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Mensagem por Patrick Qui 18 Nov 2010, 12:42 pm

TESTEMUNHAS DE YESHUA
M: PATRICK P. VARGAS

INTRODUÇÂO
Uma das perguntas que inevitavelmente aparece quando as pessoas começam a ver a beleza das
Festas Bíblicas é se elas realmente se aplicam aos seguidores de Yeshua hoje em dia. Muitas linhas
teológicas modernas insistem que tais Festas eram `apenas sombras' da pessoa e obra do Messias
Yeshua e de Sua vinda e que não são mais necessárias. Algumas pessoas vão além disto e dizem que
celebrar os Moedim (Festas Bíblicas) diminui a importância da posição central que Yeshua deve ter
em nossa teologia e adoração. Mas o que as Escrituras nos dizem sobre o papel dos Moedim na vida
do povo de D-us?
AS FESTAS E A CRIAÇÃO
Primeiramente, devemos lembrar que a palavra usada no hebraico é Moed, `tempo indicado' e que
esta mesma palavra é encontrada na narrativa da criação em Gênesis 1. Aqui, o sol e a lua são dados
especialmente `...para sinais e para estações.' A palavra traduzida como `estações' é Moedim,
exatamente a mesma palavra usada para descrever as Festas em Levítico 23 e em outros locais da
Torah.
Qual a importância disto? É importante porque mostra que AS FESTAS QUE D-US REVELA NA
TORAH ESTÃO LIGADAS À CRIAÇÃO. Isto quer dizer que D-us designou o universo em si (o sol
e a lua e toda a estrutura planetária) para apontar para e regular as Suas Festas, os Moedim.
Portanto, primeiramente, os Moedim são uma parte da ordem da criação, e não apenas uma parte da
aliança feita com Israel no Sinai.
POR TODAS AS GERAÇÕES
Em segundo lugar, a Palavra de D-us explicitamente diz que os Moedim permanecerão por todas as
gerações de Israel (Shabbat: Êxodo 31:16; Pessach/ Hag haMatzot: Êxodo 12:14, 17, 42; Shavuot:
Levítico 23:21; Rosh HaShannah/Yom haKippurim: Levítico 23:32; Sukkot: Levítico 23:41).
Portanto, quer para um Israelita ou quer para alguém que está ligado a Israel pela fé, existe apenas
uma Torah para todos (Números 15:16, 29; Levítico 16:29). As implicações são claras: se Israel é
instruído a observar os Moedim do S-NHOR por todas as gerações, então todos aqueles que estão
ligados a Israel pela fé no D-us de Avraham, Itschak e Ya'akov e no Messias Yeshua têm o mesmo
privilégio de observar os tempos indicados por D-us.
É POSSÍVEL OBSERVÁ-LAS?
`Mas,' alguns podem argumentar, `é impossível observar as Festas tais como estão prescritas na
Torah'. Em parte é verdade. Cada Festa requer sacrifícios e o envolvimento dos sacerdotes e do
Templo, e atualmente isto é impossível. Mas se somos capazes de observar parte das atividades
prescritas para um Moed, e se os Moedim são ricos em bênçãos e instrução, não seria sábio fazer
tudo o que podemos com relação aos tempos indicados e deixar aquilo que não podemos fazer nas
mãos de HaShem? Considere esta ilustração: suponha que eu, como pai, peça a meu filho para cortar
a grama do quintal enquanto eu trabalho. Quando ele pega o cortador de grama, percebe que só há
gasolina suficiente para aparar metade do gramado. Considere as duas hipóteses: meu filho pode não
fazer nada, ou pode aparar o máximo de grama possível com esta gasolina limitada. Qual das duas
hipóteses me agradaria mais como pai? A resposta é óbvia: fazer tudo o que podemos para obedecer
e agradar o nosso Abba mostra um coração cheio de fé. E é assim que ocorre com os Moedim:
mesmo não podendo cumprir todas as instruções completamente (por causa da ausência do Templo e
dos sacerdotes), podemos fazer o possível para guardar muitas das instruções para cada um dos
Moedim, e ao fazer tal coisa somos abençoados e D-us é honrado.
TODOS OS POVOS EM D-US
Em terceiro lugar, as Escrituras são claras sobre o fato de que a vitória de D-us no fim dos tempos é
manifesta por Seu povo, tanto Israel quanto as nações, adorando a Ele juntos. Considere a profecia de
Isaías, citada por Yeshua quando ele limpava a área do Templo de práticas ilícitas: `porque a minha
casa será chamada casa de oração para todos os povos.' (Isaías 56:7). O contexto de Isaías 56 é
claramente das nações se unindo para adorar ao S-NHOR, e esta adoração é caracterizada pela guarda
do Shabbat, o primeiro dos Moedim (Levítico 23:1-3). E mais, o reino do Messias, caracterizado
pela adoração do Único e Verdadeiro D-us, é marcado por todas as nações vindo celebrar a Festa de
Sukkot, o último Moed do ciclo anual. Portanto, o Shabbat (em Isaías) e o Sukkot (em Zacarias)
indicam os `limites' que englobam todos os Moedim em uma perspectiva profética.
De fato, o Templo ser a `casa de oração para todos os povos' certamente inclui as orações e os
Salmos incorporados em cada um dos Moedim.
O REINO DO MILÊNIO
O fato do reino milenar de Yeshua incluir a celebração dos Moedim é significativo, pois mostra que
os tempos indicados pelo S-NHOR tem um significado muito mias abrangente do que a revelação da
morte e ressurreição de Yeshua. Se fossem meras sombras de Sua primeira vinda, então não teriam
nenhum propósito no reino do milênio. Mas as Festas não foram exauridas de seu significado com o
primeiro advento de nosso Messias. Elas também apontam para o seu reinado e para o tempo em que
`Ele será Um e o Seu Nome será Um' (Zacarias 14:9). É uma questão de sabedoria então, se vamos
celebrar os Moedim durante o reino milenar do Messias Yeshua, que busquemos entender o
significado destes tempos indicados para celebrá-los agora.
SEGUINDO O MESTRE
Em quarto lugar, como seguidores de Yeshua, andamos de acordo tanto com a Sua instrução quanto
com o Seu exemplo. Pedro testifica que devemos `seguir os passos do Messias' (1 Pedro 2:21), uma
frase que denota viver como Ele vivia. Isto significa (no contexto imediato de Pedro) estar disposto a
sofrer da forma como Yeshua sofreu – pela justiça. Mas também enfatiza o objetivo primário de
qualquer discípulo: ser como o seu mestre. Como seguidores de Yeshua, devemos portanto fazer uam
pergunta muito simples: Yeshua, nosso Mestre, guardou os tempos indicados do S-NHOR? A
resposta claramente é `sim'. Portanto, como Seus discípulos, também devemos fazê-lo.
OS PRIMEIROS DISCÍPULOS
Fica muito claro na Bíblia que esta lógica simples era aceita por Seus discípulos pois encontramos os
mesmos celebrando os Moedim nos registros dos Evangelhos. Além disto, esta relação de
mestre/discípulo fica evidente na vida de Paulo apesar do mesmo ser um apóstolo `prematuro' (1
Coríntios 15:8 – Será que o Apóstolo aos Gentios se considerava `prematuro' por ter nascido numa
era que precedia o tempo nações se reunirem em adoração?) Nós encontramos Paulo celebrando os
Moedim e lemos no relato de Lucas que Paulo fez um esforço especial para estar em Jerusalém
durante o Pessach (Atos 20:16). Não nos surpreende que ele instrua os seguidores em Corinto
para celebrar o Pessach (I Coríntios 5:Cool com os corações sem o fermento. Se todos os discípulos de
Yeshua, incluindo Paulo, celebraram os Moedim assim como o seu Mestre, nós que somos Seus
discípulos também não deveríamos fazer o mesmo?
COMO HONRAR A D-US
E finalmente, as instruções amorosas de D-us dadas a nós na Torah (lembre-se que Torah significa
`instrução' e não `lei') são dadas a nós para nos ensinar como honrá-Lo e o que é melhor para nós. A
medida que celebramos o ciclo dos Moedim, descobrimos mais e mais como é viver de acordo com a
agenda de D-us e não com a nossa. Considere esta comparação: os Moedim estão para o tempo assim
como o dízimo e as ofertas estão para o dinheiro. Assim como crescemos em fé e entendimento ao
honrarmos a D-us com dízimos e ofertas, também aprendemos sobre os Seu plano redentor e seu
reinado soberano através dos Moedim. Aprendemos que todo o tempo (assim como todos os nossos
bens) pertence a Ele. Ao honrá-lo, pausando nos dias dos Moedim dEle e nos concentrando nas
lições que Ele pretende ensinar-nos, aprendemos a moldar e ajustar nossos planos de vida tendo a Ele
como o centro. Que D-us permita que nossas vidas, tanto nos pequenos detalhes quanto como um
todo, reflitam a Sua glória e poder.
SOBRE O AUTOR
(adicionado pelo tradutor)
Tim Hegg é um dos autores messiânicos mais proeminentes. É o líder da congregação Beit Hallel em
Washington, DC. Seus livros são conhecidos por toda a comunidade messiânica. Tim também é
professor de teologia, e autor de diversos artigos em sites judaico-messiânicos.
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As Festas Bíblicas (Moedim) se Aplicam Hoje? Empty Re: As Festas Bíblicas (Moedim) se Aplicam Hoje?

Mensagem por Diego Yo'ets Qui 18 Nov 2010, 1:39 pm

Shalom Patrick e irmãos

Festas Bíblicas na Torah:

As festas bíblicas estão todas contidas na Torah, na 31ª porção semanal chamada Emór (Fala), situada no Livro de Vayicrá (Levítico), do capítulo 21:1 até o capítulo 24:23.
A 31ª porção é mais abrangente, não se referindo apenas às solenidades que o Eterno nos ordenou que cumpríssemos, de maneira que as festas bíblicas estão contidas no capítulo 23 de Vayicrá.
São nove as festas dadas por D'us:

1. Shabat (Sábado);
2. Páscoa (Pêssach);
3. Hag Hamatzot (Pães Asmos);
4. Hag Bakurim (Primícias);
5. Shavuot (Pentecostes);
6. Rosh Hashanah (Trombetas);
7. Iom Kipúr (Dia da Expiação);
8. Sucót (Tabernáculos).
9. Chanukah (Festa das Luzes).


Todas essas festas fazem alusão ao Messias e em algum momento ele cumpriu em si as festas e ainda as cumprirá. Por exemplo, ele nos foi a Primicia (Hag Bakurim), Expiou nossos pecados (Iom Kipúr), enviou-nos o Ruach (Shavuot) Tabernaculou e ainda Tabernaculará conosco (Sucót), nos dará o verdadeiro descanso (Shabat), portanto as festas são memorias e tbm celebrações proféticas que nos anunciam a Glória maior que virá.

Irmão percebi o seguinte no seu texto:
" Patrick escreveu:`Mas,' alguns podem argumentar, `é impossível observar as Festas tais como estão prescritas na
Torah'. Em parte é verdade. Cada Festa requer sacrifícios e o envolvimento dos sacerdotes e do
Templo, e atualmente isto é impossível....... mesmo não podendo cumprir todas as instruções completamente (por causa da ausência do Templo e
dos sacerdotes)"

Eu considero que nem o Templo físico e nem os sacerdotes de origem humana caibam mais dentro da nova aliança no Sangue do Messias. Yeshua nos fez o favor de substituir os emblemas, as sombras,os simbolismos da Torah, tornando ela perfeita e executavél ao que cree.

O templo hoje é cada um de nós (I Cor 3:16), os sacerdotes tbm somos nós (AP 1:6) e o Sumo Sacerdote é o Próprio Mashiach (Hb 7:27), portanto assim quando comemoramos as festas não estamos fazedo nada incompleto e sim estamos na plenitude muito maior que nossos irmãos os patriracas.


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Mensagem por Pereira Ter 21 Dez 2010, 11:53 am

Amado Diego,

O amado diz: O templo hoje é cada um de nós (I Cor 3:16), os sacerdotes tbm somos nós (AP 1:6) e o Sumo Sacerdote é o Próprio Mashiach (Hb 7:27), portanto assim quando comemoramos as festas não estamos fazedo nada incompleto e sim estamos na plenitude muito maior que nossos irmãos os patriracas.

Amado do Altíssimo, permita-me discordar. Por que os renascidos, tendo morrido com YAOHUSHUA, está "morto pela Lei" tendo " ressuscitado com YAOHUSHUA e em YAOHUSHUA" , pertence a " uma Nova criação" de YAOHUSHUA, pois somente YAOHUSHUA hol Mehushkahy, é a regra perfeita de vida e santidade.

O resultado final do cumprimento do velho Concerto concedendo-nos o "novo Concerto" , As Boas novas da Nova Aliança para salvação de todo o que crê. (Rm 10.9,10)
As Boas Novas da Nova Aliança que está em YAOHUSHUA hol-MEHUSHKHAY (At 20.24) a saber, as Boas Novas da hdayao de YAOHUSHUA (2Co 4.4; Ef 1.12,13)

Foi propósito do Altíssimo dar-nos os direitos desta magnifica herança por meio da pregação das Boas Novas (1Co 1.21,23; Rm 10.14-17) Isto significa que YAOHU UL planejou e propôs a forma mais fácil possível dependendo apenas de aceitarmos conscientemente sua salvação.

Portanto é pela fé, para que seja segundo a Graça (Rm 4.16). Em contra posição, não pé absolutamente, por meio da Lei (GL 3.18) Livre desta em YAOHUSHUA, significa estarmos simultaneamente livres do pecado, como está escrito " por que o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estamos debaixo da Lei, e, sim, da GRAÇA." (Rm 6.14)

Moisés foi o mediador do primeiro Concerto que foi estabelecido no monte Sinal.

- Foi feito com os filhos de Yaoshorul.
- Foi selado com sangue de animais sacrificados.
- Era condicional da parte do homem em obediência aos dez mandamentos.


Mas o tempo chegou, quando um Nova Ordem tinha de ser introduzida e estabelecido um Novo Concerto. O profeta Yermyaohu (Jeremias) foi um daqueles que o anunciou (Jr 31.31-34). Isto é claro: Um NOVO PACTO tinha de ser feito com o povo de Yaoshorul (corrompido como IS-RA-EL), um Concerto que seria melhor e substituiria o velho.

Façamos uma comparação do capítulo três da Segunda carta de Shaul aos Corintos com o Antigo Concerto:

O PRIMEIRO CONCERTO.

1- Velho - Ex 34.27,28
2- Mediador - Moisés 2Co 3.7; 13.15
3- Gravado em pedras - 2Co 3.7
4- Escrito em tinta - 2Co 3.3
5- Veio em glória - 2Co 3.7
6- Ministério de condenação - 2Co 3.9
7- Um jugo de servidão - GL 5.1
8- Acaba com morte - 2Co 3.3,6,7
9- Era transitório - 2Co 3.7,11

O SEGUNDO CONCERTO

1- Novo - Jr 31.31-34
2- Mediador - YAOHUSHUA - 2Co 3.3,4,14; Hb 8.6,9,15
3- Escrito no coração - 2Co 3.2,3
4- Escrito com o Espírito o Santo 2Co 3.3
5- Tem excelente glória - 2Co 3.10
6- Ministério de justiça - At 13.38,39
7- Traz liberdade - 2Co 3.17
8- Vivifica - 2Co 3.6
9- É permanente - 2Co 3.11
10- NÃO ESTAMOS SEM LEI

Verdadeiramente não estamos sem Lei (1Co 9.21)

YAOHU UL providenciou uma provisão para os que eram no primeiro Concerto; o sacrifício, segundo a Lei levítica. YAOHU UL também estabeleceu uma provisão para os que erram no segundo Concerto. Esta provisão está em YAOHUSHUA hol-MEHUSHKHAY, o justo, que derramou o seu sangue para propiciação pelos nossos pecados e pelos de todo o mundo.
Tornando-nos culpados de desobediência contra algum dos seus mandamentos, encontramos perdão de ULHIM em o Nome de YAOHUSHUA, se confessarmos nossos pecados.
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