??? Paulo está nos dizendo que se guardarmos a Lei somos circuncisos mesmo não observando o mandamento da circuncisão!!!! O que acha??

4) (Romanos 2:27) "E a incircuncisão que por natureza o é, se cumpre a lei, não te julgará, porventura, a ti, que pela letra e circuncisão és transgressor da lei? "
Sem comentários. Circuncisos na carne sendo condenados por incircuncisos! incrível!!

5) (Romanos 2:28) "Porque não é judeu o que o é exteriormente, nem é circuncisão a que o é exteriormente na carne. "
Opa!!! não é circuncisão a que é exteriormente e na carne???? Paulo está fora de si??? Acho que sim pois ele diz que isto NÃO É CIRCUNCISÃO!!! O que é circuncisão então Paulo??? (verso seguinte)

6) (Romanos 2:29) "Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não na letra, cujo louvor não provém dos homens, mas de YHWH. "
Isto é que é circuncisão??? Percebamos que Paulo está falando de coisas materiais com espirituais no mesmo pé! na mesma realidade!

7) (Romanos 3:1) "Qual é, logo, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? " Diz ele em seguida: "Muitas..." este é seu verso né Diego? a principal vantagem da circuncisão... sabemos qual é??? É a salvação?? É algum privilégio??? deixemos que Paulo mesmo responda: (Romanos 3:2) "Muita, em toda maneira, porque, primeiramente, as palavras de YHWH lhe foram confiadas. " Esta é a vantagem... a de ser instrumento de YHWH para evangelizar o mundo. (ponto)

8 ) (Romanos 3:30) "Se YHWH é um só, que justifica, pela fé, a circuncisão e, por meio da fé, a incircuncisão, "
YHWH justificando a incircuncisão! Concordamos que ela não tem nada a ver com salvação que é sinônimo de justificação!

9) (Romanos 4:8 ) "Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado. "(Romanos 4:9) "Vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos que a fé foi imputada como justiça a Abraão. "
Sem comentários... não imputará pecado a mim mesmo que eu não me circuncide. Mas não é um mandamento??? e deixar de cumprir não é transgressão???? Sim a incircuncisão do coração é pecado; a da carne não!!!! (Isto segundo Paulo ok?)

10) (Romanos 4:10) "Como lhe foi, pois, imputada? Estando na circuncisão ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas na incircuncisão. "
Sem comentários mesmo desta vez!

11) (Romanos 4:11) "E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé, quando estava na incircuncisão, para que fosse pai de todos os que crêem estando eles também na incircuncisão, a fim de que também a justiça lhes seja imputada, "
Sem comentários de minha parte. Fique à vontade caso queira comentar.

12) (Romanos 4:12) "e fosse pai da circuncisão, daqueles que não somente são da circuncisão, mas que também andam nas pisadas daquela fé de Abraão, nosso pai, que tivera na incircuncisão. "
Outro paradoxo de Paulo. Ele desenvolve o tema e diz por fim que os que foram circuncidados devem andar como andou Abraão quando ainda era incircunciso!!!!! INCRÍVEL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


13) (Romanos 15:8 ) "Digo, pois, que Yeshua HaMashiach foi ministro da circuncisão, por causa da verdade de YHWH, para que confirmasse as promessas feitas aos pais; "
Ou seja... Yeshua poderia vir de qualquer povo para salvar o homem, mas veio dos judeus devido a promessa de YHWH aos Patriarcas!

Caso queira poderemos analisar verso a verso do que acabamos de expor de Romanos.
Mas uma coisa já podemos afirmar com toda propriedade e sem medo de errar: "Paulo nunca pregou a circuncisão entre os gentios e nem mesmo aconselhava esta prática entre os judeus."

A Palavra "incircuncisão" aparece 11 vezes. (estas informações com base na Almeida Revista e Corrigida)
Mas até aqui pelo menos, acredito ser desnecessária a análise delas. Posteriormente faremos.

"Paulo nunca pregou a circuncisão entre os gentios e nem mesmo aconselhava esta prática entre os judeus." Pense nisso irmão Diego.
Shalom


Última edição por ANSELMO GOLDMAN em Qui 24 Fev 2011, 4:53 pm, editado 1 vez(es) (Razão : emoticons removidos em "8)")
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Mensagem por Diego Yo'ets em Dom 27 Fev 2011, 2:51 pm

Vou resumir tudo o que já disse:

Circuncisão é algo completamente legitimo, caso haja comprometimento para com o Eterno em estar fixado na Aliança da carne a qual continua salvando, mediante o sacrifício de Yeshua. Se almejo me tornar um ramo na carne com Abraham devo seguir o preceito do Eterno, sem esquecer é claro de primeiro ser um ramo na segunda Aliança, circuncidando primeiramente o coração.

Paulo foi claro, a circuncisão do prepúcio só se torna algo infrutifero caso se abandone os mandamentos, pois no contrário é algo bom, pois é um VOTO com o Eterno.

Essa e outras postagens fecham o que me foi transmitido.

PAULO além de ele mesmo ter circuncidado e deixado exemplo ainda DIZ: "Eu, porém, irmãos, se ainda prego a circuncisão, por que continuo sendo perseguido? Logo, está desfeito o escândalo da cruz" (Gl 5:11).

Shavua tov.

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Mensagem por EMBAIXADOR DO REINO em Seg 28 Fev 2011, 8:55 am

Anselmo o fato é que Paulo nunca faria Algo Como Contraditório só para agradar a Homens ou faria Morreu decapitado isso prova que fez a Vontade de D'us então Vejo que Em Timôteo está a Explicação para o Texto que diz ...
que cada um Permaneça no que foi chamado Estava falando do que é Judeu Permaneça Judeu No que é gentio Permaneça Gentio pois o gentios não deve se Deixar Circuncidar-se .... principalmente se para a salvação como alguns dos Fariseus afirmavam ... Então sendo Judeu faça como o Próprio Paulo que não é hipócrita fez com timôteo sendo Ele Discípulo de Paulo descendente de Judeus e vivendo dentro de uma Familia judaica Foi Circuncidado para Trabalhar com Judeus ....

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Mensagem por ANSELMO GOLDMAN em Seg 28 Fev 2011, 9:31 am

Percebo porque se apegam com unhas e dentes no episódio de Timóteo... é porque não há mais nada nos escritos de Paulo ou em outro livro qualquer que afirme que a circuncisão deva ser guardada na nova Aliança!!!
Pelo contrário... eu fui exaustivo em colocar verso a verso a circuncisão na carta aos Romanos... aí percebam... ao invés de comentarem Romanos, parecem ir para outro ponto.

Ok Diego, Paulo ao invés do que você está alegando diz o seguinte: "Eu, porém, irmãos, se ainda prego a circuncisão, por que continuo sendo perseguido? Logo, está desfeito o escândalo da cruz" (Gl 5:11). Ou seja... irmãos se por acaso eu ainda pregasse a circuncisão como andam afirmando ou como vocês estão imaginando, porque estaria ainda sendo perseguido???? Uma coisa era clara, Paulo era perseguido e justamente porque não pregava a circuncisão meu amado!!!!

NTLH: (Gálatas 5:11) "Porém, irmãos, se é verdade que eu continuo a anunciar que a circuncisão é necessária, por que é que sou perseguido? Se eu anunciasse isso, então a minha pregação a respeito da cruz de HaMashiach não causaria dificuldade para ninguém."
Católica: (Gálatas 5:11) "Quanto a mim, irmãos, se é verdade que ainda prego a circuncisão, por que sou perseguido? Nesse caso, o escândalo da cruz estaria anulado!"
Bíblia comentada: (Gálatas 5:11) "Mas eu, ó irmãos, se ainda prego [a] circuncisão, por que ainda sou perseguido? Logo, o escândalo da cruz tem sido aniquilado ? "
Judaizantes, para promoverem sua doutrina, alegavam que, em algumas ocasiões, Paulo também mandou pessoas serem circuncidadas. Talvez mesmo citaram o caso de Timóteo, em Atos 16:3. Traiçoeira distorção deles, pois, se esta alegação fosse verdade, por que os judeus perseguiam Paulo em todos os lugares?” B.W. Johnson
(Gálatas 5:11) "Alguns até dizem que eu próprio estou pregando que a circuncisão e as leis judaicas são necessárias ao plano da salvação. Ora, se eu pregasse tal coisa, não seria mais perseguido - pois essa mensagem não desagrada a ninguém. O fato de ainda estar sendo perseguido prova que eu continuo pregando a salvação somente por meio da fé na cruz de HaMashiach."

Até os que crêem na circuncisão na Nova Aliança desconsideram este verso para firmar sua teoria.

A Paz
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Mensagem por Diego Yo'ets em Seg 28 Fev 2011, 10:18 am

EMBAIXADOR DO REINO escreveu:Anselmo o fato é que Paulo nunca faria Algo Como Contraditório só para agradar a Homens ou faria Morreu decapitado isso prova que fez a Vontade de D'us então Vejo que Em Timôteo está a Explicação para o Texto que diz ...
que cada um Permaneça no que foi chamado Estava falando do que é Judeu Permaneça Judeu No que é gentio Permaneça Gentio pois o gentios não deve se Deixar Circuncidar-se .... principalmente se para a salvação como alguns dos Fariseus afirmavam ... Então sendo Judeu faça como o Próprio Paulo que não é hipócrita fez com timôteo sendo Ele Discípulo de Paulo descendente de Judeus e vivendo dentro de uma Familia judaica Foi Circuncidado para Trabalhar com Judeus ....

Shalom

PERFECT!!! Levou um pontão na reputação!!..

Se Paulo não pregasse circuncisão JAMAIS a praticaria. Se Paulo negasse o voto de nazireu jamais participaria do mesmo.

E o texto de Gl 5:11 deixa claro que a perseguição de Paulo estava arraigada não por ele pregar a circuncisão, mas sim pelo fato visto em Atos, quando os religiosos o acusavam falsamente de não guardar a Torah e que no dado episodio ele demonstra ser um guardião. Paulo pregava e circuncidava quem fosse merecedor, isso é fato Bíblico incontestável. Paulo combatia o legalismo e não as Leis, infelizmente nem todos compreendem isso e acabam caindo no mesmo erro dos religiosos do passado, e por mais que demonstremos a inconstância continua.

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default Re: Circuncisão: Física e Espiritual

Mensagem por ANSELMO GOLDMAN em Seg 28 Fev 2011, 3:49 pm

Bem irmãos Paulo circuncidou a Timóteo pois era filho de mãe judia e pai grego. Para não incorrer em conflitos desnecessários e tropeços vãos, Paulo, que não considerava a circuncisão nem boa nem mal para a circuncisão, resolveu circuncidar a Timóteo!
Hipócrita??? Não. Ele seria se fizesse como Pedro ok?
A Circuncisão para Paulo, não fazia nem bem e nem mal, ao contrário do que pensavam alguns judeus que aceitaram que Yeshua era o HaMashiach da época e de hoje!

Embaixador eu me reservei o direito de comentar os escritos de Paulo aos Romanos exaustivamente... então irmão, pegue esta sua concepção sobre a circuncisão e compare com os versos de Paulo acerca da circuncisão que ele escreveu aos romanos ok?

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default Re: Circuncisão: Física e Espiritual

Mensagem por ANSELMO GOLDMAN em Seg 28 Fev 2011, 3:50 pm

Não vi até agora verso algum recomendando que fosse a circuncisão a quem quer que fosse na Nova Aliança.
Tenho visto sim pessoas apegadas a cerimônias destituídas de valor uma vez que HaMashiach é o Messias.
Se a circuncisão do coração é a que importa, então pra quê se circuncidar?????
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Mensagem por Diego Yo'ets em Qua 02 Mar 2011, 6:12 pm

Selmão...

Bem, Então que tal um verso que diga que a circuncisão do prepúcio não tenha valor, que foi abolida etc??

Irmão Anselmo a única coisa que não percebes é que a circuncisão do prepúcio é uma aliança para com o Eterno e isso é feito em Abraham e os que se sentem a vontade para se tornarem filhos na carne cumprem o voto. Isso não engloba salvação, ninguém aqui está dizendo isso.

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