Adonay Echad
Yeshua revelou os princípios contidos na Lei ? Logo_a11


Seja bem vindo (a)!!!



Participe do fórum, é rápido e fácil

Adonay Echad
Yeshua revelou os princípios contidos na Lei ? Logo_a11


Seja bem vindo (a)!!!

Adonay Echad
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Últimos assuntos
» pode D’us criar uma pedra que Ele NÃO possa levantar???
Yeshua revelou os princípios contidos na Lei ? EmptySáb 03 Set 2016, 8:55 pm por azzi

» Eu sou o Diego e você quem é ??
Yeshua revelou os princípios contidos na Lei ? EmptySex 06 Mar 2015, 11:58 am por Ebel

» 9º Encontro Judaico Amigos da Torah
Yeshua revelou os princípios contidos na Lei ? EmptyTer 10 Fev 2015, 12:07 am por Amigos da Torah

» Sobre Romanos 11
Yeshua revelou os princípios contidos na Lei ? EmptyQui 12 Jun 2014, 2:00 pm por Anderson de Carvalho

» O "véu" de 2ª Coríntios 3
Yeshua revelou os princípios contidos na Lei ? EmptyQui 12 Jun 2014, 1:58 pm por Anderson de Carvalho

» Yeshua, os juizes e Moises eram deuses? Politeismo?
Yeshua revelou os princípios contidos na Lei ? EmptySex 16 maio 2014, 10:47 am por azzi

» A Lei ou o espírito da Lei?
Yeshua revelou os princípios contidos na Lei ? EmptyTer 13 maio 2014, 11:27 pm por Eliel Laurentino de Melo

» "Ouve, Israel, Adonay é nosso D'us. Adonay é um."(Dt 6:4)"
Yeshua revelou os princípios contidos na Lei ? EmptyQua 16 Abr 2014, 1:39 pm por azzi

» Reunião de Grupo de Estudos - Porto Alegre/ RS
Yeshua revelou os princípios contidos na Lei ? EmptyQui 27 Fev 2014, 2:59 am por Antonio Carlos Do Nacimen

Bate Papo
Quem está conectado?
11 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 11 visitantes

Nenhum

[ Ver toda a lista ]


O recorde de usuários online foi de 197 em Qui 08 Abr 2021, 7:37 pm
Parceiros



50




50








50




50



50

Yeshua revelou os princípios contidos na Lei ?

+2
Pereira
Patrick
6 participantes

Ir para baixo

Yeshua revelou os princípios contidos na Lei ? Empty Yeshua revelou os princípios contidos na Lei ?

Mensagem por Patrick Qui 25 Nov 2010, 4:36 pm


YESHUA REVELOU OS PRINCÍPIOS CONTIDOS NA LEI
 


Yeshua não veio anular a lei, mas cumpri-la e revelar os princípios contidos nos preceitos. Ele veio nos salvar pela graça, suprindo isto através do seu sacrifício no madeiro. No momento em que somos salvos, a Torah (lei), ou seja, a instrução de D’us, é implantada em nosso coração e passa a ser um referencial, acerca do que é certo e do que está errado. Isto é operado pelo espírito de D’us que passa a habitar naquele que aceitou o testemunho de Yeshua, e se tornou um filho da luz. Certa vez, Yeshua disse: “Não pensem que vim abolir a Torah (Lei) ou os profetas. Não vim abolir, mas completar (tornar plena). Amém! Porque digo a vocês: até que o céu e a terra passem, um “yod” (menor letra hebraica) ou apenas um “traço” (pequenas linhas que formam as letras hebraicas), não passarão (não serão tirados) da lei, até que tudo venha a existência (sem cumpra). Conseqüentemente, quem declarar ilegal (destruir) apenas um dos menores mandamentos (mitzvot), e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no Reino dos Céus, mas quem observar (fazer) e ensinar será chamado grande no Reino dos Céus” (Mateus 5:17-19 – tradução literal). O Mashiach não veio anular a Torah, e enquanto houver o céu e a terra, nem a menor letra será abolida, como está escrito. A graça e a lei interagem e são na verdade inseparáveis. A lei nos revela que somos pecadores, a graça, por sua vez, nos concede a redenção, mas isto se houver genuíno arrependimento no nosso coração. A graça nos coloca no caminho do Eterno e a lei nos ensina como devemos andar na Sua presença. A Torah nos ensina aquilo que agrada a D’us e aquilo que é abominável aos Seus olhos. Na verdade, estamos lidando com leis espirituais que regem a relação do homem com D’us, com o próximo, com ele mesmo, com os animais, com os seres espirituais e com a terra e tudo que nela há. 

Quando falamos de lei, obviamente não estamos falando de legalismo, que é uma maneira errada de lidar com a Torah. Na verdade, só com a presença do espírito de D’us, uma pessoa pode seguir a Torah da maneira correta, tendo como referencial o amor e a justiça do Eterno. Yeshua não foi contra a lei mas contra a maneira legalista de encarar a Torah. A palavra de D’us diz que a “letra mata, mas o Espírito vivifica” (2 Coríntios 3:6). Mas, por outro lado, não devemos desprezar a lei, pois na B’rit Chadashá há uma grave advertência acerca disto. O texto diz: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade” (Mateus 7:21-23). Neste texto Yeshua não está falando de pessoas desviadas ou alheias a vida de D’us, pois nestes casos não poderiam exercer o poder de D’us. São pessoas que embora experimentaram a salvação e a unção do Espírito do Eterno, desprezaram os princípio de D’us e se deixaram voluntariamente levar por uma vida desregrada. A palavra iniqüidade no texto (anomos) tem origem do termo grego, “anomia”, que significa literalmente o ato de descumprir e violar a lei, ou a atitude de desprezo pelas leis do Eterno, já que lei em grego é “nomos”.

A Torah e os demais escritos da Bíblia são maravilhosos, mas a chave para entendê-los só pode ser revelada pelo Eterno, e isto ocorre pela operação do Seu espírito em nós. O termo: “Torah”, que normalmente é traduzido como “Lei” ou “Lei de Moisés”, significa literalmente “Instrução”, “ensino”. Na verdade a Torah, através dos cinco primeiros livros da Bíblia, revela a instrução dada por D’us de como devemos conduzir nossas vidas. Isto foi concedido primeiro ao povo de Israel, que se tornou depositário da Torah, e após a vinda do Mashiach se estendeu a todas as nações, que são representadas pelas pessoas que foram salvas e enxertadas na oliveira. A oliveira é Israel, no sentido da cultura espiritual concedida pelo Eterno, ou seja, os preceitos, os princípios, as bênçãos, as promessas e profecias que foram edificadas desde o tempo de Abraão. Os preceitos contidos na Torah, na verdade revelam princípios espirituais e eternos. O apóstolo Paulo disse certa vez: “De modo que a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom...Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado” (Romanos 7:12 e 14). Assim como existem leis naturais, também existem leis espirituais, e é disso que a Torah trata através dos preceitos que na verdade revelam princípios. Logo, quando estes princípios são quebrados, danos ocorrem na vida do transgressor, além de que a pessoa fica vulnerável aos ataques dos espíritos malignos. Costuma-se chamar isto de “brechas”, ou seja, fendas na nossa proteção, por estarmos fora da posição correta, fazendo aquilo que não agrada a D’us. Por outro lado, quando obedecemos a estes preceitos, estamos cumprindo princípios eternos, que inevitavelmente atrairão bênçãos sobre as nossas vidas. Em outras palavras, se quebrarmos leis naturais, como por exemplo à lei da gravidade, e nos precipitarmos de um lugar muito alto, isto nos causará danos e o mesmo acontece quanto às leis espirituais. Se a obediência atrai a bênção, a desobediência por sua vez atrai a maldição, como diz a palavra de D’us: “Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição; A benção, quando cumprirdes os mandamentos do Eterno vosso D’us, que hoje vos mando; Porém a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do Eterno vosso D’us...” (Deuteronômio 11:26-28b). É uma lei de semeadura, como lemos na B’rit Chadashá: “Não erreis: D’us não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6:7).

Na B’rit Chadashá, entendemos que o sacrifício do Mashiach substituiu o sacrifício dos animais, aperfeiçoando-os, embora o princípio era o mesmo, ou seja, a necessidade de se derramar o sangue para expiação dos pecados. Yeshua na verdade fez um sacrifício perfeito, a fim de que o sangue derramado pelo corpo que Ele usou na terra, servisse permanentemente de expiação para todos aqueles que dele se aproximam, com um coração sincero e verdadeiramente arrependido. As suas primeiras palavras para o povo de Israel foram: “Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos Céus” (Mateus 4:17). Mas tudo aquilo que não foi substituído, continua em vigor e é esperado que aqueles que tiveram uma genuína experiência de salvação e aceitaram o testemunho do Messias, sejam os primeiros a honrar e a guardar os mandamentos de D’us com todo o seu coração. Por isto o apóstolo João disse: “Aquele que diz: Eu o conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade” (1 João 2:4). Os mandamentos que João estava se referindo são os preceitos da Torah e ele deixou isto claro nos versículos seguintes, dizendo: “Irmãos, não voz escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde o princípio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o princípio ouvistes”. (1 João 2:7). 

Voltando a tratar da relação da graça com a lei, existem duas passagens no livro dos profetas que definem com clareza a interação entre elas. Na verdade, como já foi falado, a Torah só será vivida de maneira plena e correta com a presença do espírito de D’us: “E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o Meu espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis” (Exequiel 36:26,27); “Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e Eu serei o Seu D’us e eles serão o Meu povo” (Jeremias 31:33). Observe que após o recebimento do espírito de D’us, a Torah se torna ainda mais viva, pois é escrita no coração de quem recebe. Podemos dizer que a Torah, o Novo Testamento e o restante dos livros da Bíblia estão em perfeita harmonia e revelam o plano de salvação de D’us para a humanidade.

Yeshua revelou muitos princípios eternos contidos na Torah e trouxe a luz o entendimento correto acerca de algumas questões de difícil entendimento. Como já vimos, a Torah tem como alvo o plano de salvação de D’us para o ser humano e, sendo assim, poderíamos dizer que a Torah aponta para o Mashiach, pois ele é o instrumento do Eterno, para trazer a salvação para Israel e para as nações. Há um versículo mal traduzido na maioria das bíblias, que ao ser traduzido de maneira correta, fala exatamente acerca disto. Em Romanos 10:4, se lê em algumas versões (com exceção da bíblia de Jerusalém): “Porque o fim da lei é HaMashiach para justiça de todo aquele que crê”. A palavra “fim”, neste versículo, foi traduzida do termo grego “telos”, que tem o significado de “finalidade” ou “alvo” neste contexto. Em “1 Pedro: 1:9”, encontramos este mesmo termo, “telos”, numa formação de frase idêntica. O versículo diz: “Alcançando o fim da nossa fé, a salvação das vossas almas”. É obvio que em ambos os casos a tradução não está correta ou pelos menos induz ao erro. Colocar a frase “o fim da lei é HaMashiach”, demonstra uma tentativa de fundamentar uma doutrina equivocada de que o Messias de Israel veio anular a lei. Isto estaria em contradição com um versículo lido neste tópico, onde Yeshua afirma que não veio anular a lei, e que enquanto existir o céu e a terra, nada se omitirá da lei, sem que tudo se cumpra. Na verdade Yeshua não veio anular a lei, da mesma forma que a fé não anula a salvação. O termo “telos” nos versículos citados, tem claramente o sentido de finalidade ou alvo e de modo algum fim, no sentido de anulação ou término. Tendo em mente também que a palavra Torah foi traduzida como lei, mas na verdade significa literalmente instrução, como já falamos, traduziríamos corretamente os versículos citados da seguinte maneira: Em “Romanos 10:4” diríamos: “Portanto a finalidade da Torah é o Messias para justiça de todo aquele que crê”. Em outras palavras, a Torah aponta para o Messias, que por sua vez traz salvação para todo aquele que Nele confia. Quanto ao versículo que está em “1 Pedro 1:9” diríamos: “Alcançando a finalidade da vossa fé, a salvação das vossas almas”. Em outras palavras, a fé aponta para a salvação, que está fundamentada no sacrifício perfeito efetuado pelo Filho de D’us.

Então, se a Torah não foi abolida e não só Yeshua, mas também os apóstolos incentivaram o cumprimento destes preceitos, o que foi que o apóstolo Paulo tanto combateu? Isto trouxe tantos maus entendidos nas teologias formuladas posteriormente, as quais passaram a defender a extinção da lei pela graça. Em primeiro lugar estes maus entendidos começaram a ocorrer já no primeiro século, e isto está expresso nas palavras do apóstolo Pedro, que disse: “Falando disto, como em todas as suas cartas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição” (2 Pedro 3:16). Pedro estava dizendo que existem dois tipos de pessoas que distorcem as palavras de Paulo, as quais são denominadas de: indoutos e inconstantes. A palavra indouto significa uma pessoa que não tem instrução, e neste caso é evidente que Pedro está falando de pessoas que não conhecem a Torah ou a cultura bíblica-judaica e usam as palavras de Paulo sem entendimento, ou tendo um referencial equivocado, como a filosófica grego-romana. O tipo de pessoa inconstante é aquela que não está disposta a se sujeitar a D’us, e formula argumentos para justificar os seus erros ou a não observância daquilo que lhe é difícil e penoso. Se isto já era um problema na igreja do primeiro século, nos últimos dias será a maior fonte de falsas doutrina que resultarão na apostasia, ou seja, no afastamento da sã doutrina e na formulação de teologias permissivas que relativizam praticamente tudo e pregam a completa extinção da lei. Lemos isto no conselho do próprio apóstolo Paulo a Timóteo: “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo coceira nos ouvidos, amontoarão para si doutores (professores, mestres) conforme as suas próprias concupiscências (desejos da carne)” (2 Timóteo 4:3). Em outras palavras, homens hábeis que enganam com astúcia por interesses próprios, ou homens que aparentemente tem boas intenções, mas encobrem até de si mesmos, intenções contaminadas também por interesses próprios, pela vaidade ou por comodismo, e assim, tanto um como o outro, se tornam professores de enganos, falando o que as pessoas querem ouvir, ao invés do que as pessoas precisam ouvir. Nenhum profeta ou servo de D’us foi muito popular, ou permaneceu popular por muito tempo, pois a Palavra Divina embora tenha o propósito de gerar vida espiritual, e proporcione benefícios nesta vida transitória, no começo ativa um processo de transformação que culmina na morte para o ego, a fim de gerar vida e bênção. Este processo de transformação não se constitui em hipótese alguma uma experiência agradável, embora produza a médio ou longo prazo sentimentos de verdadeira e permanente felicidade. 

Respondendo agora a pergunta, o que o apóstolo Paulo combateu e o próprio Messias Yeshua também o fez foi em primeiro lugar à atitude legalista, sem substância espiritual, que na verdade é uma maneira carnal de tentar obedecer aos mandamentos. O legalista está contaminado pelo orgulho e tem a atitude de menosprezar as outras pessoas, por se considerar mais santo do que os outros. O legalista na verdade não tem profundidade espiritual e sua fé está fundamentada apenas em conceitos mentais, na letra da lei e não no espírito da lei. Isto porque não tem uma experiência vívida com o Eterno, e assim valoriza mais o rito do que o sentimento espiritual, a religiosidade mais do que a experiência com D’us, a tradição mais do que a Palavra de D’us. Esta atitude pode ocorrer com qualquer pessoa, mesmo alguém que não acredite na Torah, mas é legalista quanto à doutrina que professa, seja ela qual for. 

O segundo aspecto a ser combatido são as tradições humanas que foram formuladas pelos rabinos, para cercar os mandamentos, ou seja, para ajudarem no cumprimento dos mandamentos, em razão de algumas não terem sido inspiradas pelo Eterno, e acabaram trazendo um excesso de rituais e práticas religiosas. O problema com isto é que se perde o foco da Torah, que é substituída por várias práticas religiosas, que embora tenham a aparência de religiosidade, não causam uma transformação interior profunda, levando inevitavelmente a hipocrisia e a uma rigidez excessiva. Yeshua certa vez disse algo, citando o texto que está no profeta Isaías capítulo 29, versículo13: “Este povo se aproxima de Mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de Mim. Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens” (Mateus 15:Cool. Mas, é bom ressaltar que existem também boas tradições, que estão em concordância com os princípios da Torah, como lemos na B’rit Chadashá: “Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por carta nossa” (2 Tessalonicenses 2:15). 

Por tudo isto, é sumamente importante haver uma restauração na igreja do Messias, acima de tudo para valorizar a palavra de D’us como um todo. A restauração também abre a porta para um tempo de restituição, e muitos conhecimentos que haviam sido tirados da igreja, agora voltam a ser acessíveis, justamente nesta época que antecede a segunda vinda do Messias Yeshua. A Torah é um tesouro que está sendo restituído para a igreja e devemos estudá-la diligentemente, pois tudo o que o Mashiach fez e falou está fundamentado na Torah. Em outras palavras, a Torah é o pano de fundo de todo o ensinamento do Messias. Certa vez ele disse: “Por isso, todo o escriba instruído acerca do Reino dos Céus é semelhante a um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas” (Mateus 13:52). É preciso ter um equilíbrio entre o conhecimento e a manifestação do poder de D’us, para andarmos de maneira segura na presença do Eterno. O Mashiach certa vez disse: “Yeshua, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de D’us” (Mateus 22:29). Vamos voltar as veredas antigas e fazer aquilo que agrada ao Eterno. No livro de Salmos encontramos uma palavra muito encorajadora: “Muita paz tem os que amam Tua Torah, e para eles não há tropeço. (Salmos 119:165)”
Obs.: Aprenda sobre a aplicação dos preceitos, quais são exclusivos para Israel, quais são obrigatórios para a Igreja e quais são universais, aplicáveis a todos e muito mais sobre deste assunto na apostila do nosso seminário: “A Revelação da Torah para a Igreja do Mashiach e a Interação entre Lei e Graça”
Marcos Andrade Abrão
Líder da Congregação Judaico Messiânica: Beit Adonai Shamá (O Eterno está ali!).
Presidente do Ministério Pedras Vivas.
avatar
Patrick
Colunista
Colunista

Mensagens : 41
Pontos : 124
Data de inscrição : 18/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Yeshua revelou os princípios contidos na Lei ? Empty Re: Yeshua revelou os princípios contidos na Lei ?

Mensagem por Pereira Ter 21 Dez 2010, 12:38 pm

Não somente os revelou, bem como, os cumpriu.

Pereira
Pereira

Mensagens : 540
Pontos : 560
Data de inscrição : 21/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Yeshua revelou os princípios contidos na Lei ? Empty Re: Yeshua revelou os princípios contidos na Lei ?

Mensagem por EMBAIXADOR DO REINO Qua 09 Fev 2011, 10:23 am

Pereira

Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição.
Pois em verdade vos digo: passará o céu e a terra, antes que desapareça um jota, um traço da lei.
Aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar assim aos homens, será declarado o menor no Reino dos céus. Mas aquele que os guardar e os ensinar será declarado grande no Reino dos céus.
Digo-vos, pois, se vossa justiça não for maior que a dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos céus.

Na seqüência ele explica tudo que era Dúvida sobre a LEI da época ...!!!

Pra que Ele traria o Pleno entendimento se não precisariam cumprir porque Ele cumpriu ??? Se Ele cumpriu de uma vez por todas porque então trazer o pleno Entendimento da Torah ???
EMBAIXADOR DO REINO
EMBAIXADOR DO REINO
Moderador
Moderador

Mensagens : 330
Pontos : 351
Data de inscrição : 14/12/2010
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

Yeshua revelou os princípios contidos na Lei ? Empty Re: Yeshua revelou os princípios contidos na Lei ?

Mensagem por Pereira Qui 10 Fev 2011, 10:52 pm

Amado Embaixador,

O AMADO DIZ: Se Ele cumpriu de uma vez por todas porque então trazer o pleno Entendimento da Torah ???

Por que somente tendo o Pleno conhecimento entenderemos a extensão da Sua obra redentora que nos libertou.

Nos libertou de querer guardar sábados, como se já não estivéssemos vivendo o sábado eterno, que é o descanso prometido por YAOHUH UL a todos os que estão em YAOHUSHUA.
Nos libertou de citar itens da lei como se ela fosse a nossa direção de vida, e não o RUKHA ULHIM que em nós habita.
Nos libertou de procurar se vestir como yaohudim do primeiro século, pois a verdade de nossa vida está no íntimo, e não do lado de fora.
Nos libertou de querer celebrar Yom Kipur, Festa das Cabanas, Shaná Tová, e outras festas judaicas, porque não fomos chamados para sermos religiosos da religião judaica, mas sim para vivermos em novidade de vida, vida renascida em YAOHUSHUA, onde as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo.
Nos libertou de cogitar ou comentar "eu sou yaohudi" ou "eu sou goy", porque isso se refere ao velho homem que morreu com YAOHUSHUA no madeiro, e não à nova criatura que existe hoje, renascida em YAOHUSHUA para viver em novidade de vida.
Nos libertou de pensar que fomos chamados para sermos seguidores da antiga religião judaica, porque a nova vida em YAOHUSHUA não tem relação com a velha religião judaica, nem para os próprios yaohudim.
Nos libertou de procurar "talit", "shofar", "kipá" e utensílios semelhantes, porque nossa justiça não é proveniente do uso desses utensílios, senão apenas da emunáh (fé) em YAOHUSHUA.

Agora somos livres para dar ouvidos ao RUKHA ULHIM que habita em você, com relação a tudo em sua vida, porque não há melhor Conselheiro.
Agora somos livres para viver na liberdade que YAOHUSHUA nos proporcionou, sempre dentro do amor e da justiça.
Agora somos livres para valorizar e amar todos os seus irmãos em YAOHUSHUA, porque eles são realmente nossa verdadeira e eterna família, e co-participantes do Corpo.
Agora somos livres para tomar decisões e atitudes de emunáh (fé), porque sem emunáh (fé) é impossível agradar a YAOHUH UL.
Agora somos livres para tirar pesos dos ombros de seus irmãos, em vez de colocá-los.
Agora somos livres para ser advogado de seus irmãos, porque assim imitamos a YAOHUSHUA, que é nosso Advogado.
Agora somos livres para externar em profusão sua gratidão e louvor a YAOHUH UL que nos deu o Seu Único Filho para que nos tornássemos livres, justos e plenos de vida.


Yaohucaf (Tg)225Aquele, porém, que presta uma atenção cuidadosa à lei perfeita de YÁOHU UL, que nos torna livres, não sendo ouvinte que facilmente esquece, mas que cumpre o que ela lhe diz, esse tal terá a bênção de YÁOHU UL em tudo.

Yaohucaf (Tg)2:10E o fato é que se alguém pretende cumprir cada mandamento da lei, e depois vier a tropeçar, desobedecendo a um só desses mandamentos, torna-se culpado em relação a toda a lei. 11Porque o mesmo YÁOHU UL que disse: "Não cometerás adultério", também disse: "Não matarás". Portanto, se realmente não cometeres adultério, mas se matares, és culpado perante a lei. 12Que as vossas palavras e os vossos atos sejam os de quem será julgado pela lei da liberdade.
Pereira
Pereira

Mensagens : 540
Pontos : 560
Data de inscrição : 21/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Yeshua revelou os princípios contidos na Lei ? Empty Re: Yeshua revelou os princípios contidos na Lei ?

Mensagem por EMBAIXADOR DO REINO Qui 17 Fev 2011, 12:57 pm

A Palavra No grego é Plerosai = Trazer Pleno entendimento Encher até transbordar não posso ser dogmático mais sim verdadeiro Espero que entenda Teologia é feita da Verdade Não de conceitos Humanos ....

Pereira Porque Paulo ainda Guardava a Lei Já Cumprida ??? Ananias Também sabia veja os textos abaixo Irmão...

Toma-os contigo, faze com eles os ritos da purificação e paga por eles {a oferta obrigatória} para que rapem a cabeça. Então todos saberão que é falso quanto de ti ouviram, mas que também tu guardas a lei. Atos 21:24

[color=darkred]Um certo Ananias, homem piedoso e observador da lei, muito bem conceituado entre todos os judeus daquela cidade, Atos 22:12 [/color]

Shalom ... Porque a semente da Serpente foi fazer guerra aos que Guardavam os Mandamentos de D'us e O testemunho de Yeshua ??? não só os que tinham o testemunho de Yeshua ???
EMBAIXADOR DO REINO
EMBAIXADOR DO REINO
Moderador
Moderador

Mensagens : 330
Pontos : 351
Data de inscrição : 14/12/2010
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

Yeshua revelou os princípios contidos na Lei ? Empty Re: Yeshua revelou os princípios contidos na Lei ?

Mensagem por Pereira Sex 18 Fev 2011, 11:11 am

Amado Embaixador,

O AMADO DIZ: Porque Paulo ainda Guardava a Lei Já Cumprida ???

Por que ele mesmo diz que se fazia de fraco para com os fracos.

O AMADO DIZ: Porque a semente da Serpente foi fazer guerra aos que Guardavam os Mandamentos de D'us e O testemunho de Yeshua ??? não só os que tinham o testemunho de Yeshua ???


Por que na Grande Tribulação são exatamente esses que ficarão na Sua Vinda. São esses Yaohudim que procuram de todas as formas viver sob o julgo do primeiro e velho concerto..

Dizendo: Novo Concerto, envelheceu o primeiro. Ora, o que foi tornado velho e se envelhece, perto está de acabar. (Hb. 8:6-13)
Pereira
Pereira

Mensagens : 540
Pontos : 560
Data de inscrição : 21/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Yeshua revelou os princípios contidos na Lei ? Empty Re: Yeshua revelou os princípios contidos na Lei ?

Mensagem por Diego Yo'ets Sex 18 Fev 2011, 3:18 pm


Por que ele mesmo diz que se fazia de fraco para com os fracos.

E de mentiroso tbm não é?

Dizendo: Novo Concerto, envelheceu o primeiro. Ora, o que foi tornado velho e se envelhece, perto está de acabar. (Hb. 8:6-13)

E o que tem haver alianças com Torah ?? A Torah invalida alguma das Alianças?
Diego Yo'ets
Diego Yo'ets
Administrador
Administrador

Mensagens : 594
Pontos : 843
Data de inscrição : 08/11/2010
Idade : 41
Localização : Fortaleza-Ce

https://adonayechad.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Yeshua revelou os princípios contidos na Lei ? Empty Re: Yeshua revelou os princípios contidos na Lei ?

Mensagem por Pereira Sex 18 Fev 2011, 3:31 pm

Amado Diego,

O AMADO DIZ: E de mentiroso tbm não é?

Foi justamente com este entendimetno distorcido dos ensinos de Shaul que os antigos judaizantes e alguns da atualidade o rejeitaram e perseguiram. Até mesmo Kafos, de inicio ao entendia seus ensinos.
Pereira
Pereira

Mensagens : 540
Pontos : 560
Data de inscrição : 21/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Yeshua revelou os princípios contidos na Lei ? Empty Re: Yeshua revelou os princípios contidos na Lei ?

Mensagem por Marcos Grano Sáb 19 Fev 2011, 3:55 pm

Pereira citou:
Dizendo: Novo Concerto, envelheceu o primeiro. Ora, o que foi tornado velho e se envelhece, perto está de acabar. (Hb. 8:6-13)

Caríssimo Pereira, envelheceu o que? O que era o primeiro? O que foi ficando velho? O que estava perto de acabar?

Por favor, responda estas perguntas pois é uma ótima oportunidade de fazermos a ligação deste versículo.
Shalom!
Marcos Grano
Marcos Grano
Moderador
Moderador

Mensagens : 148
Pontos : 158
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 66

Ir para o topo Ir para baixo

Yeshua revelou os princípios contidos na Lei ? Empty Re: Yeshua revelou os princípios contidos na Lei ?

Mensagem por Pereira Sáb 19 Fev 2011, 4:02 pm

Amado Marcos,

As Escrituras falam acerca de dois Concertos - Um melhor do que o outro, e o segundo diferente do primeiro.

YermYaohu 31: 31-34 Eis que os dias vêm, diz YAOHU, em que farei um pacto novo com a casa de Yaoshorul e com a casa de Yaohudáh, não conforme o pacto que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito, esse meu pacto que eles invalidaram, apesar de eu os haver desposado, diz YAOHU. Mas este é o pacto que farei com a casa de Yaoshorul depois daqueles dias, diz YAOHU: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu ULHIM e eles serão o meu povo. E não ensinarão mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei a YAOHU; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior, diz YAOHU; pois lhes perdoarei a sua iniqüidade, e não me lembrarei mais dos seus pecados.


Mehushua foi o mediador do primeiro Concerto que foi estabelecido no monte Sinal.

- Foi feito com os filhos de Yaoshorul.
- Foi selado com sangue de animais sacrificados.
- Era condicional da parte do homem em obediência aos mandamentos.

Mas o tempo chegou, quando um Novo Pacto tinha de ser introduzida e estabelecido um Novo Concerto. O profeta Yermyaohu foi um daqueles que o anunciou.

Isto é claro: Um Novo Concerto tinha de ser feito com o povo de Yaoshorul, um Concerto que seria melhor e substituiria o velho.

Façamos uma comparação do capítulo três da Segunda carta de Shaul aos Corintos com o Antigo Concerto:

O PRIMEIRO CONCERTO.

1- Velho - Ex 34.27,28
2- Mediador - Moisés 2Co 3.7; 13.15
3- Gravado em pedras - 2Co 3.7
4- Escrito em tinta - 2Co 3.3
5- Veio em hodáyao - 2Co 3.7
6- Ministério de condenação - 2Co 3.9
7- Um jugo de servidão - GL 5.1
8- Acaba com morte - 2Co 3.3,6,7
9- Era transitório - 2Co 3.7,11

O SEGUNDO CONCERTO

1- Novo - Jr 31.31-34
2- Mediador - YAOHUSHUA - 2Co 3.3,4,14; Hb 8.6,9,15
3- Escrito no coração - 2Co 3.2,3
4- Escrito com o Rukha hol Hodshua 2Co 3.3
5- Tem excelente hodáyao - 2Co 3.10
6- Ministério de justiça - At 13.38,39
7- Traz liberdade - 2Co 3.17
8- Vivifica - 2Co 3.6
9- É permanente - 2Co 3.11


YAOHU UL providenciou uma provisão para os que eram no primeiro Concerto; o sacrifício, segundo a Lei levítica. YAOHU UL também estabeleceu uma provisão para os que erram no segundo Concerto. Esta provisão está em YAOHUSHUA hol-MEHUSHKHAY, o justo, que derramou o seu sangue para propiciação pelos nossos pecados e pelos de todo o mundo. Tornando-nos culpados de desobediência contra algum dos seus mandamentos, encontramos perdão de ULHIM em o Nome de YAOHUSHUA, se confessarmos nossos pecados.
Pereira
Pereira

Mensagens : 540
Pontos : 560
Data de inscrição : 21/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Yeshua revelou os princípios contidos na Lei ? Empty Re: Yeshua revelou os princípios contidos na Lei ?

Mensagem por Marcos Grano Sáb 19 Fev 2011, 4:13 pm

Por favor, explique somente o versículo que postastes, não invoque outros versículos.
Pereira citou:
Dizendo: Novo Concerto, envelheceu o primeiro. Ora, o que foi tornado velho e se envelhece, perto está de acabar. (Hb. 8:6-13)


Caríssimo Pereira, envelheceu o que? O que era o primeiro? O que foi ficando velho? O que estava perto de acabar?

Por favor, responda estas perguntas pois é uma ótima oportunidade de fazermos a ligação deste versículo.
Shalom
Marcos Grano
Marcos Grano
Moderador
Moderador

Mensagens : 148
Pontos : 158
Data de inscrição : 16/02/2011
Idade : 66

Ir para o topo Ir para baixo

Yeshua revelou os princípios contidos na Lei ? Empty Re: Yeshua revelou os princípios contidos na Lei ?

Mensagem por Pereira Sáb 19 Fev 2011, 4:47 pm

Amado Marcos,

Gostaria muito de ouvi-lo.

Que parte o amado não entendeu de nossa mensagem?

Qual a ligação que o amado faz deste versículo?

Pereira
Pereira

Mensagens : 540
Pontos : 560
Data de inscrição : 21/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Yeshua revelou os princípios contidos na Lei ? Empty Re: Yeshua revelou os princípios contidos na Lei ?

Mensagem por EMBAIXADOR DO REINO Seg 14 Mar 2011, 4:11 pm

Pereira

Você é um Irmão especial mais tem horas que cai em pequenas cosias infantilidades Pois Aliança seja Primeira ou nova Aliança é firmada Sobre a TORAH pois o que Muda é a Relação com a TORAH espiritual como diz PAULO ...

e a Palavra Cumprir = Plerosai = Completar Encher até transbordar .... Onde isso significa que isso que se tornou Pleno terminou .... ???

Se a TORAH Foi abolida Então a Igreja Inicial também FOI ... junto com PAULO e o resto todo ...

Atos 7:37-38 ... a Igreja foi fundada no SINAI .... no dia da Congregação ou Igreja como na versão SBB ...

Shalom
EMBAIXADOR DO REINO
EMBAIXADOR DO REINO
Moderador
Moderador

Mensagens : 330
Pontos : 351
Data de inscrição : 14/12/2010
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

Yeshua revelou os princípios contidos na Lei ? Empty Re: Yeshua revelou os princípios contidos na Lei ?

Mensagem por Diego Anael Sáb 21 Abr 2012, 4:16 pm

Pereira escreveu:Amado Embaixador,

O AMADO DIZ: Porque Paulo ainda Guardava a Lei Já Cumprida ???

Por que ele mesmo diz que se fazia de fraco para com os fracos.

O AMADO DIZ: Porque a semente da Serpente foi fazer guerra aos que Guardavam os Mandamentos de D'us e O testemunho de Yeshua ??? não só os que tinham o testemunho de Yeshua ???


Por que na Grande Tribulação são exatamente esses que ficarão na Sua Vinda. São esses Yaohudim que procuram de todas as formas viver sob o julgo do primeiro e velho concerto..

Dizendo: Novo Concerto, envelheceu o primeiro. Ora, o que foi tornado velho e se envelhece, perto está de acabar. (Hb. 8:6-13)



O problema inicial notado, é o da idéia que a Torah como um todo foi abolida por Yeshua no Madeiro, por ser a Torah envelhecida e imperfeita e carnal.

Constatamos somente nesta argumentação dois erros que não levam o contexto bíblico em consideração, primeiro é o de se não ler e entender as palavras de Yeshua principalmente em Mateus 5:17-20 e contexto, pois nesta passagem vemos que Yeshua não veio abolir a Torah e os Profetas mas veio para cumpri-los, e este termo cumprir vem do grego
πληρῶσαι “plērōsai”, que não quer dizer cumprir no sentido de finalizar pois senão entraria em conflito com o termo abolir que teria o sentido de tirar fora ou acabar, sendo assim senão é finalizar no sentido de abolir para não contradizer a própria construção gramatical e lógica da frase então temos as seguintes opção que cabem ao vocábulo “plērōsai”, como por exemplo completar, preencher, plenificar, trazer plenitude, aperfeiçoar. A raiz desta palavra aparece em outras 86 ocasiões no “Novo Testamento” em grego com os sentidos sempre no mesmo escopo ao desta passagem e nunca como finalizar.
Conclui-se portanto que Yeshua veio completar o entendimento da Torah e dos Profetas cumprindo o que era profetizado a seu respeito e plenificando o entendimento que era superficial e apenas externo na interpretação da Torah, tanto que vemos isso nos versos posteriores de Mateus 5, por exemplo no verso 21-22 ao ser ter como assassino aquele que não apenas mata o seu próximo fisicamente mas sim todo aquele que, se encoleriza, se ira, guarda rancor e humilha o seu próximo, vemos aqui que o nível moral requerido dos que nascem de novo pelo poder Regenerativo de D-us manifesto através da Ruach HaKodesh, é muito maior do que era requerido antes, no primeiro pacto, no Sinai. Confirmamos este entendimento também com a frase de Yeshua no verso 20, no qual ele diz aos seus seguidores que eles teriam que excederem, ir além da pratica superficial e material da Torah apregoada e vivida pelos escribas e fariseus, excedendo a justiça deles e entendendo por meio da “plērōsai” plenificação da Torah e dos Profetas trazida por Yeshua, como que o nascido de novo tem que agir e direcionar a sua conduta em sua nova posição diante de D-us, agora não mais como apenas criaturas mas sim agora como filhos.

O segundo ponto de má interpretação de Hebreus 9 é o de ter a Torah como envelhecida e imperfeita e carnal, e isso acontece principalmente por epígrafes tendenciosas e não inspiradas que Intitulam as passagem Bíblicas de forma errônea.

Primeiro lendo o que Shaul (Paulo) falou da Torah em Romanos 7:14 vemos que a Torah não é carnal e sim espiritual dada por D-us por intermédio de anjos (At. 7:53 e Gl. 3:19), vemos também que quem é carnal é o homem não regenerado que se encontra escravizado pelo seu marido o pecado com quem casou no momento que pecou conforme contexto de Romanos 7 todo, vemos que por ter casado com o pecado o homem, mais precisamente Israel no contexto de Hebreu 8:11 é que quebrou o concerto, a aliança (mal traduzido por testamento), feita com D-us, aqui está a imperfeição da aliança, vemos que o problema não é com a aliança em si mas sim com um dos pactuantes que quebraram o pacto e a aliança, sendo assim por causa da imperfeição de um dos pactuantes a própria função da aliança em aperfeiçoar o homem por meio do entendimento do que é a vontade de D-us, expressa na Torah também se tornou inoperante, e esta aparente imperfeição da aliança que se aperfeiçoou em Yeshua, foi a capacidade de o pacto de derramamento de sangue ser capaz agora de aperfeiçoar a consciência do ofertante, pois ao se utilizar do sangue de Yeshua que está fresco e não seco, mediante a fé que o pecador se achegar ao Senhor e pode renascer em novidade de vida, partindo do zero, recebendo a nova aliança profetizada por Jeremias 31:31-34, que é relembrada em Hebreus 8:8-13, vemos que mesmo estabelecendo uma nova aliança na CASA DE ISRAEL e de JUDÁ o Senhor não aboli, acaba ou menospreza a Torah, pois ela apenas muda de lugar, saindo das pedras que representam o coração não aperfeiçoado de um dos pactuantes da primeira aliança, a saber Israel, conforme
Ezequiel 36, colocando a Torah agora nos corações de carne conforme Ezequiel 36:26 e no entendimento dos que se utilizam mediante a fé do Sangue da nova aliança corforme Mt. 26:28, que a saber é o sangue não de touros e bezerros que não podem aperfeiçoar apenas purificar exteriormente, mas sim o sangue do cordeiro que tira o pecado do mundo, daquele que sem pecados eternamente (Hb. 7:22-26) pode ser responsável pela nova aliança que agora aperfeiçoa o ofertante.
Vemos então que o que foi aperfeiçoado e não abolido, revogado, menosprezado foi a maneira de como se fazia a purificação do individuo da primeira aliança.
Sendo que tal procedimento era feito por intermédio de um sacerdócio que por ser oficiado por homem, que sendo pecador teria que sempre que oferecer primeiro o sacrifício por si e depois pelos outros, e também por ser mortal tal homem oficiante, teria ele que sempre ser substituído(Hb. 7:23, 27).
Houve também o aperfeiçoamento do sangue que deveria ser derramado que não mais é o de touros, bezerros, novilhas vermelhas e outros mas sim de uma só vez com efeito eterno (Hb. 9:26-28) foi vertido o sangue do cordeiro imaculado Yeshua, para aperfeiçoamento dos que o esperam (verso 28).

Diego Anael
Diego Anael

Mensagens : 1
Pontos : 1
Data de inscrição : 21/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Yeshua revelou os princípios contidos na Lei ? Empty Re: Yeshua revelou os princípios contidos na Lei ?

Mensagem por EMBAIXADOR DO REINO Qui 26 Jul 2012, 7:48 pm

Diego Anael

Sua Postagem foi muito bem embasada Gostaria de Dizer que até os opositores foram Calados pelo Conhecimento da Verdade através da Sabedoria contida em seus palavras ...

Shalom Chaver s ...
EMBAIXADOR DO REINO
EMBAIXADOR DO REINO
Moderador
Moderador

Mensagens : 330
Pontos : 351
Data de inscrição : 14/12/2010
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

Yeshua revelou os princípios contidos na Lei ? Empty Re: Yeshua revelou os princípios contidos na Lei ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos